FAZENDA ATIBAIA: ENTRE DOIS PERÍODOS SIGNIFICATIVOS E A ARQUITETURA AUTÊNTICA, QUAL JUÍZO DE VALOR?

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
FAZENDA ATIBAIA: ENTRE DOIS PERÍODOS SIGNIFICATIVOS E A ARQUITETURA AUTÊNTICA, QUAL JUÍZO DE VALOR?
Autores
  • Ana Aparecida Villanueva Rodrigues
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/148317-fazenda-atibaia--entre-dois-periodos-significativos-e-a-arquitetura-autentica-qual-juizo-de-valor
ISBN
Palavras-Chave
Engenho de Açúcar e Fazenda de Café do Oeste Paulista, Técnicas Construtivas dos séculos XVIII e XIX, Autenticidade dos Monumentos Arquitetônicos.
Resumo
A partir da metade do século XIX, o oeste paulista transformou sua economia baseada na produção do açúcar para a do café. Segundo Carlos Lemos, a influência mineira se fez presente na arquitetura cafeeira de Campinas devido à migração de Minas Gerais já no final do século XVIII. Neste contexto encontra-se o complexo da fazenda Atibaia, no distrito de Sousas, em Campinas, como sendo um dos melhores exemplares deste período. A fazenda Atibaia fazia parte de um latifúndio, que no início do século XIX, foi comprado pelo Brigadeiro Luis Antônio de Sousa. Inicialmente a fazenda produzia açúcar e posteriormente café, acrescentando construções e modificando seu conjunto arquitetônico. Nos edifícios atuais pode-se encontrar a casa-grande com duas fases distintas aparentes, principalmente no seu sistema construtivo, ou seja, a taipa-de-pilão e a pedra no período do açúcar e os tijolos no do café, mas também em outros elementos da casa como balaústres, telhado, esquadrias, colunas e pilares, etc. Além da casa-grande, o conjunto arquitetônico é composto por um engenho de açúcar e uma tulha de café, além de uma vasta senzala e casa de colonos, o que demonstra também estas duas fases produtivas. O restauro da casa-grande foi realizado para moradia dos atuais proprietários, entre os anos de 2003 a 2010, por esta autora. Este projeto buscou a preservação dos dois períodos históricos, demonstrando claramente a diferença entre ambos, destacando os elementos de influência mineira no primeiro período e as modernizações “classicistas” no segundo, assim como as diversas técnicas construtivas. Na adaptação da casa-grande ao uso residencial contemporâneo foram definidos critérios de intervenção, que levaram em consideração vários aspectos teóricos preconizados na Carta de Veneza e na Carta de Nara, afim de possibilitar a valoração do bem arquitetônico. Entre estes aspectos teóricos pode-se citar algumas reflexões: A análise dos elementos arquitetônicos autênticos ainda existentes e a sua manutenção; a possibilidade de hierarquização de valor destes dois períodos; a definição de elementos que poderiam ser modificados ou não; a inserção de novos elementos distinguíveis para integridade do bem, porém, de forma harmônica ao conjunto, entre outras análises. O conjunto arquitetônico da Fazenda Atibaia é único em relação as outras fazendas da região de Campinas, e o seu conhecimento teórico aliado ao processo de restauro constituem uma importante discussão sobre a autenticidade em monumentos históricos, em contraposição (ou não) a sua integridade e a relação com a contemporaneidade.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Ana Aparecida Villanueva. FAZENDA ATIBAIA: ENTRE DOIS PERÍODOS SIGNIFICATIVOS E A ARQUITETURA AUTÊNTICA, QUAL JUÍZO DE VALOR?.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/148317-FAZENDA-ATIBAIA--ENTRE-DOIS-PERIODOS-SIGNIFICATIVOS-E-A-ARQUITETURA-AUTENTICA-QUAL-JUIZO-DE-VALOR. Acesso em: 23/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes