O ESPANHOL MEXICANO COMO OBJETO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL POR MEIO DOS GÊNEROS DE ENTRETENIMENTO-TELENOVELA-FILME-SÉRIE(TFS)

Publicado em 03/06/2022 - ISBN: 978-65-5941-687-5

Título do Trabalho
O ESPANHOL MEXICANO COMO OBJETO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL POR MEIO DOS GÊNEROS DE ENTRETENIMENTO-TELENOVELA-FILME-SÉRIE(TFS)
Autores
  • Karla karolina Azevedo da Conceição
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
05 - Ensino-aprendizagem de línguas materna, segunda e estrangeira
Data de Publicação
03/06/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iisilicti/473551-o-espanhol-mexicano-como-objeto-de-ensino--uma-investigacao-linguistica-e-cultural-por-meio-dos-generos-de-entret
ISBN
978-65-5941-687-5
Palavras-Chave
Espanhol, Ensino-aprendizagem, Gênero de entretenimento
Resumo
Este texto foi elaborado a partir do trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Letras Língua Espanhola da Universidade Federal do Pará. Apresentou-se uma aplicação de sequência didática digital (SDD) para alunos do Ensino Médio de Belém e Ananindeua, com variadas temáticas culturais (expressões, vestimentas, festas, tradições) e com uma temática linguística (o uso do pretérito perfeito). A motivação para elaboração desta pesquisa esteve relacionada com as novas formas de aprender e ensinar a língua espanhola como língua estrangeira (ELE), como o uso de mídia de entretenimento, novelas, filmes e séries, disponíveis em plataformas de transmissão como: Netflix, Disney Mais, Youtube. Elegeu-se a temática sobre cultura e linguística porque, conforme Fuchs y Torres (2012), a língua é a identidade de um povo e faz parte da sua construção cultural. Objetivou-se, de forma geral, aplicar uma sequência didática sobre o gênero de entretenimento e de forma especifica verificar se esse método auxilia no processo de ensino-aprendizagem do espanhol, demonstrar se as mídias mexicanas podem auxiliar na aprendizagem linguística e relacionar a cultura com aprendizagem do espanhol. Essa temática torna-se pertinente aos dias de hoje, porque o processo de aprendizagem está mais moderno e tecnológico. A metodologia do trabalho está alicerçada em Severino (2013), dessa forma caracteriza-se um pesquisa bibliográfica-qualitativa de cunho aplicada. O público alvo, como citado anteriormente, foram alunos do Ensino Médio escolhidos por idade de 15-17 anos. Os resultados, demonstraram, primeiramente, que o gênero de entretenimento por não ser relacionado as formas tradicionais, alcança resultados positivos, desde que seja trabalhado em etapas detalhadas. Segundo resultado demosntrou que ao eleger o México como objeto para ensino de espanhol trouxe para os alunos uma visão diferenciada de cultura e língua de um país que já conhecem por meio da televisão.
Título do Evento
II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CONCEIÇÃO, Karla karolina Azevedo da. O ESPANHOL MEXICANO COMO OBJETO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL POR MEIO DOS GÊNEROS DE ENTRETENIMENTO-TELENOVELA-FILME-SÉRIE(TFS).. In: Anais do Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão. Anais...Castanhal(PA) IFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iisilicti/473551-O-ESPANHOL-MEXICANO-COMO-OBJETO-DE-ENSINO--UMA-INVESTIGACAO-LINGUISTICA-E-CULTURAL-POR-MEIO-DOS-GENEROS-DE-ENTRET. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes