DESAFIOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 23/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-490-1

Título do Trabalho
DESAFIOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Diagna Meneghetti Fronza
  • Bárbara Karollyne
  • Cristiane Soto Machado
Modalidade
E-pôster
Área temática
Foco: Assistência em Saúde
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/inovacaoetecnologias/396965-desafios-da-avaliacao-neuropsicologica-em-criancas-com-deficiencia--relato-de-experiencia
ISBN
978-65-5941-490-1
Palavras-Chave
Neuropsicologia, Crianças com Deficiência, Testes Psicológicos
Resumo
Número do protocolo de aprovação no CEP: Não se aplica Introdução: A avaliação neuropsicológica é um procedimento de investigação que tem como objetivo examinar funções cognitivas (e.g., inteligência, atenção, memória) e auxiliar no processo diagnóstico de disfunções psicológicas e neurológicas, além de orientar a reabilitação1,2. Trata-se de um exame realizado por meio de anamnese com paciente e familiares, observação do comportamento e aplicação de testes neuropsicológicos e atividades informais3. Os testes neuropsicológicos são instrumentos padronizados e validados, de uso exclusivo de profissionais da psicologia; são compostos por atividades diversas, e além de habilidades cognitivas podem requerer habilidades motoras, visuais e/ou auditivas para sua execução. Nesse contexto, o presente relato tem como objetivo descrever a experiência de avaliação neuropsicológica em crianças com deficiência. Método: Trata-se de estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. Foi realizada síntese descritiva das sessões de avaliação neuropsicológica de crianças com deficiência em um Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação, de março a julho de 2021. Com cada criança, os atendimentos ocorreram semanalmente, totalizando de 6 a 8 sessões de 40 minutos. Resultados e discussão: Entre março e julho de 2021, foram realizadas avaliações neuropsicológicas de cerca de 30 crianças com deficiência motora, visual, auditiva e/ou intelectual. Foi possível experienciar que cada tipo de deficiência oferece diferentes possibilidades e desafios na avaliação de criança. Contudo, no decorrer da experiência surgiu o desafio de que os testes neuropsicológicos podem ser comumente construídos para pessoas sem deficiência ou apenas com deficiência intelectual, e a avaliação das crianças com deficiência motora, visual e/ou auditiva sofreu limitações quanto aos instrumentos possíveis de serem utilizados. Observou-se que as crianças com deficiência motora, especialmente em membros superiores, observou-se que alguns materiais oferecem alternativas acessíveis, de forma suficiente para que a avaliação seja realizada. Similarmente, crianças com deficiência auditiva puderam executar testes visuais e não-verbais, mas foi observada lacuna importante na avaliação das habilidades verbais, como compreensão e vocabulário; não foram identificados testes validados em Libras. O maior impacto observado foi na avaliação de crianças cegas, que sofreram maior interferência das limitações dos testes neuropsicológicos, pois são em sua maioria compostos por estímulos visuais. Nesses casos, observou-se a ausência de testes validados em Braille, a avaliação foi composta majoritariamente por atividades informais orais-auditivas. Dessa forma, na avaliação de crianças com deficiência motora, visual e/ou auditiva, faz-se necessário o uso de atividades informais, bem como ênfase na coleta de dados com pais ou responsáveis, na observação do comportamento da criança e no raciocínio clínico apurado. Esse cenário indica a necessidade do desenvolvimento de testes acessíveis, bem como a atualização da formação em psicologia no que diz respeito à avaliação neuropsicológica de pessoas com deficiência4. Conclusão: Essa experiência agregou importantes conhecimentos, competências e reflexões, em especial referente à avaliação de crianças com deficiência, que pode sofrer interferência importante de acordo com o tipo de deficiência apresentada pela criança, visto que os testes neuropsicológicos disponíveis podem apresentar limitações no que diz respeito à sua aplicação e ao público atingido. Nesse sentido, conclui-se a necessidade de inovações voltadas à neuropsicologia no que tange a ampliação de estratégias psicométricas quanto a avaliação de crianças com deficiências. Palavras-chave: Neuropsicologia; Crianças com Deficiência; Testes Psicológicos. Referências: 1 COSTA, D. I.; AZAMBUJA, L. S.; PORTUGUEZ, M. W.; COSTA, J. C. Avaliação neuropsicológica da criança. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, RJ, v. 80, n. 2, p. 111-116, 2004. 2 MANSUR-ALVES, M. Contrastando avaliação psicológica e neuropsicológica: acordos e desacordos. "In": MALLOY-DINIZ, L. F. et al., orgs. Avaliação neuropsicológica. 2a ed. Porto Alegre: Artmed; 2018. 3 HAMDAN, A. C.; PEREIRA, A. P. A. Avaliação neuropsicológica das funções executivas: considerações metodológicas. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, RS, v. 22, n. 3, p. 386-393, 2009. 4 BARRETO, C.; VILAS BÔAS, L. Além do psicodiagnóstico: práticas inclusivas a partir da avaliação psicológica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, PR, v. 7, n. 2, p. 15372-15389, 2021.
Título do Evento
II Jornada Científica Integrativa da Agir
Título dos Anais do Evento
Anais da II Jornada Científica Integrativa da Agir: Inovação e Tecnologias em Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FRONZA, Diagna Meneghetti; KAROLLYNE, Bárbara; MACHADO, Cristiane Soto. DESAFIOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da II Jornada Científica Integrativa da Agir: Inovação e Tecnologias em Saúde. Anais...Goiânia(GO) Ensino Agir, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/inovacaoetecnologias/396965-DESAFIOS-DA-AVALIACAO-NEUROPSICOLOGICA-EM-CRIANCAS-COM-DEFICIENCIA--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 27/04/2025

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