A LEITURA E OS POSICIONAMENTOS IDEOLÓGICOS EM CLUBES DE LEITURA DO/NO INSTAGRAM

Publicado em 13/10/2022 - ISBN: 978-65-5941-851-0

Título do Trabalho
A LEITURA E OS POSICIONAMENTOS IDEOLÓGICOS EM CLUBES DE LEITURA DO/NO INSTAGRAM
Autores
  • Natália de Lima Ferreira Papais
Modalidade
Resumo
Área temática
Discurso, Mídia e Tecnologia
Data de Publicação
13/10/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/isiiad2022/480784-a-leitura-e-os-posicionamentos-ideologicos-em-clubes-de-leitura-dono-instagram
ISBN
978-65-5941-851-0
Palavras-Chave
ideologia, leitura, Instagram, sujeito.
Resumo
Natália de Lima Ferreira Papais Graduanda em Letras- Português Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (UFPE/PIBIC/CNPq) O presente trabalho busca analisar os discursos dos clubes de leitura do/no Instagram e os posicionamentos ideológicos dos seguidores-leitores, especialmente no que diz respeito aos movimentos de identificação dos instagramers-leitores sobre a literatura canônica ou marginal e às novas relações que são construídas com/pela leitura, através da seleção de materialidades do perfil de clube de leitura “Volta ao Mundo em 80 livros”. Para tanto, mobilizamos o conceito de ideologia e de sujeito conforme pensados por Pêcheux (1995), sendo o sujeito aquele indivíduo que é consequência do funcionamento da ideologia sobre si e que, por isso, está localizado dentro de uma determinada formação social. Esse aspecto, por sua vez, é responsável por possibilitar a identificação desse sujeito com algum grupo social ligado aos mesmos fatores espaciais, históricos, geográficos ou culturais que agrupam sujeitos com as mesmas identificações. Visto que tal sensação de pertencimento se transforma em discursos, inclusive no meio digital, como o Instagram, não é possível pensar em um sujeito que esteja separado desse processo, uma vez que, como aponta Wanderley (2020), essa identificação à determinada formação discursiva é imprescindível para que o indivíduo se torne sujeito. Esse aspecto está relacionado diretamente com as condições de produção no e pelo espaço digital que, mesmo com suas peculiaridades, mobiliza também os sujeitos e as ideologias, como forma de conectar e aproximar aqueles que se identificam com uma dada formação discursiva. É pela identificação com esses conteúdos e, consequentemente, pela interpelação ideológica que o público de seguidores começa a crescer. A ideologia comparece, assim, como condição fundamental para as construções de sentido, no momento em que contribui também para os movimentos de interpretação, aspecto essencial para a metodologia da análise do discurso. Dessa forma, com base na análise de alguns recortes, é possível compreender o propósito do clube desde o seu título, uma vez que se propõe a realizar leituras que ultrapassam o eixo Estados Unidos- Europa, indo além de países que recebem mais destaque no mercado editorial e que comumente ficam “esquecidos” por grande parte dos leitores. Além disso, destacamos também como a leitura, ao ser realizada em um clube, acontece de maneira diversa daquela realizada apenas de maneira individual. Ainda que o momento dessa etapa exista, a discussão das impressões da leitura realizada no mês através de um debate,é construída coletivamente. O próprio funcionamento do clube, no que, especialmente, tange à escrita das postagens para o perfil e escolhas dos países e livros e obrigatoriedade de a obra sugerida também ter uma versão digital, é indício de uma ideologia que valoriza acesso democrático e participativo no processo de leitura.
Título do Evento
I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL E INTERNACIONAL EM ANÁLISE DE DISCURSO (SIIAD)
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso (SIIAD)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PAPAIS, Natália de Lima Ferreira. A LEITURA E OS POSICIONAMENTOS IDEOLÓGICOS EM CLUBES DE LEITURA DO/NO INSTAGRAM.. In: Anais do Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso (SIIAD). Anais...Dourados(MS) UFGD/UFMA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ISIIAD2022/480784-A-LEITURA-E-OS-POSICIONAMENTOS-IDEOLOGICOS-EM-CLUBES-DE-LEITURA-DONO-INSTAGRAM. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes