{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

  Prezados Participantes e Leitores,


É com imensa satisfação que nós, integrantes do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn), ambos pertencentes à Universidade Federal Fluminense/RJ, em parceria com o grupo de pesquisa (TeCEADI+): Tecnologias Computacionais no Ensino e Aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação, organizamos os Anais do I Seminário Internacional de Pensamento Computacional para Inclusão, consistindo em um dos produtos do mestrado de Elaine Alves Leite.

Os Anais contemplam trabalhos aprovados pela Comissão Científica do evento, na modalidade de Relato de Experiência e Resumo Expandido. As áreas temáticas abordadas nos trabalhos são: Pensamento Computacional, Design Thinking, Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para Aprendizagem, todas as áreas foram alinhadas para promoção de práticas pedagógicas inclusivas.

O I SIPCI 2022 foi construído sob o olhar das necessidades dos profissionais da educação que estão atuando no “chão da escola”. Necessidades essas que muitas vezes se reduzem ao discurso de não saber fazer, ou melhor, não ter domínio sobre práticas pedagógicas que possam potencializar o trabalho dos docentes com estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). 

A ênfase da proposta dos Anais do evento está no processo de reconhecer os leitores como multiplicadores do conhecimento. A troca de experiências e a divulgação de novos saberes é o que desejamos, pois somente dessa maneira iremos transformar nossa sociedade em prol de práticas pedagógicas cada vez mais inclusivas.

Assim, os Anais do seminário foram construídos por muitas mãos para preparar um conteúdo científico do primeiro evento que reuniu os conceitos do pensamento computacional e a inclusão em prol de práticas educacionais eficazes para serem utilizadas nos ambientes educacionais. Portanto, várias estratégias pedagógicas foram abordadas para potencializar os conhecimentos dos nossos participantes e leitores que desejam se apropriar de conhecimentos inovadores para transformar a sua prática e melhorar o desenvolvimento acadêmico dos alunos.

Desejamos que os trabalhos  contemplados nos Anais proporcionem experiências significativas para impulsionar a aprendizagem dos leitores para o trabalho com estratégias pedagógicas exitosas em prol dos discentes PAEE ou sem deficiência, desse modo, melhorar a realidade educacional de cada participante pelo Brasil a fora.


Boa leitura!







{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Coordenação do I SIPCI 2022

iseminariointernacionalpcpi@gmail.com



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}