RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II

Publicado em 09/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1035-1

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II
Autores
  • Júlia Delai Rossini
  • Izabela branco reis
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Categoria 2: Relato de experiência - aberto para todos os ciclos
Data de Publicação
09/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-academico-de-medicina-da-universidade-positivo-iv-camup-448428/895415-relato-de-experiencia--oficina-de-educacao-em-saude-em-uma-escola-de-ensino-fundamental-ii
ISBN
978-65-272-1035-1
Palavras-Chave
Crianças; Educação em Saúde; Queimaduras; Primeiros Socorros; Ensino Fundamental
Resumo
Autores: Izabela Branco Reis, Júlia Delai Rossini A educação sobre primeiros socorros para crianças prepara-as para lidar com situações de risco, promovendo comportamentos mais seguros. Este relato de experiência descreve um projeto de educação, realizado como parte da disciplina de Educação e Promoção à Saúde da PUCPR, promovido na Escola Municipal Professora Donatila Caron dos Anjos, em Curitiba, com 21 crianças de 8 a 10 anos, entre os dias 28 de março e 18 de abril de 2023. Teve como objetivo instruir os alunos sobre casos de queimaduras, capacitando-as a agir corretamente para minimizar danos, preservar sua segurança pessoal e melhorar os prognósticos. A metodologia foi estruturada com base nas atividades realizadas com os alunos. Houve três encontros distintos: no primeiro encontro, foi feito uma visita inicial para criar proximidade e avaliar seus conhecimentos e quais medidas achavam corretas para lidar com tais situações. Nesse momento, percebemos que muitas crianças tinham concepções errôneas sobre como agir. No segundo encontro, realizamos conversas de cinco minutos com grupos de três alunos cada. Utilizando figuras desenhadas, explicamos as camadas da pele e os diferentes tipos de queimaduras. Além disso, fizemos uma explicação lúdica com imagens de diversas substâncias, como pomada, pasta de dente, água corrente e gelo, enfatizando as intervenções adequadas de acordo com o grau da queimadura, desincentivando o uso de substâncias inadequadas e corrigindo as percepções incorretas. No terceiro e último encontro, criamos 10 perguntas de múltipla escolha e, dessas, selecionamos aleatoriamente 5 para aplicar a cada grupo, avaliando assim o aprendizado dos alunos sobre os ensinamentos do encontro anterior. Os resultados mostraram que todas as 21 crianças da sala atingiram notas acima de 90%(acertaram 4 ou 5 questões), indicando que o método utilizado foi eficaz. As crianças demonstraram muito interesse e uma grande capacidade de aprendizado, retendo até mesmo os conteúdos mais complexos, como a estrutura da pele e nervos, o que refletiu no excelente resultado que obtiveram na avaliação. Conclui-se que esta experiência demonstrou que a intervenção educativa, de uma forma simples e descontraída, promove um aprendizado efetivo, confirmado pelos bons resultados obtidos.
Título do Evento
IV Congresso Acadêmico de Medicina da Universidade Positivo (IV CAMUP)
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso acadêmico de medicina da Universidade Positivo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSSINI, Júlia Delai; REIS, Izabela branco. RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II.. In: Anais do congresso acadêmico de medicina da Universidade Positivo. Anais...Curitiba(PR) UP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-academico-de-medicina-da-universidade-positivo-iv-camup-448428/895415-RELATO-DE-EXPERIENCIA--OFICINA-DE-EDUCACAO-EM-SAUDE-EM-UMA-ESCOLA-DE-ENSINO-FUNDAMENTAL-II. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes