{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O DIÁLOGO COMO AÇÃO PERMANENTE DA REDECT SOBRE POVOS ORIGINÁRIOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

Ana D’Arc Martins de Azevedo

Nelson Russo

APRESENTAÇÃO

Esta coletânea que corresponde ao IV Anais da RedeCt integram produções significativas em torno de mesa redondas, de trabalhos e de rodas de conversas que aconteceram de forma híbrida no IV Congresso Internacional da RedeCt, cujo local presencial se deu na Universidade da Amazônia – UNAMA, por meio dos Programas de Pós Graduação Comunicação, Linguagens e Culturas e Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão – GEPIDI/UNAMA.

São coletâneas que fundamentam e refletem temáticas em contextos de povos originários e comunidades tradicionais na perspectiva crítica, com intuito de fomentar debates e diálogos interdisciplinares convergentes plurais e inclusivas. Evidencia uma interpretação à luz dessas possibilidades, leituras, no sentido de superar atitudes isoladas, seletivas e fragmentadas. Valida um trabalho acadêmico de cunho reflexivo e dialógico.

São reflexões significativas, a partir do exercício de construção do conhecimento científico em conexão e articulação com os saberes locais advindos de realidades múltiplas enriquecidas com histórias, vivências e narrativas pelo pressuposto consolidado de forma crítica.

O IV anais da RedeCt mantém o percurso das produções publicadas em anais anteriores pelo caminho transformador que sempre prima ao apresentar nessas coletâneas, temáticas e linhas numa perspectiva dialógica como estratégia relevante de conscientização e mudança de realidades em campos tradicionais.

Significa também nessa concepção dialógica um marco referencial de aspectos evidentes e presentes nos GTs, ora organizados e fundamentados com os mais variados temas em torno de povos originários e comunidades tradicionais. Nesse sentido, explicita concepções e diretrizes pautadas pela capacidade de conscientização e de diálogo.

Nesse contexto, coletâneas como estas ganham destaque e relevância pelo pressuposto dialógico que sempre esteve presente nas ações da RedeC como compromisso ético, político e emancipatório. É a validação do exercício coletivo constituídos por membros comprometidos e capacitados diante do que produzem e escrevem ao longo de várias versões nos Anais da RedeCt.

Belém, 25 de dezembro de 2023




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Grupo de Estudos em Democracia e Gestão Social – GEDGS(e-mail: gedgsunesp@gmail.com) 


Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais – RedeCT (e-mail: redect.pesquisa@gmail.com)


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}