INTERAÇÃO HOMEM/MÁQUINA PARA ROBÔS DE SERVIÇO

Publicado em 23/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0307-0

Título do Trabalho
INTERAÇÃO HOMEM/MÁQUINA PARA ROBÔS DE SERVIÇO
Autores
  • Giovane Fernandes Moreira
  • Cleia Santos Libarino
Modalidade
SICTI
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
23/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/708480-interacao-homemmaquina-para-robos-de-servico
ISBN
978-65-272-0307-0
Palavras-Chave
Sistema; Homem-máquina; Robótica.
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados do projeto de pesquisa intitulado “Interação Homem/Máquina para robôs de serviço” que teve como principal objetivo implementar meios de integração e comunicação entre os usuários e a cadeira de rodas autônomas. A interação homem-máquina é uma realidade desde o século XVIII, e os seus progressos foram essenciais para os sistemas atuais, cada avanço dessa área melhorou a usabilidade e proporcionou mais conforto, adaptabilidade, intuitividade nos sistemas. Paralelamente, a eletrônica, e a automação também avançaram seus recursos de interface. Essa interação homem-máquina também se faz presente na promoção de qualidade de vida, com a tecnologia atual podemos promover mais acessibilidade, de forma mais específica nesse projeto, o sistema auxilia na utilização de uma cadeira de rodas autônoma, favorecendo a locomoção de pessoas com dificuldades neuromotoras, pois o sistema implementado comunica-se com uma cadeira de rodas autônoma, sendo capaz de ler dados dos sensores, exibir informações da cadeira, controlar os movimentos da cadeira e auxiliar o usuário com o assistente virtual. Para bem construir essa interação, foi revisado o estado da arte, utilizando livros, artigos e conteúdos bibliográficos correlatos, tendo em vista estudos sobre metodologias, padrões, arquiteturas, tecnologias e bibliotecas de desenvolvimento. Para capacitação das tecnologias utilizadas, recorremos a plataformas gratuitas de estudo. A construção desta interface do software fundamentou-se na IHM, o que possibilitou o acesso a informações do sistema de forma intuitiva, bem como a agilidade ao controle de forma rápida, o sistema foi criado de modo responsivo, sendo resiliente e se adequando a resoluções de computadores ou tablets. O código foi versionado pela plataforma GitHub, foi utlizado o Visual Studio Code para desenvolvimento, a escolha pela metodologia ágil proporcionou avanços significativos ao projeto. A comunicação entre tal aplicação e o ambiente de simulação do ROS/Gazebo foi feito com a tecnologia React, dando suporte a futuros escalonamentos, a componentização da tecnologia ofereceu o reaproveitamento de código. Na construção do chatbot utilizou o DialogFlow da Google, proporcionando a utilização do controle da cadeira por voz, trazendo mais comodidade aos usuários do sistema, o chat também esclarece duvidas quanto ao sistema, sendo similar a um assistente virtual. O processo de construção do sistema focou em entregar uma tecnologia que fosse ‘humano-centrada’, onde o intuito foi trazer comodidade com um sistema rápido e intuitivo. Cada componente, cor, posicionamento e acionamento foi baseado em ensinamentos da interface homem-maquina. Com isso, de maneira progressiva e concisa construiu-se um ambiente de interação entre uma cadeira de rodas e o usuário, garantindo autonomia na sua locomoção de forma intuitiva e com usabilidade, sendo estes pontos de interesse nesse projeto de pesquisa. A tecnologia assistiva aqui desenvolvida, trouxe avanços no campo socio/acadêmico, contribuindo para o bem da sociedade e para os estudos em campus de pesquisa.
Título do Evento
IVCPPGI-XXSICTI-IIIJE-IIPIBIEX
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e III Jornada de Extensão do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOREIRA, Giovane Fernandes; LIBARINO, Cleia Santos. INTERAÇÃO HOMEM/MÁQUINA PARA ROBÔS DE SERVIÇO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/708480-INTERACAO-HOMEMMAQUINA-PARA-ROBOS-DE-SERVICO. Acesso em: 15/02/2025

Trabalho

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