{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

A Comissão Organizadora do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU, intitulado “Caminhos da educação nos processos de ensino e aprendizagem: relatos e investigação da realidade escolar” recebeu 530 inscrições de participação. Foram 175 trabalhos apresentados em 15 salas de webconferencia simultâneas. resultantes de relatos de docentes da educação básica, professores pesquisadores do Mestrado Profissional em Educação da Unitau e mais11 universidades do Brasil, 4 Institutos federais, Centros Paula Souza, Faculdades, organizações da sociedade civil e grupos de pesquisa,  trazendo seus projetos vivenciados no contexto escolar, bem como resultados de pesquisas realizadas e em andamento. 

As duas palestras do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO e a mesa redonda do V ENCONTRO DE EGRESSOS estão em playlist da TVUNITAU: Mestrado Profissional em Educação | UNITAU - YouTube

No III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU, a Comissão Organizadora ressalta que foram valorizados trabalhos que dialogaram com a produção de conhecimentos profissionais dos docentes; os processos de formação inicial e continuada de professores voltados ao desenvolvimento de práticas pedagógicas relevantes; aos processos de ensino e aprendizagem e as experiências que exploraram as estratégias de uma educação inclusiva e para a equidade e voltada às diversidades no contexto escolar. 

Teve como objetivos:

Garantir um importante espaço para apresentação e discussão de pesquisas e relatos de experiências para que os professores da educação básica e os estudantes de pós-graduação possam divulgar suas experiências pedagógicas e de pesquisa, contribuindo assim para construção coletiva da reflexão sobre educação enquanto campo de pesquisa e formação docente, além da aproximação da universidade com a escola. 

Discutir e refletir sobre as vivências pedagógicas dos professores da educação básica explorando suas potencialidades e desafios no período da pós pandemia, valorizando seu saber permitindo um encontro profícuo entre os diferentes conhecimentos profissionais. 

Oferecer espaço para a participação ativa de docentes, discentes matriculados e egressos na avaliação e moderação das mesas de trabalho.

Os trabalhos apresentados inseriram-se em um dos seguintes eixos:


Eixo 1 – Educação Infantil

Título/Autores


(783421) A INFORMÁTICA NO CENTRO INTEGRADO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE DAVID DOMINGUES: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA PÓS-GRADUAÇÃO

William Roberto da Silva, Vilson Antonio de Amorim, Bruno Cardoso de Menezes Bahia,

(784458) A RELEVÂNCIA DO GE-DUA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Gabriela dos Santos Luz, Suelene Regina Donola Mendonca,

(784648) O CIRCO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E DEVENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA INFÂNCIA

Elisabete Antônia Pereira Carneiro, Vitor Antonio Cerignoni Coelho,

(784903) DIREITO À EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS IMIGRANTES: MITO OU REALIDADE?

Rosimaria Aparecida Ruela Alves, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara,

(785373) CHÁ LITERÁRIO: CONSTRUINDO UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE NATIVIDADE DA SERRA

Alice Aparecida Candido Monteiro, Edenilce Rute do Carmo, Giovaneia Katia Aparecida Xavier da Silva, Grasiele Andreza da Silva Menecucci,

(785389) AS ARTES COMO DISCIPLINA FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO COGNITIVA, SOCIAL E PESSOAL PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Igor Nunes de Amorim, Ana Carla Nunes Pereira,

(785402) Estúdios de Hollywood

Pedro Ivo Vieira dos Santos,

(785415) PERCURSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNO AUTISTA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Wander Bessa, Virgínia Mara Próspero da Cunha, Kátia Celina da Silva Richetto,

(785418) HollyBollywood

Felipe de Paula Freitas,

(785462) CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EMPREENDEDORISMO: UM PROJETO INOVADOR NOS ANOS INICIAIS

PATRICIA APARECIDA BATISTA DA SILVA, Wander Bessa, Maria Aparecida Campos Diniz, Virgínia Mara Próspero da Cunha, Kátia Celina da Silva Richetto,


Eixo 2.1 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Título/Autores


(780538) "A HISTÓRIA DE ANA E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: UM RELATO DOCENTE"

CLAUDIA NAKANICHI, Débora Inácia Ribeiro,

(781261) A Importância da disciplina de Direitos Humanos na Formação dos Professores licenciados para o Ensino Fundamental menor.

FERNANDO VIEIRA REIS,

(782003) CONSCIÊNCIA NEGRA É UMA ATITUDE DIÁRIA

Kely Guimarães Rosa,

(782007) O CHÃO DA TERRA E SEUS SEGREDOS

Kely Guimarães Rosa,

(782206) DESENVOLVENDO O PENSAMENTO MATEMÁTICO DOS ALUNOS POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DAS CONVERSAS NUMÉRICAS.

Maria Marisa Braz dos Santos, Maria Teresa de Moura Ribeiro, Ana Maria Gimenes Correa Calil,

(783723) A HORTA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA PARA O MELHOR DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO ESCOLAR.

Glaucia Aparecida de Jesus Domingos,

(783731) A ARGUMENTAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Renata Gonçalves Penido,

(784005) RELATO DE EXPERIÊNCIA – ATIVIDADE INCLUSIVA DE ARTE A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM COM ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Elisete Araújo Costa, Roseli Albino dos Santos,

(784192) REGIÕES DO BRASIL UM MOMENTO DE CONSTRUÇÃO DO CORDEL Á XILOGRAVURA

Joice Cristina Ueta Dias Da Silva, Ana Angélica Magalhães dos Santos,

(784403) ESCUTAR PARA APRENDER FAZ BEM! A PRÁTICA DA ESCUTA DIÁRIA ANTES DO INÍCIO DAS AULAS

Kely Guimarães Rosa,

(784517) CULMIN NCIA INDÍGENA EM UMA ESCOLA EM SEROPÉDICA: A IMPORT NCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645 DE 2008

Guaraciara Peixoto Dias, Sandra Maria Nascimento de Mattos,

(784545) RELATO DE EXPERIÊNCIA: MINHA TRAJETÓRIA CONFORME A PESQUISA FOI ACONTECENDO: ANTES E DEPOIS DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM, O QUE MUDOU NA PRÁTICA

Elisete Araújo Costa, Roseli Albino dos Santos,


Eixo 2.2 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Título/Autores

(784541) RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MESTRANDAS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE ESTUDOS EM DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

Elisete Araújo Costa, Mayra Pereira Silva, Suelene Regina Donola Mendonca, Roseli Albino dos Santos, Mércia Aparecida da C Oliveira,

(784574) Aprender matemática com a Educação Física, faz a diferença entre conteúdo e aprendizagem.

Simone Florentino Humberto Bastos, Telma Maria de Azeredo,

(784575) "Caminhos da Alfabetização Científica nos Anos Iniciais: Relatos e Investigação na Realidade Escolar no Ensino de Ciências"

Cristiana Brasilio Leite Brasilio Leite,

(784598) EDUCAÇÃO FÍSICA E JOGOS ELETRÔNICOS: EXPLORANDO A PROPOSTA DOS WEBGAMES COM CORPO

Francisco Flávio Sales Galdino, VICENTE CABRERA CALHEIROS, MILLER SORATO AMORIM DE SOUZA,

(784622) A INSERÇÃO DE JOGOS DE MATRIZES INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

MILLER SORATO AMORIM DE SOUZA, Ruhena Kelber Abrão Ferreira, Francisco Flávio Sales Galdino,

(784626) RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO NA ASSOCIAÇÃO ADELINO DE CARVALHO EM IPAMERI-GO

Daniel Bernardes Coelho, Sandra Regina Gregorio,

(784784) O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA : PROFESSORAS EXPERIENTES DE 5 ° ANO QUEM SÃO?

Fernanda macedo Costa Dos santos, Ana Maria Gimenes Correa Calil,

(784876) Ingresso profissional e alfabetização: entre os desafios e as possibilidades de uma professora

Tamires da Silva Pais,

(784877) Intercâmbio de narrativas escritas no primeiro ano do Ensino Fundamental: propostas outras no processo de alfabetização e letramento

Daniela Cristina Beraldo dos Santos Silva,

(784978) A CRIANÇA E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO NA LITERATURA DE GUIMARÃES ROSA

Gisele Costa Elias Figueredo,

(785261) INOVAÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Lucinéia Duarte de Souza, Cleusa Costa, Antônio Vieira Da Silva,

(785329) A INSURREIÇÃO DO QUEIMADO E A LEI 10.639/2003: POSSIBILIDADES PARA AS AULAS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.

Natália Silva Cruz Marques, Ana Carla Nunes Pereira, Andressa Rodrigues Silva,


Eixo 3.1 – Anos Finais do Ensino Fundamental

Título/Autores


(781112) ARTE E MATEMÁTICA: USO DOS RECURSOS LÚDICOS PARA PROMOÇÃO DAS APRENDIZAGENS

FERNANDA BARBOSA FIRIGATO, Marcus Vinicius Cunha Andrade Gouvêa, Juliana Marcondes Bussolotti, Érica Joseane Coelho Gouvea,

(782400) SARAU LITERÁRIO"DESVELANDO VIDA E OBRA DOS BRAGA"

Yvana Claudia Bezerra Soares, Cleusa Vieira da Costa,

(782731) MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA POR MEIO DA APA SERRA DONA FRANCISCA

Cristina Oening, Regina Helena Munhoz,

(782769) SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA DIDÁTICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

FABRÍCIA CRISTIANE GUCKERT, Alaim Souza Neto,

(782844) DUOLINGO: POTENCIALIZANDO O APRENDIZADO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Mayra Fonseca Ribeiro,

(783724) NARRATIVAS DE EDUCANDOS E EDUCANDAS DA PRIMEIRA TURMA DE PAULO FREIRE EM ANGICOS

Luciana Barros, Adriana Alves Fernandes Costa,

(783958) ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA SENADOR HERMENEGILDO DE MORAIS/GO.

Fábio Carlos Felicio Gonçalves, Silvia Moreira Goulart, Ouzaine Ferreira da Silva Candido,

(784017) CONSTRUINDO CAMINHOS: O PAPEL DO TRABALHO EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Guilherme Alves Pereira, Sandra Regina Gregorio,

(784415) PRÁTICAS EDUCATIVAS LIBERTADORA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM JAPERI: narrativas da formação continuada docente

Leozândrea da Silva Bicalho, Adriana Alves Fernandes Costa,

(784686) Alfabetização nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma experiência possível no contexto de uma escola pública

Michael Santos Silva, Sara Menengrone,

(784652) De catadora de papéis a autora presente em vestibulares

Lucimara da Silva Moura,

(784973) A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR O TEMA AGROTÓXICO INTERDISCIPLINARMENTE E TRANSVERSALMENTE

Samira Gomes Dos Santos Mendonça,


Eixo 3.2 – Anos Finais do Ensino Fundamental

Título/Autores


(785010) POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E O LUGAR DA EJA NAS ESCOLAS DE ITAGUAÍ, RJ: METAS E PERSPECTIVAS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS.

Andrea Araujo da Silva, RAMONFLY BICALHO,

(785236) EDUCAÇÃO FINANCEIRA: APRENDENDO NA PRÁTICA COM A CRIAÇÃO DE UM BAZAR.

Vanessa Corrêa da Silva, Kátia Celina da Silva Richetto, Willian José Ferreira,

(785260) COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: estratégia interdisciplinar por meio da aplicação de jogos.

Lucas Di Giuseppe Germano, Maria Cristina Prado Vasques Cunha,

(785312) FORTALECENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leandro Lessa, ALESSANDRA REGINA BATISTA RODRIGUES, Kátia Celina da Silva Richetto, Willian José Ferreira,

(785316) O SORTEIO COMO UMA ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER HABILIDADES E PROMOVER A PARTICIPAÇÃO EQUITATIVA DE ESTUDANTES NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Milena Carolina Camargo De Oliveira, CESAR AUGUSTO EUGENIO,

(785377) CRIAÇÃO DE JOGOS: estratégia para equidade em salas de aula de anos finais do Ensino Fundamental

José Carlos da Silva Maia, Maria Cristina Prado Vasques Cunha, José Carlos da Silva Maia,

(785437) EXPERIENCIA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A QUESTÃO DA INOVAÇÃO E INCLUSÃO

ANDRE LUIZ DA SILVA, Flaviane Cristina Ribeiro Kurak, Jefferson Machado Pereira, Luiz Vanderlei Serrano,

(785438) O XADREZ COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TREMEMBÉ

Carlos Alberto de Mendonça, Maria Cristina Prado Vasques Cunha,

(785452) A DEFASAGEM ESCOLAR COMO DIFICULTADOR NA APRENDIZAGEM DE NOVOS CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Auxiliadora Marçal de Resende Silva, CESAR AUGUSTO EUGENIO,

(785465) GRUPOS COLABORATIVOS: UMA ABORDAGEM EFICAZ PARA A PRÁTICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Rosilene Aparecida Cortez Moura,

(785407) CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Samyra Faria Fontes Aljbaae, Ariane Maria Conceição da Silva,

(785478) HORA MESTRANDA …HORA DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPLEXIDADES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

PATRICIA APARECIDA BATISTA DA SILVA, Diego Martins Machado,


Eixo 4.1 – Ensino Médio

Título/Autores


(775929) HISTÓRIA LOCAL: A PORTA DE ENTRADA PARA O PASSADO

Regina Correa De Moraes, Suzana Lopes Salgado Ribeiro,

(780100) VIDEOCASTING DE FELICIDADE: UMA ESCOLHA SUBJETIVA EM DIVERSAS PERSPECTIVAS – EIXO 04

Matheus Oliveira Vieira, Patricia Ortiz,

(782326) ATIVIDADES DE ‘FLOATING’ NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA, SP

Anderson de Moraes Fonseca, Kátia Celina da Silva Richetto, Willian José Ferreira,

(782342) GINCANA DO CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE DESAFIOS COMPETITIVOS

Anderson de Moraes Fonseca, Thaynara Pereira Coelho Americano, Letícia Aparecida Francisco, PAULO ATSUSHI SUZUKI, Willian José Ferreira,

(782386) A MÚSICA COMO CONSTRUTORA DA FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS.

Anderson de Moraes Fonseca, Daniel Messias dos Santos, Kátia Celina da Silva Richetto, Willian José Ferreira,

(782722) Entre a Polônia e o Brasil: narrativas de alunos da EJA no município de Águia Branca, ES

Alef Rodrigo Gonçalves Corteleti, Simone Batista da Silva,

(782859) A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS /DAS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Euzilane Xavier Alves, Liliane Barreira Sanchez,

(782871) A UTILIZAÇÃO E MODELIZAÇÃO DO USO DO CHATGPT NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA HIDROSTÁTICA

Ivan Targino Ponciano Filho, Ronaldo Júlio Baganha,

(783532) A IMPORTÂNCIA DE ESTRATÉGIAS EQUITATIVAS DE GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Maiara da Silva Galeano, Kátia Celina da Silva Richetto, Willian José Ferreira,

(783738) DESAFIOS DA APLICAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Fabiano Alexandre Furtado dos Reis, Sandra Regina Gregorio, João Batista Rodrigues de Abreu,

(783776) A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL.

Donizete dos Santos Santana, CESAR AUGUSTO EUGENIO,

(783863) AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA NO DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Eduardo Heidi Ozaki, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Virgínia Mara Próspero da Cunha,


Eixo 4.2 – Ensino Médio

Título/Autores


(783952) ESPELHO, ESPELHO MEU, EXISTE ALGUÉM MAIS BELA DO QUE EU?

Mariana Vitor Diniz de Castro, João Gualberto Salinas Neto, ANDREIA APARECIDA DE OLIVEIRA BIAGIONI, Cristiane Oliveira, Maria Aparecida Campos Diniz,

(784011) PROTAGONISMO JUVENIL E INDUÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES: UMA EXPERIÊNCIA PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Talita Manuela Rafaela de Almeida Silva, Matheus Oliveira Vieira, Gabriela dos Santos Luz, Patricia Ortiz, Suelene Regina Donola Mendonca, Maria Aparecida Campos Diniz,

(784062) UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO DE ENSINO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE VÁCUO ATRAVÉS DO ENSINO SOB MEDIDA

Rafael Belo de Souza, Silvia Moreira Goulart, Marcelo Azevedo Neves,

(784426) O COMPONENTE CURRICULAR “PROJETO DE VIDA” E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS JOVENS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Letícia Peluzio Scardini, Liliane Barreira Sanchez,

(784466) A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO/ES

Felipe Ribeiro Polez, Silvia Moreira Goulart,

(784568) AÇÕES AMBIENTAIS PARA PROMOÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE, UMA PESQUISA DE CAMPO

Everton Guedes Pereira, Willian José Ferreira, Kátia Celina da Silva Richetto,

(784650) JOGOS DE MATRIZES AFRO-BRASILEIRA E QUILOMBOLAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PARA ALÉM DAS PRÁTICAS TRADICIONAIS

Marcio Sousa Silva, Vitor Antonio Cerignoni Coelho,

(784884) TRILHA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: DA ESCOLA À VIDA

HERNANI ALMADA DE CAMPOS, Simone Ramos das Dores, Érica Joseane Coelho Gouvea, Cleusa Costa,

(784953) EXPLORANDO A ÓPTICA: CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM DOMINÓ SOBRE DEFEITOS DA VISÃO O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Ana Carolina Vieira de Araújo,

(785058) PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE ATRAVÉS DE JOGO DE CARTAS

Raquel de Andrade Ferreira Guimarães De Souza, Paulo Roxo Barja,

(785240) A UTILIZAÇÃO DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO COMO FERRAMENTA DE ENISNO DA MATEMÁTICA

Thiago Pedroso Marques dos Santos, Érica Joseane Coelho Gouvea,

(785470) TRABALHO EM GRUPO COMO FONTE DE RECURSOS E EQUIDADE: OLIMPÍADA INTERNACIONAL MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS

Moisés Silveira Mattos, CESAR AUGUSTO EUGENIO,


Eixo 4.3 - Ensino Médio

Título/Autores


(785063) EXUMAÇÃO E ESXUDAÇÃO DE UM PROJETO EDUCACIONAL APOUCADO “IN TEMPO”: ALUNOS QUE MUDAM O MUNDO ATRAVÉS DA LEITURA

RODRIGO DOS SANTOS,

(785101) HORTA COMUNITÁRIA PARA DESENVOLVER A CIDADANIA

Danilo Luiz da Silva, Ana Elisa Ribeiro Vieira Carvalho, Alisson Xavier Ferreira, Cristovam Alves da Silva, JOSÉ LUÍS ANDRADE CARVALHO,

(785213) ELETIVA NO ENSINO MÉDIO: ENTENDENDO MATEMÁTICA

Samyra Faria Fontes Aljbaae, Kátia Celina da Silva Richetto, Willian José Ferreira,

(785254) CONSTRUINDO CONSCIÊNCIA: RUMO A UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

MARISTELA SANTOS AGUIAR DE SOUZA, Kátia Celina da Silva Richetto, Willian José Ferreira,

(785277) O ENSINO DA PROBABILIDADE POR MEIO DE JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA DE EQUIDADE COM ALUNOS DA 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Moisés Silveira Mattos, CESAR AUGUSTO EUGENIO,

(785291) CONTRIBUIÇÕES REFLEXIVAS DA INVESTIGAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO

Pamella Meiriellen da Silva de Assis, Gleyce elenara teixeira, Susana Aparecida da Veiga, Maria Cristina Prado Vasques Cunha, Cleusa Vieira da Costa,

(785318) EDUCAÇÃO FINANCEIRA: trabalho em grupo como estratégia pedagógica

JOSIMAR APARECIDO HENRIQUE, Maria Cristina Prado Vasques Cunha,

(785367) EMPODERANDO JOVENS RUMO AO MUNDO PROFISSIONAL “ALTAS AULAS”

Eliton José de Paula Andrade, Anderson de Moraes Fonseca, Willian José Ferreira,

(785425) JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS

Daniela Santos, Érica Joseane Coelho Gouvea, Susana Aparecida da Veiga,

(785440) CAMINHOS PARA EQUIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

LUISA LU YUM WONG ALVES, CESAR AUGUSTO EUGENIO,


Eixo 5 – Ensino Técnico e Profissionalizante

Título/Autores


(780673) ATIVIDADE PRÁTICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Danilo Luiz da Silva, Cristovam Alves da Silva,

(782200) UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES INTERFACES DE DESENVOLVIMENTO NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO

Tatiane Tolentino de Assis, Márcia Regina Oliveira,

(783419) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INTERNET DAS COISAS NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO IPAMERI

William Roberto da Silva, Antonio Carlos De Souza Abboud, Marcos Bacis Ceddia,

(783622) CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E PRÁTICAS DE PESQUISAS PRESENTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

Josimar de Aparecido Vieira, Gabriela Berguenmaier de Olanda, Cassia Moras, Ricardo Batista Job,

(783623) TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Josimar de Aparecido Vieira, Ricardo Batista Job, Cassia Moras, Gabriela Berguenmaier de Olanda, Ana Clara Marczinski,

(783931) ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DO CURSO TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL (EAD): CASO CAMPUS RIO VERDE

Gilda Suely Oliveira, João Batista Rodrigues de Abreu, Sandra Regina Gregorio,

(784410) AÇÕES INSTITUCIONAIS E EDUCATIVAS PARA O CONTROLE POPULACIONAL E GUARDA RESPONSÁVEL DE CÃES E GATOS

Gilcimar Coelho,

(784470) PARTICIPAÇÃO DISCENTE E GESTÃO DEMOCRÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS RESTINGA

Tanise Fernandes de Lima, Josimar de Aparecido Vieira, Clair Eliane Naysinger Borges,

(784472) GESTÃO PATRIMONIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: INCORPORAÇÃO DE BENS MÓVEIS DE PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Clair Eliane Naysinger Borges, Josimar de Aparecido Vieira, Tanise Fernandes de Lima,

(785095) EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Heloisia Carneiro de Souza, LUIZ MÁRIO LOPES CARDOSO, Flavio Manoel Coelho Borges Cardoso,

(785232) FIAR E CONTAR HISTÓRIAS: PROCESSOS A/R/TOGRÁFICOS NO ENSINO TÉCNICO.

Felipe Costa Souza, Juliana Marcondes Bussolotti,


Eixo 6.1 – Educação Inclusiva e Diversidade

Título/Autores


(779009) EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A INCLUSÃO DO POVO PRETO: SIGNIFICAÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES EM UMA PESQUISA-TRANS-FORMAÇÃO

Vander Wilson dos Santos, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães,

(780797) RESSIGNIFICAÇÕES DA AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL: ENTRE FLUXOS E DEMANDAS

Magda dos Anjos Silva Giarolo,

(782062) O DUA COMO PERSPECTIVA PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS EM MATEMÁTICA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Talita Manuela Rafaela de Almeida Silva, Suelene Regina Donola Mendonca,

(782440) AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO FIM OU COMO MEIO? UMA ANÁLISE SOBRE AS SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES

Amanda Santos OLIVEIRA MIRANDA, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães,

(782785) A INCLUSÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Luciane Barcia Beasil siqueira, ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES,

(783875) AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRRJ (CAMPUS SEROPÉDICA) NO ESPAÇO INSTITUCIONAL.

Thársyla Barreto Rodrigues, Amparo Villa Cupolillo, Cláudio Oliveira da Gama,

(784035) EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Adriana de Castro Ferreira, Roseli Albino dos Santos,

(784437) EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O SENSO DE EXCLUSÃO E A REALIDADE ESCOLAR DA SALA DE RECURSOS

Monica Gonçalves Mendes de Andrade, RAMONFLY BICALHO,

(784544) SURDOCEGUEIRA: um relato de experiência sobre estratégias para o ensino de Braille Digital em um curso on-line

Fabio Junior Pinheiro da Silva, Cássia Geciauskas Sofiato,

(784583) A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL-INCLUSIVA

Ariane de Moraes PAnonte, Grazielle do Prado Santos, Marta Fernanda Boaventura Santos, Mércia Aparecida da C Oliveira, Luciana Magalhães,

(784591) ARQUITETANDO CAMINHOS: RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS COLABORATIVAS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA

VALMIR FREIRE BARBOSA, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães,

(784910) RELATO SOBRE ATIVIDADE DE ENSINO DE LIBRAS NA ESCOLA MUNICIPAL PASTOR GERSON FERREIRA COSTA (SEROPÉDICA-RJ)

Luciana Salles da Costa, Guaraciara Peixoto Dias, IGOR SIMONI HOMEM DE CARVALHO,


Eixo 6.2 - Educação Inclusiva e Diversidade

Título/Autores


(785357) TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EDUCACIONAIS COMO PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EQUITATIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS.

KLEBER DA SILVA AGUIAR, CESAR AUGUSTO EUGENIO,

(784570) APRENDIZES COM DEFICIÊNCIAS E TGD NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM UMA SALA DE AULA DE TEATRO: um relato de experiência

Fabio Junior Pinheiro da Silva, Juliana Marcondes Bussolotti,

(784801) MUDICON - UM MUSEU VIRTUAL PARA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E DOS SABERES DOS MESTRES POPULARES DA BAHIA – ATRAVESSANDO AS FRONTEIRAS DO BRASIL COM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E TECNOLÓGICA

Ana Carla Nunes Pereira, Kathia Marise Sales, José Antônio Leão,

(784908) A FORMAÇÃO DO OFICIAL COMBATENTE DO EXÉRCITO BRASILEIRO: SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE MULHERES

Fábio da Silva Jeremias, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães,

(785070) PRÁTICA DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO A PARTIR DO TDL

PRISCILA CRISTIANE ESCOBAR SILVA, Rosana Passos Quitério de Carvalho, Katryn Rodrigues Mendes Gomes,

(785099) O BEM ESTAR DE PESSOAS IDOSAS: PROMOVENDO A SAÚDE E A INCLUSÃO

Ariane de Moraes PAnonte, Andréa Nair Motta Gonçalves, Grazielle do Prado Santos, Marta Fernanda Boaventura Santos, Maria Aparecida Campos Diniz, Luciana Magalhães,

(785378) DIGNIDADE MENSTRUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Fabiana dos Santos Abrão, Márcia Regina Oliveira,

(785384) VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: REFLEXÕES PARA A SUPERARAÇÃO DO PRECONCEITO

Bruno Proescholdt Schwe Proescholdt, Marcelle Cristina da Costa Correia,

(785392) PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ANCESTRAL ATRAVÉS DO NEABI: O NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA DO IFES CAMPUS ITAPINA E SUAS INICIATIVAS CULTURAIS, FORMATIVAS E PEDAGÓGICAS

Karla Percília Da Silva Fortes, Ana Carla Nunes Pereira, Carla Rejane de Paula Barros Caetano, Elisângela Madeira Coelho, Kátia Silene Zorthêa, Marluci Iara Simonassi Monteiro, Rany Rosa Dias,

(785403) REFLEXÕES SOBRE RESSOCIALIZAÇÃO DE JOVEM INFRATOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO EGRESSO DE UM ALUNO DO CURSO SOCIOPROFISSIONAL PARA UMA ESCOLA TÉCNICA

Ana Cláudia Luengo González, Liliane Bordignon, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Márcia Regina Oliveira, Kátia Celina da Silva Richetto,

(785442) SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Claudio Gonçalves Mendes Galiotto, Débora Inácia Ribeiro,

(785410) Integrando Saberes: Promovendo a acessibilidade na Agronomia, Agropecuária e Zootecnia com a comunidade Surda por meio da interseccionalidade e do princípio “Nada de Nós, Sem Nós”.

Karla Percília Da Silva Fortes, Leonan Miguel Dueles Rocha, Deivid Marques Vale, Josimara David Pereira, Carla Rejane de Paula Barros Caetano,


Eixo 7.1 – Formação de Professores

Título/Autores


(777665) PESQUISA-TRANS-FORMAÇÃO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Fernanda Marcon Moura, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Virgínia Mara Próspero da Cunha,

(780545) O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE

JOsé Otávio Marcondes, Luciana Magalhães,

(782301) A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM UM MUNICÍPIO MINEIRO

Thaís Aparecida de Carvalho Milagres da Paz, Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves,

(782599) FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA OS DOCENTES DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL

Karin Verônica Freitas Grillo, Alberto de Vitta, Fabiana Rezende Cotrim,

(783900) POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO

Wanessa de Souza Benati, RAMONFLY BICALHO, Pâmella Trayci da Silva Gonçalves, Sandra Regina Gregorio,

(783991) FORMAÇÃO EAD: EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COM ESTUDANTES DA ABRUEM

Fabiana Alves de Almeida, Ely Soares Do Nascimento,

(783467) GRUPO DE PESQUISA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA E FORMATIVA

Adriana Nunes Stein, Fernanda Cabral Vasconcellos, Mariana Aranha,

(784273) GRUPO DE ESTUDOS SOBRE O DUA COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA E PEDAGÓGICA: um relato de experiência

Fabiana Alves de Almeida, Ely Soares Do Nascimento, Fabio Junior Pinheiro da Silva, Juliane Raphael Vicente, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Suelene Regina Donola Mendonça,

(784560) AS RELAÇÕES DOCENTES-DISCENTES EM PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO DE TCC: uma revisão integrativa da literatura em construção

Fabio Junior Pinheiro da Silva, Juliane Raphael Vicente, Juliana Marcondes Bussolotti,

(784600) TECNOLOGIAS À SERVIÇO DA APRENDIZAGEM

Andrea Cristina Miranda de Araujo, Ana Maria Gimenes Correa Calil, Cristovam da Silva Alves, Jaqueline Cristine do Amparo, Maria Aparecida Campos Diniz, Patrícia Aparecida Batista da Silva,

(784639) A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Maria De Lourdes De Toledo, Marta Fernanda Boaventura Santos, Cristovam da Silva Alves, Mércia Aparecida da C Oliveira, Luciana Magalhães,

(784914) A FILOSOFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA.

Ayslla Pereira de Souza, Aline Ferreira Soares, Ana Carla Nunes Pereira, Victória Cristiny Gonçalves Tomé, Heitor Marinho,


Eixo 7.2 – Formação de Professores

Título/Autores


(784627) "Construindo Saberes: Caminhos Colaborativos na Formação de Professores para o Ensino de Ciências"

Cristiana Brasilio Leite Brasilio Leite,

(784673) FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM FOCO NA CULTURA MAKER: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI

Claudio Ferreira Rodrigues, Maria Teresa de Moura Ribeiro, Ana Maria Gimenes Correa Calil,

(784682) CONCEPÇÃO DE ANTIRRACISMO E ENFRENTAMENTO AO RACISMO ENQUANTO EIXOS ESTRUTURANTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Rafael Bezerra Da Silva Farias, Maria Joselma do Nascimento Franco,

(784693) O saber, o fazer na orientação pedagógica e o processo formativo na escola: a formação docente para além do horário de trabalho coletivo

Michael Santos Silva,

(784701) DESAFIOS E INOVAÇÕES: EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NO CURSO ATIVAR DE METODOLOGIAS ATIVAS POR WHATSAPP

Lauren Patrícia de Barros Cursino, Maria Aparecida Campos Diniz,

(784720) RELATO DE EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE: A NECESSIDADE DE MOMENTOS DE APRENDIZADO SOBRE AQUILO QUE FAZEMOS A VIDA INTEIRA.

SANDRA APARECIDA VITORIANO, Simone Vitoriano, Roseli Albino dos Santos,

(785169) LIÇÕES PARA O GERENCIAMENTO DAS RELAÇÕES DE APRENDIZADO E RELACIONAMENTO EM SALA DE AULA: Reflexões de formação em HTPC

Maria Carolina Santos Cendretti Rodrigues, CESAR AUGUSTO EUGENIO,

(785233) ESTUDO DA INTERDEPENDENCIA ENTRE AS HABILIDADES PREVISTAS NO CURRÍCULO PAULISTA

Karen Machado de Alencar, Cleusa Costa,

(785292) PPMAT UNITAU: A ATUAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Susana Aparecida da Veiga, Érica Joseane Coelho Gouvea, Kátia Celina da Silva Richetto, Maria Teresa de Moura Ribeiro, Willian José Ferreira,

(785358) Conexões e Desafios: Políticas Públicas de Educação do Campo e o Curso de Pedagogia no IFES Campus Itapina

Karla Percília Da Silva Fortes, RAMONFLY BICALHO, Nadia Maria Pereira de Souza, Rosinei Ronconi Vieiras,

(785360) REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NAS OBSERVAÇÕES DO ESTÁGIOS EM PEDAGOGIA

DEISE MORAES DE OLIVEIRA, Ana Carla Nunes Pereira,

(785376) SÓCRATES NA SALA DE AULA: UM PASSEIO PELA FILOSOFIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS.

Bruno Proescholdt Schwe Proescholdt, Ana Carla Nunes Pereira,


Eixo 7.3 – Formação de Professores

Título/Autores


(785396) A AUTOFORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Gabriela Fernanda Mariano, CESAR AUGUSTO EUGENIO,

(785405) METODOLOGIA PED NA FORMAÇÃO DE FORMADORES DA DIRETORIA DE ENSINO

Lyara A, DORGIVAL DE ARAÚJO LIMA, Ana Maria Gimenes Correa Calil, CESAR AUGUSTO EUGENIO, Maria Teresa de Moura Ribeiro,

(785408) A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (IFES) CAMPUS ITAPINA

Amanda Siqueira Fontes, Ivanete Eleoterio pinto, Ana Carla Nunes Pereira,

(785429) CONECTANDO GERAÇÕES: O papel da formação continuada de professores frente a um mundo tecnológico

Víctor Belmonte Major De Paula, Vitória De Almeida Chaves, Willian José Ferreira, Kátia Celina da Silva Richetto,

(785434) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: necessidades formativas e contribuições para o desenvolvimento profissional docente

FERNANDA AVAGLIANO LOPES PRADO, Ana Maria Gimenes Correa Calil,

(785439) GAMIFICAÇÃO E MÉTODO 300: estratégias na aprendizagem de Matemática

João Henrique Dias Ramos, Juliana Cristina De Oliveira Castro, Maria Cristina Prado Vasques Cunha,

(785450) A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA DO IFES CAMPUS ITAPINA

Karla Percília Da Silva Fortes, Carla Rejane de Paula Barros Caetano, Stephane Ferreira Batista Alves,

(785454) A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ESTADO.

Bruno Ferraz Silvestre, Ana Carla Nunes Pereira,

(785467) CONSTRUTORES DE HABILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGIAS PARA A EQUIDADE

Josimary de Oliveira Pinto, Ana Maria Gimenes Correa Calil, Maria Teresa de Moura Ribeiro,

(785472) A HISTÓRIA DO ESPIRITO SANTO CONTADA NAS ESCOLAS ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DOS PEDAGOGOS DO IFES CAMPUS ITAPINA

Gilvânia Soares Simplício dos Santos, Ana Carla Nunes Pereira, Joyce de Oliveira Rodrigues, Jussara Abreu Vieira Gonçalves, Igor Nunes de Amorim, Marcos Vinicius Silva De Oliveira, Vinícius Ferreira Julião, Keylla De Freitas Alves Ferreira, Alessandro Corti Dos Santos, Gláucia Barbosa Souza, Yasmin Da Silva Espindula,

(785473) O pensar reflexivo na constituição do saber-formar dos professores

Eliane duarte, Patrícia Aparecida Bioto,

(785477) RELATOS E REFLEXÕES SOBRE A IMPORT NCIA DA HISTÓRIA DO ESPIRITO SANTO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DA PEDAGOGIA DO IFES CAMPUS ITAPINA

Arlon Felipe de Mattos Ferreira, Andressa Rodrigues Silva, Ana Carla Nunes Pereira, Ellen sian, João Victor Ferreira Batista, MARIA EDUARDA XAVIER GOMES, Natália Silva Cruz Marques,


Eixo 8 – Gestão Escolar

Título/Autores


(782388) ENCONTRO GREMISTA: UMA TROCA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS DO ALTO DA SERRA

Anderson de Moraes Fonseca, Alessandra Aparecida de Castro Claro, Kátia Celina da Silva Richetto, Willian José Ferreira,

(782849) GESTÃO EDUCACIONAL À LUZ DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO NO CAMPUS AVANÇADO IPAMERI - IF GOIANO.

Isabel Carvalho Abreu, Marco Antonio Harms Dias, Amparo Villa Cupolillo,

(784407) EDUCAÇÃO ALIMENTAR E MERENDA ESCOLAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA E CONSTRUTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Danielle Silva dos santos, Sandra Regina Gregorio, José Carlos Lima de Souza,

(784515) POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO: O CASO DOS TÉCNICOS DE LABORATÓRIO DO IF GOIANO - CAMPUS TRINDADE

Fernando Danilo da Silva Assunção, Amparo Villa Cupolillo, Angela Ferreira Pace,

(784709) A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA GESTÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA GESTORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

Ana Paula Ferreira Martins, Vanessa Regina Eleutério Miranda, FABRICIO VINHAS MANINI ANGELO,

(784738) POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CENSO ESCOLAR: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS.

Andreia Vitoria Trevisol Orso, Marilandi Maria Mascarello Vieira,

(784777) PANDEMIA DA COVID-19 E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES INTERVENTIVAS NA ESCOLA

Luciana de Paula Albuquerque Pedrassoli, Wanda Maria J. de Aguiar, Victor Alexandre Ferreira de Almeida, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Edson dos Santos Junior,

(785294) A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A GESTÃO PARTICIPATIVA

Tiago Benedito Dos Santos, Patrícia Aparecida Bioto,

(785176) A Gestão Democrática na Creche: Reflexão sobre aspectos desta prática

MANUELA FREITAS DE OLIVEIRA,

(785381) A FIDELIZAÇÃO DE UM TIME EM PROL DA MELHORIA DOS RESULTADOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

CONCEIÇÃO RIBEIRO, Cleusa Vieira da Costa,

(785412) UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A DIREÇÃO PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR DO IFES - CAMPUS ITAPINA

Nathalia Alexandre de Oliveira, Barbara lima Barcelos, Ana Carla Nunes Pereira,

(785444) RELATOS E CONCEITOS SOBRE A GESTÃO PEDAGÓGICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO IFES - CAMPUS ITAPINA

Ana Carla Nunes Pereira, Lucia Cristina Costa Gomes, Natalia Souza Pereira, Nathalia Alexandre de Oliveira, Barbara lima Barcelos, Carlos Alexsander de Souza, Emanuele Ponciano, Natania Bartehs Cravo,


Agradecemos a todos e todas participantes de nosso evento.

Equipe organizadora.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

juliana.mbussolotti@unitau.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}