O CONCEITO DE "FORMAÇÃO" E SUA OPERACIONALIZAÇÃO NA GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES DE FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NO NORDESTE

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
O CONCEITO DE "FORMAÇÃO" E SUA OPERACIONALIZAÇÃO NA GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES DE FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NO NORDESTE
Autores
  • THIAGO MACHADO
  • Lucas Gabriel Lima de Oliveira
  • SARA FERNANDES FLOR DE SOUZA
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 7: Geografia Política e Ensino: Inovações Temáticas, Conceituais e Metodológicas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/670383-o-conceito-de-formacao-e-sua-operacionalizacao-na-geografia--uma-analise-dos-componentes-curriculares-de-formac
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
formação territorial, ensino de geografia, Nordeste
Resumo
O conceito de “formação” tem sido historicamente empregado para o estudo do Brasil a partir de diversos campos disciplinares. Trabalhos consagrados desde o começo do século XX têm mobilizado esse termo a partir de concepções distintas para lidar com o processo histórico de formação nacional (FREYRE, 2003 [1933]; HOLANDA, 1995 [1936]; PRADO JÚNIOR, 2011 [1942]; CANDIDO, 2000 [1959]; FURTADO, 2007 [1959]). Como resultado, passou-se a falar de um Pensamento Social Brasileiro como um campo alargado que congrega as Ciências Sociais, a Crítica Literária e a Historiografia, dentre outros (BOTELHO, 2020; SANTIAGO, 2014; NOBRE, 2012). Já a Geografia, enquanto campo disciplinar autônomo, assimilou e adaptou a ideia de “formação” às suas pretensões de compreensão do espaço e território brasileiros com autores que construíram alternativas conceituais a partir de variáveis geográficas da formação: formação territorial para Antônio Carlos Robert Moraes, em “Bases da Formação Territorial do Brasil” (2011); formação socioespacial para Milton Santos, em “O Brasil: território e sociedade no início do século XXI” (SANTOS; SILVEIRA, 2001); formação espacial para Ruy Moreira, em “Formação Espacial do Brasil” (2020); e formação econômica e territorial para Manuel Correia de Andrade, em “Formação Econômica e Territorial do Brasil” (2007). Para além da análise das obras e dos seus contextos cognitivos e sociais, parece-nos ser importante analisar como o “paradigma da formação” foi paulatinamente institucionalizado no campo disciplinar da Geografia ao nomear disciplinas dos cursos de graduação nessa área. O escopo desse trabalho dirige-se, portanto, a compreender como a Geografia brasileira institucionalizou o “paradigma da formação” ao empregá-lo na construção de componentes curriculares voltados ao estudo genético-dinâmico do território nacional. A conversão da “formação” em componente curricular a ser lecionado nos cursos universitários não é exclusivo à Geografia, mas nela encontrou campo fértil a partir de variantes geográficas voltadas ao estudo histórico do Brasil, tais como: formação territorial do Brasil; formação econômica e territorial do Brasil; dentre outras. Como hipótese, entendemos que a existência de tais componentes curriculares intitulados de “Formação Territorial do Brasil” (ou similares) serve de anteparo para o desenvolvimento teórico sobre o Brasil a partir da Geografia e para mediar o diálogo desse campo disciplinar com o Pensamento Social Brasileiro. A sala de aula é um espaço relacional para tensionar questões passadas e presentes onde docentes e discentes interagem e desafiam o cânone nacional que alçou a “formação” a uma espécie de paradigma do pensamento nacional, geralmente organizado sob o rótulo de “intérpretes do Brasil”. O trabalho apoia-se na construção de um banco de dados a partir do levantamento de documentos como: ementa das disciplinas, planos de curso e projetos pedagógicos dos cursos. Para tanto, construiu-se um trabalho preliminar de levantamento dos cursos de graduação em Geografia em universidades públicas e privadas no Nordeste brasileiro, contemplando ambas as habilitações de bacharelado e licenciatura. A análise documental é direcionada ao exame da bibliografia utilizada, das temáticas priorizadas e dos recortes espaço-temporais, sobretudo como o espaço regional nordestino é abordado no contexto da formação nacional. Busca, também, situar as disciplinas de Formação Territorial no quadro amplo dos currículos de Geografia, verificando-se a frequência e natureza de sua oferta: obrigatória ou optativa. Além disso, a pesquisa vale-se da aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes selecionados por meio de plataformas digitais com o intuito de verificar a dinâmica de elaboração dos planos de curso, a metodologia empregada e a existência de vinculação do ensino com a pesquisa docente na mesma área temática. O trabalho restringe-se à análise dos cursos de graduação em Geografia de universidades públicas e privadas na região Nordeste e pretende construir uma melhor compreensão do ensino superior de Geografia na região Nordeste, em especial no que se refere à formação do território brasileiro em relação às demais instâncias sociais: formação da sociedade, da economia, da cultura e do sistema político. Essa investigação adquire ainda maior importância em um momento de rico debate em torno da revisão crítica da formação nacional e da reconhecida necessidade de diversificação das referências sobre o tema, ampliando as leituras de autores historicamente marginalizados e ressaltando sujeitos históricos tradicionalmente negligenciados.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACHADO, THIAGO; OLIVEIRA, Lucas Gabriel Lima de; SOUZA, SARA FERNANDES FLOR DE. O CONCEITO DE "FORMAÇÃO" E SUA OPERACIONALIZAÇÃO NA GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES DE FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NO NORDESTE.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/670383-O-CONCEITO-DE-FORMACAO-E-SUA-OPERACIONALIZACAO-NA-GEOGRAFIA--UMA-ANALISE-DOS-COMPONENTES-CURRICULARES-DE-FORMAC. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes