ABORDAGENS ESCOLARES PARA A COMPREENSÃO DO CICLO HIDROSSOCIAL NOS BAIRROS DO CANTAGALO E GARATUCAIA, EM ANGRA DOS REIS/RJ

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
ABORDAGENS ESCOLARES PARA A COMPREENSÃO DO CICLO HIDROSSOCIAL NOS BAIRROS DO CANTAGALO E GARATUCAIA, EM ANGRA DOS REIS/RJ
Autores
  • Emmanuel Santos Vilas Boas
  • Júlia Bastos Borges
  • Monika Richter
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 7: Geografia Política e Ensino: Inovações Temáticas, Conceituais e Metodológicas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/675620-abordagens-escolares-para-a-compreensao-do-ciclo-hidrossocial-nos-bairros-do-cantagalo-e-garatucaia-em-angra-dos
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Aula-Passeio, Mapeamento Participativo, Ciclo Hidrossocial, Água.
Resumo
A maior parte da água que abastece a população dos bairros do município de Angra dos Reis, no litoral do estado do Rio de Janeiro, vem dos mananciais que dão origem aos cursos d'água da cidade, que são abraçados e protegidos pelo bioma Mata Atlântica. Entre esses rios encontra-se o Rio Cantagalo que apesar de apresentar parte do seu curso poluído, abastece os bairros do extremo leste do município, sendo fundamental para o modo de vida das pessoas que ali habitam. O estudo objetiva apresentar os resultados de um ciclo de oficinas realizado com estudantes do sexto ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Professora Amélia Araújo Lage (EMPAAL), colocado em prática no ano de 2022, a partir da percepção sobre o problema da degradação do Rio Cantagalo, indicada pelos estudantes. Estas ações tiveram como pilar três ferramentas metodológicas principais: a prática educativa da aula-passeio, o mapeamento participativo e a reflexão sobre o Ciclo Hidrossocial do Rio Cantagalo. Também foram envolvidos estudantes do curso de licenciatura em Geografia do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense, que elaboraram um atlas escolar sobre a região. O presente estudo parte das ferramentas metodológicas utilizadas no ciclo de oficinas, a saber: 1. A aula-passeio foi uma das principais práticas pedagógicas desenvolvidas pelo educador francês Célestin Freinet (1998). Essa atividade consiste em levar os alunos para fora da sala de aula e explorar o ambiente exterior como fonte de aprendizado, tendo a possibilidade de estudar a paisagem em sua integralidade: com “volumes, cores, movimentos, odores e sons” (SANTOS,1988) 2. A prática do mapeamento participativo (ACSELRAD et al., 2008) permite que os estudantes se reconheçam e se apropriem do território onde vivem, descobrindo relações e criando vínculos que até então eram desconhecidos. Esse exercício permite também que percebam problemas ou questões locais que precisam ser trabalhadas coletivamente. 3. Ao expressar a influência das ações humanas na construção do Ciclo Hidrossocial (SWYNGEDOUW, 2019) do rio principal da comunidade, os estudantes podem compreender que a água não é um recurso inesgotável (SIMÓN RUIZ et.al., 2020), e sobretudo perceber que a poluição do rio não é uma fatalidade, sendo resultado da história da ocupação do território. Tendo em perspectiva que a problema da poluição do Rio Cantagalo aparece como uma demanda comum entre os estudantes que moram nestes bairros, e que, através do ciclo de oficinas objetivou-se que as/os estudantes reconhecessem e representassem seu território e o Ciclo Hidrossocial do Rio Cantagalo, as atividades foram desenvolvidas em 4 etapas durante o ano letivo de 2022: a) a identificação dos principais problemas na comunidade atendida pela escola; b) o estudo de noções de cartografia; c) o planejamento e realização de aula-passeio; d) a elaboração de mapas usando princípios do mapeamento participativo e construção do Ciclo Hidrossocial do Cantagalo. Conclui-se que as ações realizadas se mostraram efetivas ao abordar o problema da degradação do Rio Cantagalo, em Angra dos Reis, através de ferramentas metodológicas inclusivas e diferenciadas de acordo com aquela realidade. O ciclo de oficinas proporcionou aos estudantes uma compreensão mais profunda da realidade local e de seu papel como cidadãos ativos na resolução de questões ambientais e políticas. A participação dos estudantes no processo de elaboração dos mapas e na construção do Ciclo Hidrossocial do Rio Cantagalo permitiu que construíssem outras perspectivas sobre a questão da água, ao perceberem que ela não é um recurso inesgotável e que podem influenciar positivamente a qualidade do ambiente em que vivem. Ao se apropriarem do conhecimento geográfico e político, os estudantes podem se tornar agentes de mudança capazes de promover a preservação e recuperação do rio, além de se engajarem em questões de cidadania e movimentos sociais na comunidade escolar. O estudo demonstra que é possível reafirmar a educação geográfica como uma ferramenta ativa para a conscientização e engajamento dos estudantes nas questões políticas e territoriais, reforçando seus laços com o ambiente em que vivem e incentivando o desenvolvimento de cidadãos críticos e comprometidos com o bem-estar coletivo. A experiência do plano de intervenção pode servir de inspiração para outros educadores e pesquisadores interessados em promover o ensino da Geografia para contribuir à formação de cidadãos conscientes, participativos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BOAS, Emmanuel Santos Vilas; BORGES, Júlia Bastos; RICHTER, Monika. ABORDAGENS ESCOLARES PARA A COMPREENSÃO DO CICLO HIDROSSOCIAL NOS BAIRROS DO CANTAGALO E GARATUCAIA, EM ANGRA DOS REIS/RJ.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/675620-ABORDAGENS-ESCOLARES-PARA-A-COMPREENSAO-DO-CICLO-HIDROSSOCIAL-NOS-BAIRROS-DO-CANTAGALO-E-GARATUCAIA-EM-ANGRA-DOS. Acesso em: 30/04/2025

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