RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID DA ESCOLA ALMIRANTE BOITEUX: EXPERIÊNCIAS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Publicado em 06/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-347-8

Título do Trabalho
RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID DA ESCOLA ALMIRANTE BOITEUX: EXPERIÊNCIAS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Autores
  • ANELISE GRUNFELD DE LUCA
  • Paloma Schervinski Pereira
  • Caroline Haas De Miranda
  • Heny Chielly Guedes
  • Alessandra C. da S. Souza
  • Sabrina França Thomé
  • Jessica Karollayne cordeiro ferreira
  • SARA MONIQUE SILVEIRA
  • Maria de Fátima Santos de Souza
  • Gabriela Cristina de Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino e Educação
Data de Publicação
06/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivffp/387624-relato-das-atividades-desenvolvidas-no-pibid-da-escola-almirante-boiteux--experiencias-possibilidades-e-desafios
ISBN
978-65-5941-347-8
Palavras-Chave
PIBID Química. Escola Básica. Experiências.
Resumo
O presente resumo apresenta as atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto Química, da escola-campo, Escola de Educação Básica Almirante Boiteux, localizada em Araquari, Santa Catarina. Segundo o Projeto Político Pedagógico-PPP, (2019), a escola possui 1045 alunos, atendendo desde os anos finais até o ensino médio, no período matutino, vespertino e noturno. Devido a pandemia, todas as atividades realizadas pelos bolsistas até o momento, ocorreram de forma remota, como: gravação de um vídeo de apresentação dos bolsistas aos alunos da escola; leitura, análise e apresentação do PPP; encontros do PIBID Química do IFC - Araquari e UFAM/ICET; reuniões de discussão sobre os problemas enfrentados na educação especificamente durante a pandemia; apresentação e discussão de metodologias para o ensino de química; pesquisas e discussão sobre aprendizagem cooperativa e metodologias ativas; leitura das diretrizes curriculares da disciplina de química; pesquisa e apresentação de artigos sobre Educação Ambiental e Química Ambiental num enfoque da BNCC no 2° Encontro do PIBID Química entre as Licenciaturas do Norte e Sul; leitura e discussão do artigo sobre o uso de jogos no ensino de química e planejamento de aulas para serem desenvolvidas com os alunos do ensino médio. As atividades propostas e elaboradas junto à professora supervisora ocorrem semanalmente nas sextas feiras. Além das atividades pensadas e planejadas para a escola-campo, também foram promovidas atividades com todos os bolsistas do subprojeto PIBID Química. As reuniões informativas e de estudo acontecem semanalmente às quintas-feiras conduzidas pela coordenadora, e especificamente visam proporcionar a fundamentação teórico-metodológica sobre temáticas da formação de professores, das metodologias para o ensino de química, dos recursos didáticos, ferramentas digitais para o ensino remoto, planejamento de projetos/oficinas didáticas, divulgação de materiais, leitura e discussão de livros de divulgação científica. Nessa perspectiva os bolsistas participaram de oficinas, minicursos e conversas com profissionais da área possibilitando o compartilhamento de saberes e fazeres para a docência. Ressalta-se que todas as discussões, pesquisas e ações realizadas pelos bolsistas são orientadas pela professora supervisora e coordenadora, o que proporcionou reflexões e conhecimentos sobre a profissão docente, considerando a realidade na qual estamos inseridos, aproximando a formação inicial com o contexto da escola básica. O PIBID proporciona um espaço e um tempo de muitas experiências inserindo os bolsistas no futuro ambiente de trabalho, reforça nossa resiliência e nos motiva a seguir acreditando na educação, confiando que apesar das dificuldades ainda existem muitas possibilidades de melhoria relacionadas às vivências na/para escola de educação básica. O ensino remoto trouxe vantagens, como o aprendizado de novas ferramentas tecnológicas, a interação em rede, a integração que deve fazer parte da formação docente, as pesquisas, estudos e desenvolvimento das diferentes metodologias e principalmente sentir-se professor e ter a alegria de compartilhar conhecimento. Percebemos como desafio, pensar a docência e o programa de forma remota, uma vez que foram e são muitos os problemas enfrentados, porém oportunizou-nos aprendizado em diversas ações docentes, planejamentos, projetos, oficinas, em pesquisas e nas reuniões do PIBID.
Título do Evento
IV Fórum de Formação de Professores
Título dos Anais do Evento
Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LUCA, ANELISE GRUNFELD DE et al.. RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID DA ESCOLA ALMIRANTE BOITEUX: EXPERIÊNCIAS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS.. In: Fórum de Formação de Professores. Anais...Blumenau(SC) Instituto Federal Catarinense (IFC), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivffp/387624-RELATO-DAS-ATIVIDADES-DESENVOLVIDAS-NO-PIBID-DA-ESCOLA-ALMIRANTE-BOITEUX--EXPERIENCIAS-POSSIBILIDADES-E-DESAFIOS. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes