{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O IV SEMINÁRIO DO GEICS & I ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM CURRÍCULO, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola foi realizado entre os dias 10 e 12 de novembro de 2022, de forma híbrida (presencial e on-line) gratuitamente. Contou com mesas temáticas com convidados nacionais e internacionais, com destaque para uma mesa com profissionais da educação básica. Ainda, proporcionou a apresentação de trabalhos científicos, noite de autógrafos e painel síntese.

O evento ocorreu em um momento de muitos debates em torno da educação e de reformas curriculares desde a Educação Básica até o Ensino Superior, demandando a necessidade de uma reflexão crítica propositiva que pudesse pensar em renovar práticas e mobilizar ações para o enfrentamento das adversidades que permeiam o contexto educacional contemporâneo. Neste sentido, foi possível discutir a escola que temos e a que escola queremos, bem como o tipo de professores necessários para ela. Para tanto, as temáticas levaram ao reconhecimento da necessidade de enfrentar discussões que permitam compreender aspectos dessa realidade transitória entre a velha e nova escola, que se configura nebulosa e carente de uma renovação. Para tanto, reuniram-se neste evento sete Grupos de Pesquisa na área de Currículo, Didática e Formação de Professores para discutir e compartilhar pesquisas, reflexões e proposições sobre as temáticas sobre o currículo, as finalidades educativas da escola, a prática docente no Ensino Superior e na Educação Básica e o impacto das tecnologias, numa perspectiva de inovação para atender a demandas formativas do século XXI.

Os Grupos de Pesquisa que participaram do evento são: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS/Mackenzie); Contexto escolar, processos identitários na formação de professores e alunos da educação básica – (CEPId/ PUCSP); Teorias da Educação e Processos Pedagógico (TEPP/PUC-Goiás); Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/Unisinos); Paradigmas Educacionais e a Formação de Professores (Grupo I – PEFOP/PUCPR); Grupo de Estudos e Pesquisa Escola, Currículo e Conhecimento (ECCo/USP); Grupo de Estudos e Observatório do Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP) e Processos de Constituição do Sujeito em práticas educativas (PCSPE- PUC-Camp). 

Os resumos expandidos presentes nestes anais oferecem ao leitor a oportunidade de conhecer e aprofundar as temáticas das pesquisas apresentas e que são realizadas em diferentes instituições brasileiras que apontam caminhos, demandas e necessidades formativas e que nos dão pistas acerca de como aprofundar os temas e as parcerias estabelecidas neste importante evento. Ressalta-se que as opiniões e conclusões emitidas nos diversos trabalhos são de responsabilidade de seus autores exclusivamente. 

Boa leitura!

Marili Moreira da Silva Vieira 

Ana Lúcia de Souza Lopes

Gabriel Henrique de Oliveira 

Grupo GEICS 





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA

GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CURRÍCULO E SOCIEDADE (GEICS)


Rua da Consolação, 930 - Prédio 16, primeiro andar

Consolação, CEP: 01302-907, São Paulo - SP - Brasil

Tel: (11) 2114 - 8710 e grupogeics@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}