Anais do IV Seminário do GEICS & I Encontro dos grupos de pesquisa em currículo, didática e formação de professores - Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Carregando

A ATIVIDADE CRIADORA ENTRE O PASSADO E O FUTURO COMO FLUXO PERMANENTE NA EDUCAÇÃO Isabel Orestes Silveira; Cleusa Sakamoto
A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: O EMPREGO DO PORTFÓLIO REFLEXIVO COMO RECURSO PROMOTOR DA APRENDIZAGEM Milena Colazingari da Silva; Ana Lucia de Souza Lopes; Marcelo Jose Abreu Lopes
A CULTURA E A ESCOLHA PELA DOCÊNCIA: INTRA OU INTER-RELAÇÕES? Luis Gustavo Souza de Oliveira; Maria da Graca Nicoletti Mizukami
A ESCOLA DEVE ENSINAR RELIGIÃO? A EDUCAÇÃO RELIGIOSA COMO FINALIDADE EDUCATIVA ESCOLAR NO DISCURSO DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Rafael Gonçalves Borges
A ESCOLA E O ENTORNO: O QUE PENSAM OS AGENTES SOCIAIS SOBRE AS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES Cláudia Valente Cavalcante; Daniella Couto Lôbo
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE NEGOCIAÇÃO NO CURSO DE DIREITO Renato Martins Raimundo
A INFLUÊNCIA RELIGIOSA NO PENSAMENTO POLÍTICO E EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE COMO PARADGIMA DA DIMENSÃO ESPIRITUAL DO PROFESSOR Marcos Novaes da Silva; Marili Vieira
A POLITICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO, E A BASE DE CONHECIMENTOS DE LEE SHULMAN. Vanessa Jordao das Neves
A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E CIDADANIA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR André Luiz Araújo Cunha; Paulo Silva Melo; Priscila Branquinho Xavier
A VISÃO DE PROFESSORES, ESTUDANTES E FORMADORES DE PROFESSORES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA Carmes Ana da Rosa Batistella; Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
AS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E O LUGAR DO CONHECIMENTO NA ESCOLA. Danielle Girotti; Marilce Ivama de Freitas; Marili Vieira
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL PARA O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Ana Beatriz Santana de Moraes
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO SISTEMA DE ENSINO ELKONIN-DAVYDOV Kauana Ferreira da Silva Arruda; André Luiz Araújo Cunha
BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR, CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS E TRABALHO DOCENTE: ESCOLA QUE TEMOS E ESCOLA QUE QUEREMOS Núbia Lucas Fernandes; Renato Barros de Almeida
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTA DE UM CURRÍCULO PARA A ESCOLA DA INFÂNCIA Dislaine Myrtz de Oliveira Sousa Sales; Dislene Mercia Oliveira Sousa Ladeia


Anais do IV Seminário do GEICS & I Encontro dos grupos de pesquisa em currículo, didática e formação de professores - Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola


Apresentação

O IV SEMINÁRIO DO GEICS & I ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM CURRÍCULO, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola foi realizado entre os dias 10 e 12 de novembro de 2022, de forma híbrida (presencial e on-line) gratuitamente. Contou com mesas temáticas com convidados nacionais e internacionais, com destaque para uma mesa com profissionais da educação básica. Ainda, proporcionou a apresentação de trabalhos científicos, noite de autógrafos e painel síntese.

O evento ocorreu em um momento de muitos debates em torno da educação e de reformas curriculares desde a Educação Básica até o Ensino Superior, demandando a necessidade de uma reflexão crítica propositiva que pudesse pensar em renovar práticas e mobilizar ações para o enfrentamento das adversidades que permeiam o contexto educacional contemporâneo. Neste sentido, foi possível discutir a escola que temos e a que escola queremos, bem como o tipo de professores necessários para ela. Para tanto, as temáticas levaram ao reconhecimento da necessidade de enfrentar discussões que permitam compreender aspectos dessa realidade transitória entre a velha e nova escola, que se configura nebulosa e carente de uma renovação. Para tanto, reuniram-se neste evento sete Grupos de Pesquisa na área de Currículo, Didática e Formação de Professores para discutir e compartilhar pesquisas, reflexões e proposições sobre as temáticas sobre o currículo, as finalidades educativas da escola, a prática docente no Ensino Superior e na Educação Básica e o impacto das tecnologias, numa perspectiva de inovação para atender a demandas formativas do século XXI.

Os Grupos de Pesquisa que participaram do evento são: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS/Mackenzie); Contexto escolar, processos identitários na formação de professores e alunos da educação básica – (CEPId/ PUCSP); Teorias da Educação e Processos Pedagógico (TEPP/PUC-Goiás); Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/Unisinos); Paradigmas Educacionais e a Formação de Professores (Grupo I – PEFOP/PUCPR); Grupo de Estudos e Pesquisa Escola, Currículo e Conhecimento (ECCo/USP); Grupo de Estudos e Observatório do Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP) e Processos de Constituição do Sujeito em práticas educativas (PCSPE- PUC-Camp). 

Os resumos expandidos presentes nestes anais oferecem ao leitor a oportunidade de conhecer e aprofundar as temáticas das pesquisas apresentas e que são realizadas em diferentes instituições brasileiras que apontam caminhos, demandas e necessidades formativas e que nos dão pistas acerca de como aprofundar os temas e as parcerias estabelecidas neste importante evento. Ressalta-se que as opiniões e conclusões emitidas nos diversos trabalhos são de responsabilidade de seus autores exclusivamente. 

Boa leitura!

Marili Moreira da Silva Vieira 

Ana Lúcia de Souza Lopes

Gabriel Henrique de Oliveira 

Grupo GEICS 


Responsável

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA

GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CURRÍCULO E SOCIEDADE (GEICS)


Rua da Consolação, 930 - Prédio 16, primeiro andar

Consolação, CEP: 01302-907, São Paulo - SP - Brasil

Tel: (11) 2114 - 8710 e grupogeics@gmail.com


Não existem edições anteriores

PRESIDÊNCIA DO EVENTO
Profa. Dra. Marili Moreira da Silva Vieira
Profa. Me. Gabriel Henrique de Oliveira

COMISSÃO ORGANIZADORA DOS ANAIS
Profa. Dra. Ana Lucia de Souza Lopes - Presidente
Prof. Me. Gabriel Henrique de Oliveira
Sarah Lyns de Assis Nicolau

COMISSÃO CIENTÍFICA
Profa. Dra. Ana Lucia de Souza Lopes - Presidente
Profa. Dra. Aline Martins de Almeida
Profa. Dra. Danielle Girotti Callas
Profa. Me. Danielle Santos de Lima
Prof. Dr. Fabiano de Almeida Oliveira
Prof. Me. Fernando Silva Martins
Prof. Me. Gabriel Henrique de Oliveira
Profa. Ms. Jovanka Mariana de Genova Ferreira
Profa. Dra. Karen Niccoli Ramirez
Prof. Dr. Lamartine Gaspar de Oliveira
Profa. Me. Louise Teixeira Diório
Prof. Dr. Marcel Mendes
Prof. Me. Marcelo José Abreu Lopes
Profa. Dra. María Rebeca Ramírez Ramírez
Profa. Dra. Marili Moreira da Silva Vieira
Prof. Dr. Rafael Conde Barbosa
Prof. Dr. Sérgio Ribeiro Santos
Profa. Dra. Suzana Mesquita Barbosa
Profa. Dra. Vaner Silvia Soler Bianchi

COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof. Me. Gabriel Henrique de Oliveira (Coordenação Geral)
Profa. Dra. Ana Lucia de Souza Lopes
Profa. Me. Danielle Santos de Lima
Profa. Me. Louise Teixeira Diório
Sarah Lyns de Assis Nicolau

PALESTRANTES CONVIDADOS DO EVENTO
Profa. Dra. Alessandra Aparecida de Souza Gibello
Profa. Dra. Cláudia Valentina Assumpção Galian
Prof. Me. César Augusto Pimentel de Souza
Profa. Dra. Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Prof. Dr. José Carlos Libâneo
Profa. Dra. Lúcia Amante
Profa. Dra. Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas
Prof. Dr. Roberto Rafael Dias da Silva
Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco

GRUPOS DE PESQUISAS PARTICIPANTES
Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS/Mackenzie)
Contexto escolar, processos identitários na formação de professores e alunos da educação básica (CEPId/PUC-SP)
Teorias da Educação e Processos Pedagógico (TEPP/PUC-Goiás)
Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/Unisinos)
Paradigmas Educacionais e a Formação de Professores (Grupo I – PEFOP/PUC-PR)
Grupo de Estudos e Pesquisa Escola, Currículo e Conhecimento (ECCo/USP)
Grupo de Estudos e Observatório do Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP/Unifesp)
Processos de Constituição do Sujeito em práticas educativas (PCSPE/PUC-Camp)

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Rev. Prof. Dr. Robinson Grangeiro Monteiro (Chanceler)
Prof. Dr. Marco Tullio de Castro Vasconcelos (Reitor)
Prof. Dr. Cleverson Pereira de Almeida (Pró-Reitor de Extensão e Cultura)
Profa. Dra. Janette Brunstein (Pró-Reitora de Graduação)
Prof. Dr. Felipe Chiarello de Souza Pinto (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação)
Prof. Dr. Luiz Carlos Lemos Júnior (Pró-Reitor de Planejamento e Administração)
Prof. Dr. Wallace Tesch Sabaini (Pró-Reitor de Controle Acadêmico)
Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno (Diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia)
Profa. Dra. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura)

APOIO E REALIZAÇÃO
Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS/Mackenzie)
MackPesquisa
Chancelaria Mackenzie
Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC)
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Periodicidade da publicação
Anual
Idiomas
Português
Editor
Even3 - R. do Brum, 248 - Segundo andar - Recife, PE, 50030-260
Cultura digital e prática docente
Currículo e conhecimento escolar
Escola e Currículo: docência, visão de mundo e sociedade
Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas
Formação do educador para a interdisciplinaridade
Processos psicossociais na formação e no exercício profissional de educadores