CIÊNCIA E MEDICINA: O SURGIMENTO DO MERCADO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS PARA ALIMENTAÇÃO INFANTIL (1870-1920)

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-738-4

DOI
10.29327/165667.4-1  
Título do Trabalho
CIÊNCIA E MEDICINA: O SURGIMENTO DO MERCADO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS PARA ALIMENTAÇÃO INFANTIL (1870-1920)
Autores
  • Isabelli Meirelles Zacaron Grossi
Modalidade
Apresentação de comunicação
Área temática
11 - Modos de profissionalização, discursos médicos e mulheres de letras (Jurandir Malerba - UFRGS)
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivseoivencontroposgraduandos/474677-ciencia-e-medicina--o-surgimento-do-mercado-de-produtos-industrializados-para-alimentacao-infantil--(1870-1920)
ISBN
978-65-5941-738-4
Palavras-Chave
Aleitamento; amas de leite; alimentação infantil; industrializados; imprensa
Resumo
A alimentação infantil era uma preocupação notável em diversas teses médicas do século XIX, dividindo o aleitamento em três tipos: natural, artificial e misto. O natural por vezes designado de ‘mercenário’, consistia na amamentação realizada por amas de leite, sendo constantemente contratadas por meio de anúncios de jornal ou de uma agência de aluguel. A existência de amas de leite escravizadas em jornais abolicionistas como a Gazeta de Noticias indicava a importância dos anúncios para a manutenção do periódico devido à sua força monetária, tornando evidente a tensão entre o financiamento e os ideais. A partir desse estudo acerca dos anúncios de amas de leite, foi possível observar o crescimento de anúncios relacionados ao aleitamento artificial. Produtos industrializados como o leite condensado e a farinha láctea passaram a ganhar destaque a partir da década de 1870. Posto isto, o objetivo da pesquisa reside em compreender a inserção de alimentos industrializados para a alimentação infantil entre 1870 e 1920. Ao utilizar como fonte teses médicas e jornais do período para investigar o que os médicos falavam sobre alimentos artificiais, buscarei averiguar se os anúncios estavam em sintonia com os ideais defendidos pelos médicos. Nesse contexto será analisado como a inserção de alimentos artificiais para crianças alterou a alimentação infantil e as relações sociais no final do Oitocentos e no início do século XX. A partir desse tema, a pergunta problematizadora consiste em: a condenação do uso de amas de leite e a valorização do aleitamento materno exerceu influências no surgimento desse mercado novo de produtos industrializados? A principal hipótese trata-se que a valorização do aleitamento materno e a consequente, condenação da ama de leite estejam relacionadas com o mercado de produtos industrializados para alimentação artificial. A outra hipótese consiste no fato que, apesar do discurso médico insistir na superioridade do leite materno, o aleitamento artificial aumentou. Para a realizar esse estudo, utilizarei como fonte os jornais Gazeta de Noticias (1875-1919), Jornal do Commercio (1870-1899), Jornal do Brasil (1890-1920), O Paiz (1884-1919) e A Noticia (1894-1916). A escolha por esses jornais deve-se ao alto número de entradas no buscador da Hemeroteca Digital Nacional para os termos “farinha láctea” e “leite condensado”, podendo trazer um vasto material para a proposta da pesquisa. Desse modo, constituem uma fonte propícia para o estudo do tema que a pesquisa propõe. Ao observar os anúncios e outras seções será possível verificar como os alimentos industrializados eram apresentados nos artigos noticiosos, bem como examinar diferenças e semelhanças entre os jornais. Além do mais, as teses de medicina mostram-se essenciais para essa análise à medida que podemos observar as tentativas de desqualificação da ama e a valorização do aleitamento materno, assim como o que era falado sobre os produtos alimentícios infantis.
Título do Evento
IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

GROSSI, Isabelli Meirelles Zacaron. CIÊNCIA E MEDICINA: O SURGIMENTO DO MERCADO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS PARA ALIMENTAÇÃO INFANTIL (1870-1920).. In: Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO). Anais...Campinas(SP) Unicamp, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSEOIVEncontroPosGraduandos/474677-CIENCIA-E-MEDICINA--O-SURGIMENTO-DO-MERCADO-DE-PRODUTOS-INDUSTRIALIZADOS-PARA-ALIMENTACAO-INFANTIL--(1870-1920). Acesso em: 26/12/2024

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