“O SEGREDO PARA EDUCAR AS NAÇÕES”: A MISSÃO CAPUCHINHA EM ITAMBACURI, MINAS GERAIS (1873-1893)

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-738-4

Título do Trabalho
“O SEGREDO PARA EDUCAR AS NAÇÕES”: A MISSÃO CAPUCHINHA EM ITAMBACURI, MINAS GERAIS (1873-1893)
Autores
  • Geisa Nascimento de Oliveira
Modalidade
Apresentação de comunicação
Área temática
19 - Igreja, Estado e atuação na vida coletiva (Alexandre Mansur - UFJF)
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivseoivencontroposgraduandos/481387-o-segredo-para-educar-as-nacoes--a-missao-capuchinha-em-itambacuri-minas-gerais-(1873-1893)
ISBN
978-65-5941-738-4
Palavras-Chave
Capuchinhos; Ultramontanismo; Itambacuri; Educação.
Resumo
Esta pesquisa dedica-se em analisar a política ultramontana da Igreja Católica, predominante no século XIX, que tinha como objetivo o fortalecimento da Igreja Católica, opondo-se às ideias liberais. Tal análise nos permitirá compreender a política de catequização e civilização indígena em Itambacuri, empregada pelos freis capuchinhos entre 1873 e 1893, analisando seu caráter educacional como elemento de fortalecimento e manutenção do cristianismo. Considerando que, a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos foi escolhida pelo Papa Pio IX para retomar o serviço da catequese e civilização indígena no Brasil a partir da década de 1840. A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica e a análise documental de fontes capuchinhas, com o objetivo de identificar aspectos da política ultramontana na educação praticada no Aldeamento Nossa Senhora dos Anjos do Itambacuri. Buscamos então responder: qual a ligação entre os Capuchinhos e o Ultramontanismo e de qual forma ela influenciou a educação na Missão capuchinha em Itambacuri entre os anos de 1873 e 1893. No aldeamento existiam duas escolas que atendiam meninas e meninos separadamente, mas eram mistas no atendimento de crianças indígenas e filhos de não índios. As escolas tinham como objetivo facilitar o convívio e a assimilação da doutrina e cultura cristã pelos indígenas e não indígenas. Os capuchinhos acreditavam ser mais fácil dominar e ensinar o índio por meio da repetição/reprodução de comportamentos. Assim, os capuchinhos seguiam a Missão de evangelizar e fortalecer o cristianismo por meio da catequese, civilização e conformação ao trabalho, e os índios mantinham-se ou não aldeados em face das condições impostas no aldeamento, tendo como objetivo a preservação física e social das etnias presentes no Itambacuri.
Título do Evento
IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Geisa Nascimento de. “O SEGREDO PARA EDUCAR AS NAÇÕES”: A MISSÃO CAPUCHINHA EM ITAMBACURI, MINAS GERAIS (1873-1893).. In: Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO). Anais...Campinas(SP) Unicamp, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSEOIVEncontroPosGraduandos/481387-O-SEGREDO-PARA-EDUCAR-AS-NACOES--A-MISSAO-CAPUCHINHA-EM-ITAMBACURI-MINAS-GERAIS-(1873-1893). Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes