. O ELEMENTO CÔMICO ATRAVÉS DE UMA MÁSCARA: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA CRIATIVA PARA A PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS.

Publicado em 19/01/2017 - ISSN: 21769516

Título do Trabalho
. O ELEMENTO CÔMICO ATRAVÉS DE UMA MÁSCARA: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA CRIATIVA PARA A PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS.
Autores
  • ELISON OLIVEIRA FRANCO
Modalidade
GT Pedagogia das Artes Cênicas
Área temática
Processos de criação em campo expandido – trabalho de campo, imersões, itinerâncias, ações em tempo real
Data de Publicação
19/01/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ixcongressoabrace/31737--o-elemento-comico-atraves-de-uma-mascara--compartilhando-uma-experiencia-criativa-para-a-pedagogia-das-artes-cen
ISSN
21769516
Palavras-Chave
Cômico, máscara, criação, metodologia, Pedagogia das Artes Cênicas.
Resumo
RESUMO Além de gênero teatral, o cômico pode funcionar como um fenômeno antropológico no processo de ensino-aprendizagem das Artes Cênicas, considerando a influência que o contexto sociocultural dos alunos e do arte-educador exerce nas criações artístico-pedagógicas levantadas em sala de aula. Para tanto, nesta conversa, apresento a experiência que tive com alunos do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal, cujo uso da máscara, enquanto procedimento metodológico, auxiliou no domínio do foco, na exploração da expressividade corporal dos estudantes e no aproveitamento e desdobramentos da performatividade do elemento cômico em cena. Palavras-chave: Cômico, máscara, criação, metodologia, Pedagogia das Artes Cênicas. ABSTRACT In addition to the theatrical genre, the comic can function as an anthropological phenomenon in the process of teaching and learning in Performing Arts, considering the influence the socio-cultural context from the students and from the art educator exercises in artistic and pedagogical creations arisen in the classroom. Therefore, in this conversation, I present the experience I had with high school students in a public school in the Federal District of Brazil, in which the use of the mask, as a methodological procedure, assisted in focus control, body expressiveness exploration and in the use and the development performativity of the comic element in scene. Keywords: Comic, mask, creation, methodology, Pedagogy of Performing Arts. RESUMEN Además de género teatral, el cómico puede funcionar como un fenómeno antropológico en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las artes escénicas, teniendo en cuenta la influencia que el contexto sociocultural de los estudiantes y del educador ejerce en las creaciones artísticas y pedagógicas planteadas en las clases de Teatro. Por lo tanto, en esta conversación, muestro la experiencia que tuve con los estudiantes de la escuela media en una escuela pública en el Distrito Federal, cuyo uso de la máscara, como un procedimiento metodológico, contribuyó en el dominio del foco, en la exploración de la expresividad corporal de los estudiantes y en el uso y en los desarrollos de la performatividad del elemento cómico en la escena. Palabras-clave: Cómico, máscara, creación, metodología, Pedagogía de las Artes Escénicas.
Título do Evento
IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - Poéticas e estéticas descoloniais – artes cênicas em campo expandido
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FRANCO, ELISON OLIVEIRA. . O ELEMENTO CÔMICO ATRAVÉS DE UMA MÁSCARA: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA CRIATIVA PARA A PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS... In: Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2017. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IXCongressoABRACE/31737--O-ELEMENTO-COMICO-ATRAVES-DE-UMA-MASCARA--COMPARTILHANDO-UMA-EXPERIENCIA-CRIATIVA-PARA-A-PEDAGOGIA-DAS-ARTES-CEN. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes