A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS ADAPTADOS PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROJETO COAMAR

Publicado em 05/12/2018 - ISSN: 2175-9162

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS ADAPTADOS PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROJETO COAMAR
Autores
  • Simone De Mamann Ferreira
  • helen denise daneres lemos
  • Maria Cristina de Souza Santos
  • Maria Cidral
  • Carlos Ernesto Veloso Castro
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
GT 5 – EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESCOLARIZAÇÃO
Data de Publicação
05/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ixsimfop/125216-a-importancia-da-organizacao-e-criacao-de-materiais-e-recursos-adaptados-para-estudantes-da-educacao-especial--pr
ISSN
2175-9162
Palavras-Chave
Materiais adaptados. Público alvo da Educação Especial, Projeto COAMAR
Resumo
1. Introdução A educação inclusiva traz à tona a inserção da diversidade humana, exigindo das instituições escolares uma reorganização que inclua aos estudantes e docentes, de acordo com as suas necessidades. Com o advento da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), que trata a respeito do direito à Educação para todos, no espaço escolar, independente de qualquer condição alheia, o documento norteador da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) realiza indicações imprescindíveis para a organização dos sistemas de ensino para receber alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), de forma a atender às suas especificidades. Convergindo com tais políticas, o projeto de pesquisa e extensão “Organização, Criação e Adaptação de Materiais e Recursos Pedagógicos para Estudantes Público Alvo da Educação Especial do CA/UFSC” (COAMAR), corrobora com o viés da organização, criação e adaptação de materiais e recursos acessíveis e importantes para o docente em sala de aula, de maneira a repensar a sua metodologia e fazer uso de diversos meios que contribuam para seu planejamento e processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes. 2. Materiais e métodos Como objetivo principal do projeto, destacam-se: organizar um acervo, criar novos materiais e adaptar os já existentes, bem como, manter a sua manutenção; pensando nos estudantes público-alvo da Educação Especial do Colégio de Aplicação da UFSC, mas com objetivo de utilizar com todos os demais sem deficiência. O primeiro processo ocorreu com a organização de um espaço físico na biblioteca setorial do CA e catalogação dos recursos e atividades pedagógicas (adaptados ou não) já existentes, visando facilitar a busca e acesso. Parte disso desenvolveu-se entre 2016 e 2017 e manteve-se em 2018, porém com enfoque à parte. Foi criado um site para a divulgação das atividades do projeto portal COAMAR, onde estão inseridos através de fichas, parte do acervo presente nas dependências do CA/UFSC e os recursos e materiais da sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE. Paralelamente à pesquisa, o projeto atua na formação continuada realizando oficinas de criação e adaptação de materiais adaptados para professores das redes: estadual, municipal e privada de ensino e professores do CA. 3. Resultados No primeiro semestre de 2018, utilizou-se questionários semiestruturados, para coleta das informações que permearam o perfil dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental do CA/UFSC, para posterior categorização e análise de campo (Bogdan; Biklen, 1994). Nesse estudo destacaram-se a relevância que os estudantes dão à presença de materiais e recursos mediadores do aprendizado e à forma que aprendem melhor no ambiente escolar. As opções mais apontadas nos questionários foram os recursos audiovisuais (filmes), a presença do professor como mediador do aprendizado e o uso de recursos como jogos pedagógicos. Neste segundo semestre, a equipe de pesquisadores e bolsistas do projeto estão criando um jogo virtual para aplicabilidade junto às turmas de 8º e 9º anos do CA/UFSC, como forma de finalizar a pesquisa com relação ao uso de jogos, materiais e recursos como apoio no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com ou sem deficiência. 4. Discussão Este projeto respeita as orientações indicadas no documento da Política Nacional de Educação Especial (2008), especialmente quanto a organização de materiais e recursos que colaboram com os processos de formação dos estudantes. “Os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma a atender as necessidades educacionais de todos os estudantes.” (BRASIL, 2008, p.13) As oportunidades de participação e envolvimento da comunidade escolar na produção e uso de materiais, recursos e atividades que implementem diversas tecnologias à educação, constituem este projeto já que promove o crescimento e ressignificação metodológica na escola, desta forma as adaptações curriculares são necessárias: Teremos nas adaptações curriculares um conjunto de modificações que se realiza nos objetivos, conteúdos, critérios e procedimentos de avaliação, atividades e metodologias para atender às diferenças individuais dos estudantes. (FIGUEIRA, 2012, p. 86). 5. Conclusões A escola inclusiva desempenha um papel fundamental na apropriação do conhecimento, seja qual for a diferença apresentada pelo estudante, este espaço educativo promove condições de plena participação e pertencimento escolar. É essencial para os docentes, momentos de compartilhamento de ideias, confecção de materiais, jogos pedagógicos e espaço para ouvir e serem ouvidos, que expressem dúvidas e conhecimentos com relação ao seu trabalho efetivo nas escolas, promovendo a prática pedagógica inclusiva e qualificando saberes no âmbito escolar. A criação de jogos e recursos pedagógicos passa pela intencionalidade de ensinar a todos com acessibilidade ao conhecimento e funcionalidade dos instrumentos dinamizados. Os princípios inclusivos na criação ou adaptação de jogos os tornam apropriados para as peculiaridades e de modo geral para o coletivo. 6. Fomento O projeto conta com a contratação de dois bolsistas do Programa de Bolsas de Extensão – PROBOLSAS, Pro – Reitoria de Extensão – PROEX da UFSC, no ano de 2018. Uma bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Estágios – PIBE – Pró - Reitoria de Graduação – PROGRAD que também atua no projeto. 7. Referências BRASIL, Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2008. FIGUEIRA, E. O que é Educação Inclusiva. São Paulo: Brasiliense, 2011.
Título do Evento
IX SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUAL CONJUNTURA NACIONAL e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas
Cidade do Evento
Tubarão
Título dos Anais do Evento
Anais do IX SIMFOP - Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura Nacional e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Simone De Mamann et al.. A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS ADAPTADOS PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROJETO COAMAR.. In: Anais do IX SIMFOP - Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura Nacional e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas. Anais...Tubarão(SC) UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ixsimfop/125216-A-IMPORTANCIA-DA-ORGANIZACAO-E-CRIACAO-DE-MATERIAIS-E-RECURSOS-ADAPTADOS-PARA-ESTUDANTES-DA-EDUCACAO-ESPECIAL--PR. Acesso em: 28/04/2025

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