VELOCIDADE DE LEITURA ORAL DE TEXTO: CONTRIBUIÇÕES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA NO 3º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
VELOCIDADE DE LEITURA ORAL DE TEXTO: CONTRIBUIÇÕES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA NO 3º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Carolina Lopes Maciel
  • Mariane Lopes Bechuate
  • Natália Knupp Souza
  • Victoria Azevedo Lima Dos Santos
  • Jane Correa
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Psicologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/314864-velocidade-de-leitura-oral-de-texto--contribuicoes-da-consciencia-fonologica-e-da-consciencia-morfologica-no-3-e
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
consciência morfológica, velocidade de leitura textual, consciência fonológica
Resumo
Para a alfabetização, é fundamental o papel da consciência fonológica - habilidade de refletir sobre os sons da fala (Soares, 2020). Entretanto, em línguas de ortografia irregular, o papel da consciência morfológica - capacidade de refletir sobre os morfemas - é também muito investigado, pois várias irregularidades fonográficas podem ser explicadas pela morfologia. Em línguas mais regulares, como no Português Brasileiro (PB), discute-se se a contribuição da consciência morfológica para a leitura seria inicial ou tardia, observada em anos escolares ulteriores. Assim, é importante investigar no PB o papel da consciência fonológica e da consciência morfológica para o aprendizado da leitura. A fluência de leitura disponibiliza recursos cognitivos para a compreensão do texto, habilidade fundamental para o sucesso escolar (Correa, J; Ramires-Santana, 2019). Para se ler fluentemente, é importante considerar a velocidade de leitura e seus correlatos. O presente estudo buscou investigar a contribuição da consciência fonológica e consciência morfológica para a velocidade de leitura oral textual de crianças segundo a escolaridade. Foram entrevistadas individualmente 41 crianças do 3º ano, e 40 do 5º ano do ensino fundamental, tendo sido solicitadas a realizar: a leitura oral de uma fábula, uma tarefa de consciência fonológica (substituição de fonemas) e outra de consciência morfológica (analogia - morfologia derivacional). Na tarefa de consciência fonológica, a criança deveria subtrair um determinado fonema da palavra, enunciando a palavra formada por esta subtração. Na tarefa de consciência morfológica, era apresentado um par de palavras com um padrão de transformação de natureza derivacional entre elas (carteiro - carta). Em seguida, uma terceira palavra era apresentada, e a criança tinha que realizar a transformação morfológica adequada (sapateiro - ?). A velocidade de leitura textual foi avaliada pelo número de palavras lidas por minuto. Os resultados revelaram correlação significativa entre velocidade de leitura e os escores na tarefa de consciência fonológica no 3º ano, porém não entre velocidade de leitura e o desempenho na tarefa de consciência morfológica. Já no 5º ano, a velocidade de leitura se correlacionou significativamente apenas com os escores da tarefa de consciência morfológica. Os alunos do 3º ano, sendo leitores menos experientes, utilizam-se, prioritariamente, da rota fonológica na leitura. Em contrapartida, no 5º ano, com a automaticidade em estabelecer as correspondências grafofonêmicas, a consciência morfológica passa a ter maior influência na velocidade de leitura de texto. Assim, o conhecimento sobre a estrutura morfológica da palavra apresenta maior contribuição para o desempenho em velocidade de leitura textual em função do avanço da escolaridade, por meio da automaticidade da rota fonológica de leitura e das experiências da criança em contextos de letramento. Referências Bibliográficas Correa, J; Ramires-Santana, G . Fluência de leitura: o que é?A que serve? Como a desenvolver?. In: Maria José dos Santos; Sylvia Domingos Barrera. (Org.). Aprender a ler e escrever: bases cognitivas e práticas pedagógicas. 1ed.São Paulo: Vetor, 2019, v. 1, p. 223-244. SOARES, M. Alfaletrar: toda crianc¸a pode aprender a ler e a escrever. Sa~o Paulo: Contexto, 2020
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACIEL, Carolina Lopes et al.. VELOCIDADE DE LEITURA ORAL DE TEXTO: CONTRIBUIÇÕES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA NO 3º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/314864-VELOCIDADE-DE-LEITURA-ORAL-DE-TEXTO--CONTRIBUICOES-DA-CONSCIENCIA-FONOLOGICA-E-DA-CONSCIENCIA-MORFOLOGICA-NO-3-E. Acesso em: 14/12/2025

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