ATLAS-MEMÓRIA DA ESCOLA PANDÊMICA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ATLAS-MEMÓRIA DA ESCOLA PANDÊMICA
Autores
  • Maria Carolina Goulart da Silva Pires
  • Waldmir Nascimento Araújo Neto
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/314947-atlas-memoria-da-escola-pandemica
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Pandemia, Escola, Atlas, Formação de Professores
Resumo
O presente trabalho se situa num projeto de investigação em curso, cujo objeto é a memória de professoras e professores sobre a escola na pandemia, em diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro, registrada por meio de entrevistas remotas com o objetivo geral de perceber quais elementos emergem ao serem perguntados sobre suas dinâmicas e formas de condução das atividades docentes nesse período. Usamos como método a produção de documento visual (filme) para agregar tematicamente, em um ou mais volumes, os atravessamentos de sentido manifestados pelos depoentes nessas vivências escolares pandêmicas, e pós-pandêmicas. Lançamos mão do conceito de Atlas, situado na obra de Georges Didi-Huberman (2018), como fundamento teórico para montagem do produto visual, ao retomar e re-interpretar o Atlas Mnemosyne de Aby Warburg (1866-1929) para tornar visível esses professores como sujeitos desse momento histórico. O produto visual funciona em sentido cartográfico, tal e qual um Atlas original, ao explorar como significados são constituídos pelo movimento de temas e relatos dessas formas de ensinar. Inspirados em Warburg, criamos um “espaço-pensamento” dinâmico onde imagens se misturam com relatos e narrativas, já históricas, das forças subjetivas que moldam os sujeitos da prática docente sobre sua prática. O universo da pesquisa, até agora, compreende duas professoras e um professor, regentes em municípios diferentes, nas redes pública e privada. As entrevistas são abertas e buscam recuperar a memória (MOURA; ROCHA, 2017). O método de análise envolve codificação e segmentação das entrevistas em unidades de sentido sobre os significados que a equipe atribui às dimensões da práxis escolar e suas implicações no processo de organização da escola/atividade docente naquele momento da pandemia (GIESEN; ROESER, 2020). Do objetivo geral, desdobraram-se os seguintes objetivos específicos: 1. Apontar elementos para reflexão na formação inicial de professores sobre a transposição desses episódios como unidades de estudo; 2. Compreender os significados que dão às dimensões da práxis nesse momento de pandemia; e 3. Apontar quais dimensões da gestão e da práxis escolar serão arrastadas para os próximos momentos, ou se esse pode vir a ser um momento de ruptura no agir escolar. A análise da codificação realizada para a montagem nos colocou três questões emergentes nos relatos de memória: (i) a escola pública como espaço que transcende a formação disciplinar, lugar que também provê alimento, e é o único lugar de estudo; (ii) a incapacidade da gestão de tecer relações na totalidade; (iii) o deslocamento de estudantes da escola privada para a pública. Ao final desde momento concluímos que o projeto "Atlas-Memória Pandêmico” se manifesta como observatório que permite a criação de pontos de contato importantes com a formação inicial de professores, através da criação de temas de estudo sobre esse momento singular. DIDI-HUBERMAN, G. Atlas, or the anxious gay science. London: University of Chicago Press, 2018. GIESEN, L.; ROESER, A. Structuring a Team-Based Approach to Coding Qualitative Data. International Journal of Qualitative Methods, 2020, v. 19, n. 3, p. 1-7. MOURA, F. A.; ROCHA, L. L. F. Memória e história: entrevista como procedimento de pesquisa em Comunicação. Revista Comunicação Midiática, 2017, v. 12, n. 2, p. 161-176.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PIRES, Maria Carolina Goulart da Silva; NETO, Waldmir Nascimento Araújo. ATLAS-MEMÓRIA DA ESCOLA PANDÊMICA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/314947-ATLAS-MEMORIA-DA-ESCOLA-PANDEMICA. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes