A IMPORTÂNCIA DA DISSECAÇÃO CADAVÉRICA, ASSOCIADA A NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, NO ENSINO DA ANATOMIA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA DISSECAÇÃO CADAVÉRICA, ASSOCIADA A NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, NO ENSINO DA ANATOMIA
Autores
  • Vinícius Dias Amancio
  • Lucas Telles Machado
  • Guilherme Bustamante De Magalhães Araujo
  • Emmanuel Germano Vieira Rodrigues
  • Fernando Eduardo Zikan
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Fisioterapia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/315180-a-importancia-da-dissecacao-cadaverica-associada-a-novas-ferramentas-tecnologicas-no-ensino-da-anatomia
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Anatomia, Dissecação Cadavérica, Ensino Remoto
Resumo
INTRODUÇÃO: A dissecção cadavérica (DC) é uma importante ferramenta de estudo da anatomia e contribui para o conhecimento geral dos acadêmicos dos cursos da saúde. Os professores de anatomia afirmam que a DC deve ser usada como ferramenta essencial para reforçar as informações obtidas em sala de aula teórica, possibilitando aos alunos um olhar mais amplo e crítico acerca do estudo do corpo humano. Docentes e profissionais da saúde concordam que a prática com DC vai além do conhecimento teórico, abordando conceitos humanísticos e éticos sobre: vida e morte (Estai M 2016¹); cuidado e sensibilidade (Kumar 2017²; Nobeschi et al. 2018³). Questiona-se, portanto, a eficiência do aprendizado on-line, através de outras metodologias, na formação plena de futuros profissionais de saúde durante o período da pandemia. OBJETIVO: Relatar e discutir a importância da DC, relacionada à tecnologias de ensino remoto, no ensino da anatomia durante o período da pandemia. MÉTODO: Trata-se de um relato de caso, a partir da experiência de um grupo de quatro alunos do curso de Fisioterapia da UFRJ envolvidos em projeto de dissecação cadavérica realizado no Anatômico do Laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas do CCS-UFRJ, a partir de roda de conversa em reuniões virtuais para debate, descrevendo suas impressões entre o ensino de anatomia e sua formação profissional. Realizado por metodologia qualitativa, com análise do discurso, realizado em 2019 e 2020, momento em que houve o aprofundamento de conceitos de ensino e experiência sensorial entre os alunos e suas peças cadavéricas. Nas reuniões do grupo, foram relatados temas que ultrapassam as questões teóricas e mecânicas das atividades de ensino da anatomia, como sensibilização, noção espacial, relações humanas, sentido de vida e morte. A noção de profundidade, possibilitada na DC, foi relatada nos discursos a partir das características tanto física, de tridimensionalidade corporal e relação dos tecidos corporais, sendo relacionada à inclusão de temas humanísticos e emocionais. RESULTADO: Aprofundar-se no conceito tridimensional do corpo e seus tecidos abordando os benefícios do aprendizado baseado em resolução de problemas, incluindo os aspectos humanísticos, permitem uma proximidade do ensino com DC da prática clínica. Esse aprofundamento ficou evidente nos relatos, onde apareciam frequentes termos de valorização do ensino da anatomia, interação entre básico-clínica e das variáveis interpessoais e humanas durante o ensino. Os relatos apontaram também em temas como uso de ferramentas avançadas de aprendizado, que simulam e permitem avanços no ensino mas não podem substituir a DC. O aprendizado, que esta vivência com a DC possibilita, estabelece a interação entre os conhecimentos objetivos dos tecidos corporais e suas profundidades, com a complexidade do estudo clínico em saúde. Prática esta que não é possível durante o ensino remoto, tornando-o limitador de experiências práticas fundamentais na formação do profissional de saúde. CONCLUSÃO: Nosso relato aponta para o caminho de um ensino presencial com DC indispensável; influenciando positivamente o desenvolvimento profissional e pessoal do estudante. A pandemia trouxe uma reflexão sobre a importância do ensino presencial da anatomia, uma vez que o ensino remoto acarreta prejuízo no aprendizado desta, impactando no ensino de técnicas e práticas fisioterapêuticas que serão desenvolvidas ao longo do curso no pós pandemia. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Estai M, Bunt S. Best teaching practices in anatomy education: A critical review. Ann Anat. 2016. v. 208, p.151-157. Kumar N, Rahman E. Effectiveness of teaching facial anatomy through cadaver dissection on aesthetic physicians' knowledge. Adv Med Educ Pract. 2017. v. 8, p. 475-480. Nobeschi L, Lombardi LA, Raimundo RD. Avaliação Sistemática da Dissecação como método de ensino e aprendizagem em Anatomia Humana. Revista Eletrônica Pesquiseduca 2018. v.10, n. 21, p. 420-432.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AMANCIO, Vinícius Dias et al.. A IMPORTÂNCIA DA DISSECAÇÃO CADAVÉRICA, ASSOCIADA A NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, NO ENSINO DA ANATOMIA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/315180-A-IMPORTANCIA-DA-DISSECACAO-CADAVERICA-ASSOCIADA-A-NOVAS-FERRAMENTAS-TECNOLOGICAS-NO-ENSINO-DA-ANATOMIA. Acesso em: 28/04/2025

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