MÍDIA E POLÍTICA: CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE SADDAM HUSSEIN NA IMPRENSA ESTADUNIDENSE (1980-1995)

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
MÍDIA E POLÍTICA: CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE SADDAM HUSSEIN NA IMPRENSA ESTADUNIDENSE (1980-1995)
Autores
  • Anna Beatriz Cardoso Teixeira
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/História
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317695-midia-e-politica--construcao-da-imagem-de-saddam-hussein-na-imprensa-estadunidense-(1980-1995)
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Saddam Hussein, representação, imprensa, Estados Unidos.
Resumo
A presente pesquisa tem o intuito de analisar as representações de Saddam Hussein na imprensa norte-americana durante o período da Guerra Irã-Iraque e Guerra do Golfo. Para isso, trarei dois jornais tradicionais estadunidenses para compor a análise: The New York Times e Foreign Affairs. Ambas nos fornecem materiais essenciais e possuem ampla circulação nos EUA, portanto, suas publicações causam impacto social ao mesmo tempo que relatam a situação da política externa norte-americana. No contexto logo após a Revolução Iraniana em 1979, Saddam se torna uma figura central para o enfraquecimento da mesma. Nesse momento, ele é considerado nos EUA como um forte aliado na luta contra a barbárie. Podemos observar que o modo optado pela imprensa para a representação de sua imagem diz muito do direcionamento da política norte americano naquele período. Apresentarei fontes que comprovam a mudança no tom, principalmente, após o fim o conflito e a decisão de Saddam Hussein de invadir o Kuwait. Com essa decisão, Saddam se torna o símbolo da maldade e o inimigo do Ocidente. É necessário observar que não houve mudança nos seus atos, ele já utilizava armas para o controle da própria população e armas pesadas contra os iranianos, porém isso só se tornou um problema para os EUA na ameaça de seu interesse na região. A pesquisa se encontra ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos dos autores Douglas Kellner (Cultura da Mídia), Tania Regina de Luca (História dos, nos e por meio dos periódicos) e Maria Helena Rolim Capelato (Imprensa e História do Brasil), pois acreditamos que são fundamentais para a análise da imprensa na construção da imagem de Saddam Hussein. Além disso, para embasar meus argumentos a respeito da política externa norte americana pretendo utilizar Cristina Pecequilo (A Política Externa dos Estados Unidos) de modo a explicar as decisões dos governos no contexto das guerras citadas. Nosso objetivo consiste justamente na análise da imprensa que comprove a alteração da representação de Saddam Hussein e até que ponto a mídia e a política caminham em harmonia para criação e construção de determinada imagem. Referência Bibliográfica: KELLNER, Douglas, A cultura da Mídia, São Paulo: EDUSC, 2001. LUCA, Tânia Regina de. “História dos, nos e por meio dos periódicos”. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006. PECEQUILO, Cristina Soreanu. A Política Externa dos Estados Unidos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TEIXEIRA, Anna Beatriz Cardoso. MÍDIA E POLÍTICA: CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE SADDAM HUSSEIN NA IMPRENSA ESTADUNIDENSE (1980-1995).. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317695-MIDIA-E-POLITICA--CONSTRUCAO-DA-IMAGEM-DE-SADDAM-HUSSEIN-NA-IMPRENSA-ESTADUNIDENSE-(1980-1995). Acesso em: 26/04/2025

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