ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DA VELOCIDADE E DO TRANSPORTE DE VOLUME DA CORRENTE DO BRASIL AO LONGO DA RADIAL NOAA AX97: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE REFERÊNCIA, DA SALINIDADE E DA EQUAÇÃO DA QUEDA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DA VELOCIDADE E DO TRANSPORTE DE VOLUME DA CORRENTE DO BRASIL AO LONGO DA RADIAL NOAA AX97: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE REFERÊNCIA, DA SALINIDADE E DA EQUAÇÃO DA QUEDA
Autores
  • Ingrid Trindade da Silva
  • Samantha Bárbara de Oliveira Cruz
  • Mauro Cirano
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Oceanografia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317785-analise-de-sensibilidade-da-velocidade-e-do-transporte-de-volume-da-corrente-do-brasil-ao-longo-da-radial-noaa-ax
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Oceanografia Física, Corrente do Brasil, XBT, transporte de calor, Análise de sensibilidade, nível de referência, equação de queda
Resumo
O presente estudo é parte do projeto MOVAR (MOnitoramento da VAriabilidade Regional do transporte de calor e volume na camada superficial do oceano Atlântico Sul entre o Rio de Janeiro e a Ilha da Trindade) e vem sendo realizado no Laboratório de Oceanografia Física (LOF/IGEO/UFRJ). O projeto MOVAR visa estimar o transporte de volume e calor da Corrente do Brasil (CB), a partir de perfis de temperatura coletados por batitermógrafos descartáveis (XBTs) ao longo da radial NOAA AX97 (transecto de alta densidade no Atlântico Sul), que representa o mais longo monitoramento continuado da CB. Dados de XBT são amplamente utilizados desde a década de 1960 e milhões de perfis foram coletados desde então em várias linhas de monitoramento. Como o XBT não possui sensor de pressão, a profundidade (D) é estimada pelo tempo (t) através da equação de queda: D = At - Bt2, onde A (velocidade inicial do XBT) e B (a aceleração do XBT) são constantes estipuladas pelo fabricante do equipamento. Entretanto, a partir de 1970, pesquisadores começaram a identificar vieses nos dados de temperatura e na profundidade inferida. Desde então, pesquisas comparando dados de XBT com dados coletados por equipamentos mais precisos (e.g. CTD) foram realizadas para identificar os vieses nos dados coletados com XBT e foram implementados alguns métodos de correção destes dados. O objetivo do presente estudo é comparar dois métodos usados para inferir a profundidade, dois métodos usados para inferir a salinidade e três métodos utilizados para inferir o nível de referência. Considerando-se os métodos adotados, o transporte de volume da CB será obtido com base na integração ao longo da coluna d’água da componente da velocidade normal à radial AX97. Para a estimativa da profundidade, foram utilizadas a equação de queda do fabricante e a equação de queda sugerida a comunidade científica pelo “XBT Science Team” (Cheng et al., 2014). Para a estimativa da salinidade, foram utilizadas uma equação polinomial de quinto grau e uma equação introduzindo a sazonalidade para o cálculo. Já para o cálculo geostrófico, serão utilizados o nível de não-movimento fixado em 400 m e ao longo da isopicnal de s_? = 26,8 kg/m (Lima et al., 2016), assim como um nível de movimento conhecido utilizando-se a topografia dinâmica, cuja metodologia é descrita em Goes et al (2019). Por fim, a comparação entre ambos os métodos com a velocidade superficial da AVISO nos permitirá avaliar com maior precisão a sensibilidade do transporte da CB a estes parâmetros, estimando assim a confiabilidade das estimativas da CB. Compreender a influência de ambos os métodos nestes cálculos e verificar onde estas mudanças são mais significativas é crucial para a geração de resultados cada vez mais confiáveis. Referências: Cheng L, Zhu J, Cowley R, Boyer T, Wijffels S (2014) Time, probe type and temperature variable bias corrections to historical expendable bathythermograph observations. J Atmos Oceanic Technol, 31, 1793–1825. doi:10.1175/JTECH-D-13-00197.1 Goes M, Cirano M, Mata M M, Majumder S (2019) Long-term monitoring of the Brazil Current transport at 22°S from XBT and altimetry data: seasonal, interannual and extreme variability. J. Geophys. Res: Oceans, 124, https://doi.org/10.1029/2018JC014809. Lima M O, Cirano M, Mata M M, Goes M, Goni G, Baringer M (2016) An assessment of the Brazil Current baroclinic structure and variability near 22° S in Distinct Ocean Forecasting and Analysis Systems. Ocean Dynamics, 66, 893-916.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Ingrid Trindade da; CRUZ, Samantha Bárbara de Oliveira; CIRANO, Mauro. ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DA VELOCIDADE E DO TRANSPORTE DE VOLUME DA CORRENTE DO BRASIL AO LONGO DA RADIAL NOAA AX97: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE REFERÊNCIA, DA SALINIDADE E DA EQUAÇÃO DA QUEDA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317785-ANALISE-DE-SENSIBILIDADE-DA-VELOCIDADE-E-DO-TRANSPORTE-DE-VOLUME-DA-CORRENTE-DO-BRASIL-AO-LONGO-DA-RADIAL-NOAA-AX. Acesso em: 26/04/2025

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