O BRT-TRANSCARIOCA, UMA ANÁLISE À LUZ DO URBANISMO INDUZIDO PELO TRANSPORTE: PROJETO E MERCADO DE IMÓVEIS NOVOS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O BRT-TRANSCARIOCA, UMA ANÁLISE À LUZ DO URBANISMO INDUZIDO PELO TRANSPORTE: PROJETO E MERCADO DE IMÓVEIS NOVOS
Autores
  • Claudio Gazaneo Barboza
  • Mariana Assumpção
  • Rodrigo d'Avila Almeida
  • Profª. Drª. Fabiana Izaga (UFRJ)
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317960-o-brt-transcarioca-uma-analise-a-luz-do-urbanismo-induzido-pelo-transporte--projeto-e-mercado-de-imoveis-novos
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
BRT Transcarioca, mobilidade urbana, desenvolvimento urbano, tecido urbano, urbanismo induzido pelo transporte, Rio de Janeiro
Resumo
A implementação do sistema BRT no Rio de Janeiro efetua-se no âmbito das propostas para construção e articulação de uma rede de transportes na cidade, e no contexto das possibilidades dessas novas vias desempenharem o papel de eixos estruturantes e de induzir o desenvolvimento urbano, a partir do que vem se intitulando DOT Desenvolvimento Orientado pelos Transportes (ou TOD em inglês). A pesquisa sobre os BRT´s no Rio de Janeiro visa conhecer, analisar e discutir as potencialidades do tecido urbano, e neste caso, do vetor de transporte público do BRT Transcarioca (BRT-TC), na Cidade do Rio de Janeiro. Entre as linhas de BRT, o BRT-TC é o primeiro vetor de transporte público que cruza transversalmente os centenários ramais de trilhos, estabelecendo-se como um arco que interliga a Av. Brasil, rodovia de importância regional e que atravessa a Zona Norte suburbana, e a Av. das Américas, na Baixada de Jacarepaguá. A análise se organiza pela superposição de três vieses de investigação: comparação entre o Projeto Básico elaborado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e as obras implementadas; as desapropriações totais e parciais no tecido urbano ao longo da via; o mercado de imóveis novos de dois quartos localizados a 750metros para cada lado do eixo. Nesta apresentação focaremos sobre os aspectos relacionados ao Projeto Básico e as obras implementadas, e o mercado de imóveis novos de dois quartos. Em apresentações anteriores foram discutidas essas questões em separado. A análise conjunta desses elementos permite uma visão integral das repercussões da intervenção em cada um dos 3 setores espacialmente identificados: 1- Baixada de Jacarepaguá, 2- Zona Norte Suburbana, 3- Zona Norte Via Expressa, definidos a partir de suas dinâmicas urbanas, estrutura do parcelamento e da conectividade à rede de transportes públicos. A metodologia baseia-se na análise de documentos oficiais de projeto emitidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro e sua comparação com as imagens aéreas digitais disponíveis no Google Earth. Utilizou-se o site do ZAP Imóveis (https://www.zapimoveis.com.br) para identificação dos imóveis residenciais novos. Verificamos que embora o BRT seja uma vantagem anunciada nas propagandas para a venda de imóveis novos, os investimentos tendem a ocorrer nas áreas mais distantes do eixo. As áreas mais impactadas com as desapropriações para implementação do BRT permanecem, em grande maioria, até o momento descaracterizadas pelos rastros das obras e ambientalmente mal tratadas pela poluição do ar (Co2) e do ruído. Constatamos, portanto, que a ideia de um urbanismo induzido pelo transporte ainda não se verifica ao longo do BRT-TC, embora tenha havido certa organização dos serviços de transporte. O aplicativo informacional utilizado para a construção da cartografia é o ARCGIS, e os dados integram o GEO|UM – Centro de Georreferenciamento em Urbanismo e Meio Ambiente, do LEC – Laboratório de Pesquisas e Estudos em Cidades, do PROURB/FAU-UFRJ Bibliografia IZAGA, F. Transcarioca BRT line in Rio de Janeiro - achievements and challenges for a sustainable city. IV World Planning Schools Congress. Rio de Janeiro, 3 a 8 de julho 2016. Disponível em: http://www.wpsc2016.com.br CURTIS, C; RENNE, J.; BERTOLINI, L. Transit Oriented Development- Making it happen. London New York: Routledge, 2009.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOZA, Claudio Gazaneo et al.. O BRT-TRANSCARIOCA, UMA ANÁLISE À LUZ DO URBANISMO INDUZIDO PELO TRANSPORTE: PROJETO E MERCADO DE IMÓVEIS NOVOS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317960-O-BRT-TRANSCARIOCA-UMA-ANALISE-A-LUZ-DO-URBANISMO-INDUZIDO-PELO-TRANSPORTE--PROJETO-E-MERCADO-DE-IMOVEIS-NOVOS. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes