AVALIAÇÃO COGNITIVA DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME DE DELEÇÃO 22Q11.2, POR MEIO DA WASI.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO COGNITIVA DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME DE DELEÇÃO 22Q11.2, POR MEIO DA WASI.
Autores
  • Lidiane Nogueira dos Santos
  • Amanda Oliveira de Carvalho
  • Cristina Maria Duarte Wigg
  • Carla Trevisan Martins Ribeiro
  • Ana Paula Correa Cabral
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Psicologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/318309-avaliacao-cognitiva-de-criancas-com-a-sindrome-de-delecao-22q112-por-meio-da-wasi
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Síndrome de Deleção 22q11.2, Neuropsicologia, Escalas de Wechsler, Cognição.
Resumo
A Síndrome de Deleção 22q11.2 (del22q11.2) está relacionada à deleção de um segmento de DNA, compreendendo as síndromes de DiGeorge (DGS), velocardiofacial (VCFS) e de anomalias faciais associadas a defeitos conotruncais cardíacos (CAFS). Possui mais de 180 manifestações clínicas, entre elas o retardo mental leve a moderado, bem como dificuldades de aprendizagem (SHPRINTZEN, 2008). Para além das dificuldades na produção da fala e da linguagem, o que compromete significativamente a comunicação desses indivíduos, estudos têm destacado os problemas cognitivos como agravantes no comprometimento das relações sociais, o que podem gerar um impacto significativo na incapacidade e funcionalidade, principalmente no que diz respeito à atividade, participação social e qualidade de vida dessas crianças (PIMENTA, 2019). O estudo foi de corte transversal, descritivo e observacional, tendo por objetivo verificar o desempenho cognitivo geral, verbal e não verbal de crianças com del22q11.2. A pesquisa foi aprovada pelo CEP do Instituto Fernandes Figueira sob o registro de número 2.970.203. O instrumento utilizado para medir o desempenho cognitivo foi a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI), uma medida breve de inteligência em pessoas na faixa etária de 06 a 89 anos. O WASI permite avaliar vários aspectos cognitivos, como conhecimento verbal, processamento de informação visual, raciocínio espacial e não verbal, inteligência fluida e cristalizada, entre outras funções cognitivas como memória, funções executivas e atencionais (WECHSLER, 2011). Por meio dos critérios de inclusão e exclusão, foram atendidas 15 crianças e adolescentes, entre 6 e 21 anos, com diagnóstico confirmado pela técnica de Fluorescent In Situ Hybridization (FISH) e/ou CGH-array para a deleção na região cromossômica 22q11.2, excluindo as crianças que apresentassem alterações na inteligibilidade de fala de grau grave ou disfunção neurológica associada. Os resultados referentes à pontuação representativa do Quociente de Inteligência (QI) no índice total da escala WASI foram analisados de forma descritiva através de frequências absolutas pelo Epi Info e apresentaram variação entre 40 e 92, com 53,33% da amostra apresentando QI total extremamente baixo. Com relação ao QI Verbal, a maior parte da amostra apresentou desempenho classificado como médio inferior (33,33%), limítrofe (26,67%) ou extremamente baixo (33,33%). Quanto ao QI de Execução, 20% apresentaram desempenho médio, enquanto 33,33% apresentaram classificação limítrofe e 33,33%, extremamente baixo. Com base nos resultados foi construído um perfil cognitivo dessa população, a fim de trazer contribuições no processo de diagnóstico e no planejamento de intervenção precoce. Ademais, os desempenhos mostraram um importante grau de comprometimento cognitivo, o que corroborou com a literatura. A pesquisa prossegue visando ampliarmos a consistência do estudo, tendo em vista uma correlação baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Referências: SHPRINTZEN, R. J. Velo-cardio-facial syndrome: 30 Years of study. Developmental Disabilities Research Reviews, v. 14, n. 1, p. 3–10, 2008. PIMENTA, Larissa Salustiano Evangelista et al. Intellectual performance profi le of a sample of children and adolescents from Brazil with 22q11.2 Deletion Syndrome (22q11.2DS) based on the Wechsler Scale. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 36, e180101, 2019. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100609&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 de novembro de 2020. Epub 11 de novembro de 2019. https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180101. WECHSLER, D. Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence – Second Edition. San Antonio, TX: Pearson, 2011. v. Second edition.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Lidiane Nogueira dos et al.. AVALIAÇÃO COGNITIVA DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME DE DELEÇÃO 22Q11.2, POR MEIO DA WASI... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/318309-AVALIACAO-COGNITIVA-DE-CRIANCAS-COM-A-SINDROME-DE-DELECAO-22Q112-POR-MEIO-DA-WASI. Acesso em: 26/04/2025

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