Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
No dia 18 de junho é comemorado o dia nacional do Químico e tradicionalmente o curso de Licenciatura em Química da UFMT - Araguaia promove uma Jornada de Química no Araguaia (JOQA), com palestras, minicursos, oficinas, entre outros. Inicialmente idealizado para ocorrer a cada dois anos, teve sua periodicidade mantida até 2018 e, por conta dos efeitos da pandemia, terá seu retorno em 2024, com o tema DESAFIOS DO LETRAMENTO CIENTÍFICO E APRENDIZAGEM NAS LICENCIATURAS e será discutido por meio de palestras, mesa redonda, minicursos, comunicações orais e oficinas, o retrocesso do letramento científico e da aprendizagem nos cursos de licenciaturas. O evento acontecerá de forma paralela e integrada à IV Encontro de Professores que Ensinam Matemática no Araguaia (EPEMA), organizado pelo curso de Licenciatura em Matemática UFMT/CUA, nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2024.
Ao longo dos anos o grupo PET Matemática Araguaia junto com o curso de Licenciatura em Matemática vem realizando, anualmente, o Encontro de Professores que Ensinam Matemática no Araguaia. A atividade vem sendo muito proveitosa Viemos neste ano com o tema: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA afim de discutir a formação de professores (na licenciatura e em exercício) na educação básica (Ensino Fundamental e Médio) nas redes públicas e particulares de ensino.
O público-alvo de ambos eventos são licenciandos, professores e pesquisadores na área, assim como demais interessados.
Os objetivos gerais do EPEMA e do JOQA são:
1) Favorecer e contribuir para a superação de problemas relacionados ao ensino e a aprendizagem de Matemática e Química na região do médio Araguaia;
2) Discutir o retrocesso do letramento científico e da aprendizagem nos cursos de licenciaturas, os impactos disso sobre o esvaziamento dessa modalidade de graduação;
3) Favorecer a integração entre formação inicial e continuada de professores de Matemática e de Química;
4) Favorecer a realização de estudos que tenham como foco a aprendizagem em Matemática e Química a ação docente na educação básica e superior;
5) Contribuir para minimizar problemas de relacionamentos entre universidade, escolas e comunidade em geral, de modo a constituir espaços/parcerias.
Neste ano tivemos 24 trabalhos submetidos nos dois eventos sendo:
VI JOQA - 10 trabalhos aprovados: 1 oficina; 3 minicursos e 6 comunicações orais;
IV EPEMA- 14 trabalhos aprovados: 3 oficinas; 3 minicursos; 2 relatos de experiências e 6 resumos expandidos.
Neste ano tivemos uma boa adesão de participantes ao evento:
- 32 estudantes de Graduação;
- 29 professores de Educação Básica;
- 23 professores de Ensino Superior; e
- 27 alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Totalizando 111 inscritos.
Nestes Anais serão publicados os trabalhos aprovados nestes eventos. Esperamos que estes trabalhos possam contribuir para uma melhoria no ensino e na aprendizagem de conceitos relacionados a Matemática e a Química em todos os níveis de ensino e que os eventos favoreçam a discussão sobre as licenciaturas neste período problemático.
Universidade Federal de Mato Grosso
Campus Universitário do Araguaia
Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Curso de Licenciatura em Química
Curso de Licenciatura em Matemática
PET Matemática Araguaia
{{item.denominacao}} |
Responsável
Prof. Dr. Paulo Ferreira do Carmo - paulo.carmo@ufmt.br
Prof. Dr. Hudson Pina de Oliveira - hudsonmat@hotmail.com
Prof. Dr. Eduardo Ribeiro Mueller - eduardo.mueller@ufmt.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}