ABSORVENDO O TABU: UM ESTUDO CRÍTICO DA POBREZA MENSTRUAL SOBRE O OLHAR DOCUMENTAL

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-870-2

Título do Trabalho
ABSORVENDO O TABU: UM ESTUDO CRÍTICO DA POBREZA MENSTRUAL SOBRE O OLHAR DOCUMENTAL
Autores
  • Adriane Stefany Oliveira Souza
  • Jéssica Albuquerque Vieira Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 20 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jornada-estadual-pedagogia-joesp-2023/655731-absorvendo-o-tabu--um-estudo-critico-da-pobreza-menstrual-sobre-o-olhar-documental
ISBN
978-85-5722-870-2
Palavras-Chave
Direitos Humanos, Pobreza Menstrual, Índia, Absorvendo o tabu.
Resumo
Resumo: A partir do documentário Absorvendo o Tabu, que demonstra a realidade de uma pequena comunidade localizada nas proximidades de Nova Delhi, na Índia, busca-se uma análise crítica oriunda da pobreza menstrual. A presente pesquisa justifica-se pela sua atualidade, assim como a busca pela garantia dos direitos humanos ligados à saúde menstrual, naquele país. Conceitua-se pobreza menstrual como a carência ao acesso a insumos e condições higiênicas basilares à manutenção do ciclo menstrual dos indivíduos que menstruam. Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU), assinalou como objeto de saúde pública global o direito à higiene menstrual. No entanto, têm-se a precariedade apresentada no documentário, posto que, na Índia, uma a cada cinco meninas evade o ambiente escolar ao menstruar. Também em 2014, mais de 3 milhões de meninas não conseguiram frequentar as aulas, muitas dessas por viveram um constante desafio oriundo da falta de insumos no período biológico investigado. Em suma, com a análise documental, verifica-se que a mitigação dos recursos básicos para assegurar a dignidade menstrual, a falta de atuação estatal dando segurança às pessoas que menstruam referente ao fornecimento de materiais higiênicos no curso desse período caracteriza, uma forma de desigualdade de gênero. Ao passo que, esses indivíduos sem substrato higiênico, em algumas situações podem ter limitado o seu direito de ir e vir, ao deixar de estar presente em espaços sociais, como escolas, templos e etc. Contraproducente a igualdade aspirada pelos direitos humanos, que encontra barreiras na sua efetividade nos países em desenvolvimento, como a Índia.
Título do Evento
III JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - EDUCAÇÃO E SAÚDE: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.
Cidade do Evento
Santa Inês
Título dos Anais do Evento
Anais da JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - Educação e saúde: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Adriane Stefany Oliveira; OLIVEIRA, Jéssica Albuquerque Vieira. ABSORVENDO O TABU: UM ESTUDO CRÍTICO DA POBREZA MENSTRUAL SOBRE O OLHAR DOCUMENTAL.. In: Anais da JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - Educação e saúde: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.. Anais...Santa Inês(MA) UEMA - Campus Santa Inês, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jornada-estadual-pedagogia-joesp-2023/655731-ABSORVENDO-O-TABU--UM-ESTUDO-CRITICO-DA-POBREZA-MENSTRUAL-SOBRE-O-OLHAR-DOCUMENTAL. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes