{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O que é o Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica? 

O Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica é um fórum anual de economia, com abordagem multidisciplinar. Sua primeira edição ocorreu em 2017 e desde então tem acontecido todos os anos. O objetivo do evento é promover o debate científico multidisciplinar sob a ótica do liberalismo clássico e da livre iniciativa. Desse modo, o evento serve também para mobilizar e compartilhar experiências e práticas exitosas entre empresários, pesquisadores, professores, estudantes e organizações não-governamentais interessados nos temas afeitos à liberdade econômica com o intuito de construir pontes para interação entre a academia e a sociedade civil mais ampla. O evento conta com sessões de apresentação de trabalhos científicos e também com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, considerados autoridades em seus campos de pesquisa.

Edição atual: Liberalismo e Protecionismo em um Cenário Global de Incertezas

A liberdade econômica e a democracia representativa sofreram uma sucessão de duros golpes advindos da pandemia da COVID-19, das medidas de controle e de estímulo, da dificuldade de recuperação de todos os elos das cadeias produtivas e mais recentemente pela invasão da Ucrânia pela Rússia - com efeitos econômicos e geopolíticos disseminados.

 Neste contexto, o VI Fórum busca refletir sobre os riscos, as oportunidades e as alternativas que se colocam para o Brasil e os países latino-americanos no atual contexto caminharem em direção a sociedades mais produtivas, inclusivas, abertas, inovadoras e sob a a égide do Estado de Direito e da estabilidade monetária e fiscal.

Por isso, com intuito de justamente debater questões que permeiam o desenvolvimento e os valores de liberdade, o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica promoveu a quinta edição de seu fórum anual nos dias 08 e 09 de novembro de 2022. Nesse ano o tema do evento foi: “Liberalismo e Protecionismo em um Cenário Global de Incertezas.Além do tema geral, o evento também contou com a submissão de trabalhos acadêmicos nos seguintes eixos temáticos:

1) Tamanho de governo e política fiscal. 

2) Segurança jurídica, direitos de propriedade e propriedade intelectual.

3) Moeda, bancos, finanças, investimento e política monetária. 

4) Comércio exterior, fluxo de capitais e relações internacionais. 

5) Regulação, concorrência, ambiente de negócios e competitividade. 

6) Gestão, empreendedorismo e inovação. 

7) Instituições, liberalismo, corrupção e governança. 

8) Políticas públicas, avaliação de impactos e economia comportamental. 

9) Filosofia, ética, confessionalidade e legitimidade moral do liberalismo.

10) Escola Austríaca - filosofia, direito ou economia (em parceria com a Revista Mises).

Sobre o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, ou simplesmente Centro de Liberdade Econômica - abreviado CMLE, é um centro brasileiro de ensino, extensão e pesquisa de orientação liberal clássica. É voltado para o debate do papel do sistema de mercado e das características e consequências dos diferentes tipos de intervenção e regulação na economia brasileira.

O Centro surgiu como uma iniciativa do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em 2016, como forma de reposicionar a UPM na formação acadêmica e no debate sobre o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e as respectivas políticas públicas. Faz parte da unidade acadêmica “Centro de Ciências Sociais e Aplicadas” (antiga Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas) e se relaciona de forma transversa aos cursos de graduação e pós-graduação – lato e stricto sensu – e às atividades extensionistas da unidade. Interage com outras iniciativas e demais unidades da universidade. Atualmente, o CMLE é como uma das principais referências acadêmicas na América do Sul para assuntos relacionados à liberdade econômica. Além da atuação científica, o Centro tem construído pontes entre ideias acadêmicas e a sociedade civil, contribuindo para a solução de problemas reais que interferem no ambiente de negócios e na economia brasileira.

Missão, visão e valores

Missão: Promover conhecimento e compreensão acerca das instituições que influenciam a liberdade econômica mediante iniciativas e soluções sustentáveis que conectem a academia aos temas reais do desenvolvimento socioeconômico do Brasil pela inclusão produtiva e pelo empreendedorismo. 

Visão: Ser o think-tank acadêmico de referência nacional e internacional em pesquisa, formação, capacitação e debate sobre a liberdade econômica, fortalecendo os princípios da livre iniciativa como caminho para paz e prosperidade dos brasileiros.

Valores: Integridade, rigor acadêmico-científico, transparência, ética, respeito às instituições e confessionalidade cristã.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Tel. +55 11 2766-7034

R. Itambé, 135 - Higienópolis, Prédio 12, São Paulo, Brasil

liberdade.economica@mackenzie.br |

Website: https://www.mackenzie.br/liberdade-economica/  


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}