EXAME NEUROLÓGICO: PRINCIPAIS ALTERAÇÕES EM ACADÊMICOS DE MEDICINA

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade de Imperatriz – DeVry | FACIMP
Título do Trabalho
EXAME NEUROLÓGICO: PRINCIPAIS ALTERAÇÕES EM ACADÊMICOS DE MEDICINA
Autores
  • Teófilo Dorneles Claro dos Santos Silva
  • Ronan Lacerda Barbosa
  • Felipe Rodrigues de Carvalho
  • Marlon Ferreira Santos
  • Edem Moura de Matos Junior
  • Laís Dos Santos Pimentel
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Medicina
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44195-exame-neurologico--principais-alteracoes-em-academicos-de-medicina
ISSN
Palavras-Chave
Exame neurológico, Estudante Medicina, Saúde
Resumo
Introdução: Os princípios da observação clínica convergem para a avaliação completa do estado de saúde do indivíduo. Dentre os aspectos avaliados, o exame neurológico compõe a investigação da funcionalidade do sistema nervoso e relata desde a história clínica à apresentação atual no exame físico. Devido a essa visão holística, o estilo de vida influencia diretamente as respostas dessa investigação, sobretudo, ao abordar-se os estudantes de medicina, uma vez que essa formação possui extensa carga horária com demanda árdua de dedicação aos estudos. As repercussões atingem desde horas de sono a relações sociais e respaldam a máxima que “a medicina é um sacerdócio”. Objetivo: Identificar as principais alterações no exame físico neurológico de alunos no segundo ano do curso de medicina. Metodologia: É uma pesquisa de campo quantitativa, realizada através do preenchimento de um roteiro objetivo, em uma aula de monitoria do ambiente de ensino Laboratório de Habilidades em fevereiro de 2017, elaborado pelos autores, que investiga os principais componentes do exame físico neurológico. O instrumento é composto por itens de identificação e exame neurológico (consciência, inspeção, marcha, nervos cranianos, força, reflexos profundos, sensibilidade, coordenação). A amostra é de 40 alunos do terceiro período do curso de medicina da UFMA – Imperatriz. Todos os entrevistados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e discussão: Nessa perspectiva, observou-se que a turma é composta por 55% de indivíduos do sexo masculino, sendo a cor parda predominante (50%), seguida da branca (35%) e negros (10%). Outra informação relevante, trata-se da média de horas de sono por dia, no qual 67,5% dos examinados dormiam menos de 7 horas diárias, ou seja, menos que a média nacional brasileira. Pois, segundo o instituto brasileiro do sono, na sociedade ocidental as pessoas iniciam a vida dormindo dezesseis horas, já quando adulto a quantidade de sono em um dia varia em média de sete a oito horas. Adicionalmente, faz-se necessário salientar que uma das alterações mais destacáveis advindas da privação do sono é o aumento na percepção subjetiva, que por si só já representa um critério para o comprometimento do desempenho físico, assim como, pode representar um elemento de “disfarce” dos efeitos prejudiciais da privação. A diminuição da capacidade de realizar raciocínio é uma consequência direta dos indivíduos que passam pela privação do sono, que diminui também a capacidade de retenção de informações, resolução de problemas, concentração, atenção visual e interpretação de exames, alterando ainda o estado de humor e provocando depressão. Quanto ao gênero, as pesquisas nos mostram que o sexo masculino, em comparação com o feminino, está mais sujeito a apresentar comportamentos de risco e dão menos importância com os cuidados com a saúde. Há também uma desvalorização dos sintomas físicos e psicológicos, exceto condições graves de adoecimento. Outro Ponto de destaque, trata-se da prática de exercícios físico, 16 (40%) estudantes praticam alguma forma de atividade, sendo que 72 % o fazem em mais de três vezes na semana. Quanto aos reflexos profundos, a hiporreflexia tricipital foi a mais frequente, presente em 15% dos indivíduos, tendo a imperícia técnica do exame como fator desencadeante desse evento. Conclusão: Não há alterações significativa na avaliação neurológica geral dos acadêmicos, porém alguns pontos em destaque demandam atenção, entre eles a média diária de sono, a prática de exercício físico e alterações de reflexo e coordenação. Logo, é notória a importância do exame neurológico na avaliação de estudantes de medicina, uma vez que essa prática possibilita um relevante parâmetro para o acompanhamento do desenvolver do raciocínio clínico e do bem-estar.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Teófilo Dorneles Claro dos Santos et al.. EXAME NEUROLÓGICO: PRINCIPAIS ALTERAÇÕES EM ACADÊMICOS DE MEDICINA.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44195-EXAME-NEUROLOGICO--PRINCIPAIS-ALTERACOES-EM-ACADEMICOS-DE-MEDICINA. Acesso em: 25/04/2025

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