A IMPORTÂNCIA DA MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO SEM COMPROMETER A QUANTIDADE DE INSUMOS DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO – UM ESTUDO DE CASO EM UMA PASTELARIA EM CAUCAIA, CEARÁ

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – North Shopping
Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO SEM COMPROMETER A QUANTIDADE DE INSUMOS DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO – UM ESTUDO DE CASO EM UMA PASTELARIA EM CAUCAIA, CEARÁ
Autores
  • José Cosmo Pinho Brito
  • Kleison de Paiva Freitas
  • MIQUÉIAS ALENCAR TEIXEIRA
  • JOSE MARCOS PINHO BRITO
  • IANA JOYCE SERAFIM DUARTE
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Administração
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44505-a-importancia-da-maximizacao-do-lucro-sem-comprometer-a-quantidade-de-insumos-de-uma-empresa-do-ramo-alimenticio-
ISSN
Palavras-Chave
Ponto ótimo, maximizar, minimizar, lucro.
Resumo
INTRODUÇÃO: A análise estratégica de problemas reais nas empresas tem como foco ajudar na tomada de decisões para atingir seus objetivos. Por isso, buscar técnicas para aumentar a produtividade e eficácia nas operações é ideal para as organizações se tornar mais competitiva. As gestões administrativas precisam entender a relação entre estratégia, eficácia mercadológica e eficiência financeira para maximizar o lucro e reduzir custos. O problema de muitas iniciativas de redução de custos é que elas são postas em prática sem consideração cuidadosa da sua sustentabilidade, e acabam afetando o futuro da empresa. Portanto, achar o ponto ótimo de produção é fundamental para que a mesma produza a quantidade necessária para cobrir seus custos e obter lucros. A empresa que faz parte do estudo de caso desta pesquisa que é do ramo alimentício, como todas as outras empresas, do mesmo ramo e de ramo diferente, enfrenta dificuldades no dia a dia. Não é fácil tomar decisão, e esse é sempre um momento crítico para o empreendedor, pois quando mal tomada pode acarretar consequências graves para um negócio. Entretanto, a pesquisa operacional é o caminho que pode ser muito útil para ajudar a resolver problemas complexos na operação, por ser uma ferramenta extremamente qualificável para o trabalho de gestão. Portanto, aplicação dessa ferramenta nas organizações é de fundamental importância, para determinar a quantidade que deve ser produzida de forma a maximizar o lucro ou minimizar o custo de produção, não podendo tirar a qualidade do produto diante de insumos limitados. Assim, o PROBLEMA de pesquisa deste estudo é: Como maximizar o lucro sem afetar os preços de insumos e do produto?. O OBJETIVO geral deste estudo é: Encontrar a solução ótima em relação a quantidade a ser vendida. A pesquisa teve com o MÉTODO um estudo de caso realizado na empresa do ramo alimentício, localizada no município de Caucaia, interior do Ceará. Foi feito uma coleta de informações necessárias, elaborada a modelagem e o cálculo na ferramenta Microsoft solver, presente no Excel. Para o RESULTADO deste trabalho foi identificado que a empresa analisada não possui o conhecimento da quantidade a produzir para que esta venha obter uma maximização de seu lucro. Diariamente, a empresa vende apenas uma média de 5 pizza de camarão e 5 pastéis de um determinado tipo. O lucro da pizza é de R$ 11,35 e do pastel é R$ 10,45. Na pizza de camarão utiliza-se uma unidade de massa disco, 100 g de molho de tomate, 200 g de mussarela, 150 g de camarão filé, 30 g de cebola, 5 g de orégano, 5 unidades de azeitonas. Para o pastel utiliza-se uma unidade de massa pastel, 70 g frango, 70 g de bacon, 50 g de calabresa, 50 g de catupiry, 50 g de mussarela, 50 g de presunto, 5 g de orégano, 20 g de milho, 20 g de ervilha. E ao realizar a consultoria, verificou-se que a empresa deve vender no mínimo 10 pizzas de camarão e 10 pastéis por dia para que se alcance o objetivo, que é de obter um lucro maximizado de 459,00 reais. A empresa se importa com a qualidade do produto, satisfação do cliente e faz o uso do delivery online, que entrega com rapidez, eficiência e qualidade. Mas o problema se encontra na falta de estratégias de vendas. Portanto, é necessário que a empresa busque ferramentas adequadas para conseguir mais clientes e em consequência aumentar suas vendas. Assim, as CONSIDERAÇÕES FINAIS deste trabalho se resume em que com base nos problemas encontrados, recomenda-se que a empresa utilize de anúncios em plataformas online, pois elas possuem grande vantagem de poder de informações alinhando os objetivos de vendas à estratégia de marketing, resultando assim em um marketing inteligente. Ainda, a empresa pode saber exatamente qual anúncio está tendo mais cliques, qual está gerando mais pedidos, qual é o custo por conversão desses pedidos, etc. O marketing digital inteligente somando a um bom sistema de delivery online pode ser a fórmula “mágica” para aumentar as vendas de uma empresa.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRITO, José Cosmo Pinho et al.. A IMPORTÂNCIA DA MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO SEM COMPROMETER A QUANTIDADE DE INSUMOS DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO – UM ESTUDO DE CASO EM UMA PASTELARIA EM CAUCAIA, CEARÁ.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44505-A-IMPORTANCIA-DA-MAXIMIZACAO-DO-LUCRO-SEM-COMPROMETER-A-QUANTIDADE-DE-INSUMOS-DE-UMA-EMPRESA-DO-RAMO-ALIMENTICIO-. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes