EDUCAÇÃO CONTINUADA: SISTEMA DE PRECAUÇÕES COM ÊNFASE EM PRECAUÇÃO DE CONTATO

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Ruy Barbosa - DeVry | Ruy Barbosa – Paralela
Título do Trabalho
EDUCAÇÃO CONTINUADA: SISTEMA DE PRECAUÇÕES COM ÊNFASE EM PRECAUÇÃO DE CONTATO
Autores
  • Thaisla cabral De Oliveira
  • Henrique Almeida Assis Costa
  • Mirela Maisa da Silva Souza
  • Raimila Santana Santos
  • Tailene do Nascimento Correia
  • Meire Andrade
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44940-educacao-continuada--sistema-de-precaucoes-com-enfase-em-precaucao-de-contato
ISSN
Palavras-Chave
Precaução, Contato, Prevenção
Resumo
Introdução: O sistema de precauções e isolamentos publicado em 1996 pelo Centers for Disease Control and Prevention, tem como objetivo a prevenção da transmissão de microrganismo entre pacientes, ou para um profissional, onde abrange três tipos de precauções, sendo elas: precaução padrão, precauções específicas e precauções empíricas. As precauções padrão devem ser utilizadas em todos os pacientes quando houver risco de contato com sangue; excreções e secreções; fluídos corpóreos e mucosas. Para as precauções específicas, utiliza-se de acordo com a patologia e sua forma de transmissão, que pode ser por contato, gotícula e aerossóis. As precauções empíricas são indicadas para os casos de pacientes sem diagnóstico definitivo, porém com indícios de infecção (ANVISA 2004). Sabendo-se que a precaução de contato é aplicada quando há suspeita, infecção ou colonização por bactérias multirresistentes ou microrganismos epidemiologicamente importantes, passíveis de transmissão por contato direto, a adesão adequada ao sistema de precaução pode reduzir ou mesmo evitar esta disseminação de microrganismos. O interesse por este tema surgiu através da prática diária do estágio curricular no Hospital em Salvador. Ao observarmos a dificuldade de uso das medidas de precaução de contato entre os profissionais. O que torna esta pesquisa relevante para todos os profissionais envolvidos no ambiente que o paciente em precaução de contato encontra-se internado. Objetivo: Conscientizar a equipe de profissionais, sobre a importância do uso adequado dos EPIs; Desmistificar informações relacionadas ao isolamento de contato e valorizar a ação dos profissionais diante do paciente em isolamento de contato. Metodologia: Realizado pelos alunos do Estágio Curricular I da Faculdade Ruy Barbosa, curso de Enfermagem, 9º e 10º semestre, uma dinâmica de grupo, no Hospital Geral do Estado, em Salvador, no setor de Trauma Raquimedular (TRM), in loco, durante 03 dias no período matutino, com o total de 31 profissionais, incluídos enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais da higienização, auxiliar administrativo, assistente social e acadêmicos de fisioterapia. Inicialmente foi realizada uma breve apresentação sobre os conceitos dos tipos de precaução e em seguida foram distribuídas placas vermelhas e verdes para cada profissional e apresentado 5 afirmativas sobre precaução de contato. Após a leitura das afirmativas, os profissionais opinavam através das placas, utilizando as placas vermelhas para opiniões falsas e as placas verdes para as opiniões verdadeiras e justificando-se sobre a sua escolha. Ao final das afirmativas esclarecemos as questões e ofertamos brindes para aqueles que acertaram. Ao término da dinâmica esclarecemos dúvidas junto com a equipe de CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) sobre o tema abordado. Resultados: Observou-se que alguns dos profissionais não sabiam diferenciar os tipos de EPIs utilizados para cada tipo de precaução, o que resulta na utilização inadequada de materiais e leva a gastos maiores e consequentemente uma possível assistência com menor qualidade para outro paciente, além da exposição ao risco do profissional. A equipe também citou sobre a realidade do ambiente o que os leva a adequação diferente do que é preconizado; Foi possível analisar que a falta do conhecimento técnico-cientifico pode ser considerado uma barreira para o uso correto de EPI na assistência ao paciente em precaução de contato. Conclusão: A partir deste projeto, observamos que os profissionais possuem dúvidas pertinentes ao tema, falta de conhecimento teórico por parte da maioria dos profissionais e alguns mitos estão fixados na prática cotidiana. É necessário que este projeto de educação continuada se mantenha presente nas unidades hospitalares, a fim de que haja embasamento científico sobre os tipos de precaução.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Thaisla cabral De et al.. EDUCAÇÃO CONTINUADA: SISTEMA DE PRECAUÇÕES COM ÊNFASE EM PRECAUÇÃO DE CONTATO.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44940-EDUCACAO-CONTINUADA--SISTEMA-DE-PRECAUCOES-COM-ENFASE-EM-PRECAUCAO-DE-CONTATO. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

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