PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA SOBRE A VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE TRAUMATO-ORTOPEDIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA SOBRE A VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE TRAUMATO-ORTOPEDIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Claudia Cavalcante Campos
  • Antonio Alan Brandão Ferreira
  • Mayara de Sousa Carlos Aires
  • Luana Almeida de Sá Cavaleiro
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Fisioterapia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/45418-percepcao-de-academicos-de-fisioterapia-sobre-a-vivencia-no-estagio-de-traumato-ortopedia--relato-de-experiencia
ISSN
Palavras-Chave
Palavras-chave: Fisioterapia, Traumato-Ortopedia e Experiência.
Resumo
Introdução: A disciplina de fisioterapia em traumato-ortopedia tem o objetivo de mostrar a propedêutica, terapêutica, avaliação e conduta das principais patologias e disfunções na ortopedia e traumatologia. Nesse contexto, o estágio faz-se de extrema importância para concretizar pressupostos teóricos adquiridos, através da observação e realização de práticas específicas e diálogo com profissionais experientes. Objetivo: Relatar a percepção de acadêmicos de fisioterapia sobre a vivência no estágio de traumato-ortopedia. Metodologia: O presente estudo caracteriza-se como um relato de experiência, vivenciado por 6 acadêmicos de fisioterapia do 5º semestre da Faculdade Ateneu, realizado na disciplina teórico-prática “Fisioterapia em traumato-ortopedia e reumatologia”, com carga horária de 120 horas. A atuação prática em campo de estágio foi realizada na clínica Meficlic situada em Fortaleza-CE, durante o período de outubro à dezembro de 2016, totalizando 20 práticas de 3 horas, duas vezes por semana, sob orientação de uma preceptora fisioterapeuta. Resultados: Durante o período de estágio, foram realizadas observações e práticas orientadas de avaliações, condutas e tratamentos de diversas patologias traumato-ortopedicas. Para isso, foi necessário correlacionar e aplicar conhecimentos das seguintes disciplinas: anatomia humana, métodos e técnicas de avaliação, recursos fisioterapêuticos, eletrotermofototerapia, cinesioterapia e cinesiologia e biomecânica. Foram realizadas discussões de casos clínicos e debate de atualidades na área, que proporcionou desenvolver o raciocínio clínico tão importante para um acadêmico. Ressalta-se que o contato com pacientes diferentes permitiu tanto aprimorar a manualidade como conhecer as necessidades de saúde dos usuários, e com isso, identificar possíveis estratégias de prevenção para orientá-los. Conclusão: Observou¬-se grande satisfação dos acadêmicos com a experiência, pois a mesma foi responsável pelo primeiro contato com o paciente traumato-ortopédico, propiciando correlacionar a teoria com a prática de forma dinâmica, considerando a realidade profissional do fisioterapeuta e as especificidades dos pacientes.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAMPOS, Claudia Cavalcante et al.. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA SOBRE A VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE TRAUMATO-ORTOPEDIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/45418-PERCEPCAO-DE-ACADEMICOS-DE-FISIOTERAPIA-SOBRE-A-VIVENCIA-NO-ESTAGIO-DE-TRAUMATO-ORTOPEDIA--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 28/04/2025

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