A EXPERIÊNCIA DO MÉTODO SOCRÁTICO

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Ideal - DeVry | Faci
Título do Trabalho
A EXPERIÊNCIA DO MÉTODO SOCRÁTICO
Autores
  • Olavo Franco Caiuby Bernardes
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Direito
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/45982-a-experiencia-do-metodo-socratico
ISSN
Palavras-Chave
Método Socrático; Docência; Relação Professor-Aluno; Escolástica
Resumo
Como Professor de Direito, tendo transitado entre o sistema brasileiro e o sistema norte-americano de educação, sempre me interessou fortemente o chamado "Método Socrático", baseado nas obras e estudos do filósofo grego, Sócrates (469 - 399. a.C). Sócrates se fez conhecido por desenvolver método dialético no qual interagia com seus interlocutores e tentava extrair destes um raciocínio lógico, baseado nas premissas de suas indagações. Desse modo, Sócrates buscava maneiras que o indivíduo encontrasse suas próprias respostas, sendo confrontado no percurso em seus preconceitos e visões por demais estreitas da realidade. Para tanto, Sócrates muitas vezes se utilizava largamente do recurso da ironia. Sócrates, fez-se autor que trouxe pensamento em essência humanista à filosofia (o homem no centro das discussões filosóficas), em contraposição a autores pré-socráticos, divididos pelo grande filósofo pós-socrático, Aristóteles ((384 a.C. – 322 a.C), entre “aqueles que discorrem sobre a natureza”, e “aqueles que discorrem sobre os deuses”. A "práxis" (modo de ação) socrateana veio a ser denominada "método socrático", e trouxe sérios problemas em vida ao renomado filósofo, que por ser um indagador de diversos valores morais e religiosos então existentes, veio a ser acusado em tribunal composto de cidadãos de Atenas de subverter à ordem social, corromper a juventude e negar os deuses. Condenado, Sócrates foi levado a escolher as seguintes penas: a) a pena de banimento permanente; b) a pena de ter a língua cortada, para que não pudesse pregar mais seus valores, c) ou a pena de morte. Em suas próprias palavras, Sócrates, aceita então, “o desconhecido”, a pena capital (em oposição ao banimento e ter sua voz calada, algo impensável para aquele pensador), e bebe copo de veneno, conhecido por cicuta, vindo a falecer perante amigos e discípulos aos setenta anos de idade. Entre seus discípulos, destaca-se, Xenofonte (430 - 355 a.C.), e seu pupilo mais conhecido, Platão (428 - 348 a.C). Sócrates, que não deixou escritos em vida (o que levou à suspeita de que este fosse um personagem fictício criado por Platão, que o menciona extensamente em diversos escritos, sobretudo em "Apologia de Sócrates"), plantou semente interessante ao método da docência, na própria relação a ser estabelecida entre alunos e mestres. O método socrático, veio a ser sobreposto pela denominada "Escola Escolástica", ou método tomasiano, por ter sido sumarizada pelo autor medieval São Thomás de Aquino (1225-1274), em sua Summa Theologica, escola esta que se baseia fortemente na dialética (contraposição e contradição de ideias) e na inferência para resolver contradições. Referido método, adotado durante boa parte em universidades durante o período medieval, pressupõe fortemente a obediência de alunos (do latim 'alumno' - ausência de luz) ao professor/mestre, e forte acatamento ao conhecimento expositivo que este demonstra/expõe em sala de aula. No entanto, o método socrático vêm sendo resgatado, sobretudo no sistema anglo-saxão, a partir do Século XIX. Agora, busca-se um diálogo entre o professor e o aluno, procurando o professor a instigar no aluno um processo de reflexão e descoberta dos seus próprios valores. O método socrático necessita de grande imersão do discente em estudos, para que chegue preparado à sala de aula, e este venha a debater com o professor o conhecimento adquirido. Infelizmente, no Brasil, alunos muitas vezes não se preparam previamente à sala de aula para debaterem o conteúdo pré-adquirido e esperam que o professor venha a compartilhá-lo por completo. Ademais, professores frequentemente não têm a humildade de reconhecerem que não possuem todo o conhecimento acerca de determinada disciplina. Portanto, para que o método socrático veio a plenamente funcionar em um país como o Brasil, de tradição civilista, faz-se essencial uma abordagem mais humilde, indagadora e curiosa tanto do docente, quanto do discente, perante o conhecimento.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BERNARDES, Olavo Franco Caiuby. A EXPERIÊNCIA DO MÉTODO SOCRÁTICO.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/45982-A-EXPERIENCIA-DO-METODO-SOCRATICO. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

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