UTILIZANDO AS DINÂMICAS DE GRUPO PARA PREVENIR E DIMINUIR A PRÁTICA DO BULLYING NA ESCOLA

Publicado em 04/07/2017

DOI
10.29327/13461.8-33  
Campus
Centro Universitário do Vale do Ipojuca - DeVry | UNIFAVIP
Título do Trabalho
UTILIZANDO AS DINÂMICAS DE GRUPO PARA PREVENIR E DIMINUIR A PRÁTICA DO BULLYING NA ESCOLA
Autores
  • Monalyza Pereira Maciel De Carvalho
  • Julliany Valério da Silva Santos
  • Gabriela Santos Nascimento
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47361-utilizando-as-dinamicas-de-grupo-para-prevenir-e-diminuir-a-pratica-do-bullying-na-escola
ISSN
Palavras-Chave
Bullying, Dinâmicas de grupo, Prevenção
Resumo
A prática do Bullying entre estudantes caracteriza-se por atos repetidos de agressão física ou verbal, sem motivo aparente. Na escola, é possível identificar alguns fatores de riscos associados à ocorrência do bullying, dentro as quais estão à baixa autoestima, a depressão, a ideação suicida, e tanto outros. Os alunos vítimas dos atos de intimidação, muitas vezes, apresentam desinteresse em participar das aulas, podendo causar ate a evasão escolar, como meio de evitar contato com o praticante do bullying. Esse relato de experiência destaca a dinâmica de grupo como promotora do diálogo em atividades de prevenção ao bullying na escola. Com o propósito de prevenir e diminuir o bullying no contexto escolar, o Projeto de Extensão Geração Movimento do DeVry/UNIFAVIP, desenvolve ações em Escolas da Rede Municipal de Caruaru-PE. Durante um período de seis meses, o projeto utilizou em suas atividades, a dinâmica de grupo, como estratégia facilitadora das oficinas e rodas de conversas desenvolvidas na escola. Apenas com o aspecto informativo, situa-se as principais dinâmicas e seus objetivos desenvolvidas durantes o semestre: 1- Varal do Chaves: Refletir sobre a relação dos apelidos pejorativos com o bullying; 2- Opressor e Oprimido: Situar as implicações psicológicas do bullying para a vítima; 3- Dinâmica das cores: Mostrar que se deve respeitar a diversidade, como também aceitar essas diferenças como parte dos grupos. 4- Dinâmica do urso: A importância de construir vínculos afetivos. 5- Troca de nomes: Permitir aos participantes um momento de integração; 6- Jogo da memória Ilustrado: Identificar as diversas formas que o bullying acontece na escola; 7- Passa o Bambolê: Integrar os alunos e fortalecer o trabalho em equipe. A partir das atividades facilitadas na escola, durante esse período, verificou-se que a proposta de desenvolver dinâmicas de grupos, em cada encontro, proporcionou a reflexão dos participantes sobre as implicações psicológicas do bullying. A própria condução das dinâmicas sugeriu nos participantes a interação e integração grupal, como também, a construção de vínculos afetivos, que até então, de acordo com os adolescentes, não haviam recebido investimento deles próprios na sala de aula. Através da dinâmica de grupo, foi possível refletir sobre o perfil da vitima, do agressor, como também, enfatizar a participação do telespectador e sua invisibilidade, na prática do bullying.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CARVALHO, Monalyza Pereira Maciel De; SANTOS, Julliany Valério da Silva; NASCIMENTO, Gabriela Santos. UTILIZANDO AS DINÂMICAS DE GRUPO PARA PREVENIR E DIMINUIR A PRÁTICA DO BULLYING NA ESCOLA.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47361-UTILIZANDO-AS-DINAMICAS-DE-GRUPO-PARA-PREVENIR-E-DIMINUIR-A-PRATICA-DO-BULLYING-NA-ESCOLA. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes