{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Este evento foi organizado pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (UFF) com o apoio financeiro por meio dos projetos financiados pela FAPERJ (por meio do projeto Humanidades, JCNE, TCT e Apoio a eventos), pelo CNPq (por meio do Universal), pela CAPES (através do financiamento aos bolsistas) e pelo INCT-InEAC (por meio de seus subprojetos).

O objetivo foi articular uma agenda de pesquisa com os operadores do Direito sobre a socialização dos juristas, as formas de conhecimento dos profissionais em ação e as práticas institucionais de administração de conflitos. A abordagem busca a um só tempo compreender as formas de produção, organização social e reprodução do conhecimento socialmente constituído como o “direito”; das profissões jurídicas como um conjunto de proteções e disputas socioprofissionais; das práticas jurídicas como o resultado de moralidades em contexto e em ação.

A organização das mesas contemplou estes objetivos permitindo que pesquisadores discutam com os operadores do direito seus pontos de vista sobre os poderes dos operadores do direito brasileiroas políticas de acesso aos serviços de justiça e cidadaniaos dilemas da decisãoos desafios o tratamento igualitário para as profissões jurídicas; e a formação dos operadores do direito.

O evento contou com a participação de 15 pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito do InEAC-UFF. Além disto, o evento teve a mediação de alunos da pós-graduação formados neste contexto de discussão. Dentre os participantes, contamos com colegas de 13 Faculdades de Direito e 15 Programas de Pós-graduação da área do Direito e das Ciências Sociais; em 17 cidades do Brasil em 8 estados e o Distrito Federal; são 30 instituições públicas entre membros de 2 conselhos municipais, um colégio estadual e 3 associações da sociedade civil. Além disto, buscamos integrar um diálogo internacional, que neste evento participarão Baudouin Dupret, pesquisador do CNRS vinculado a Science Po Bordeaux na França, e Sigurd D’Hondt, pesquisador do Departamento de Línguas e Comunicação da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia. E Fábio Ferraz Almeida, pesquisador de pós-doutorado do Departamento de Línguas e Comunicação da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia. Além dos pós-graduandos que participam da mediação das mesas em suas áreas de pesquisa e os alunos da graduação em Segurança Pública e Social e aos seus egressos que também participaram diretamente das atividades de organização.

O evento contou com 411 participantes inscritos no evento, incluindo-se os pesquisadores e convidados nas mesas. A procura pelas mesas temáticas variaram, mas com um público médio de 39 participantes, totalizando 829 participantes em todas as mesas do evento.

Esta ambience permitiu realizar também muita interlocução entre cientistas sociais e operadores do direito. Vindos de muitas áreas do Direito tenho orientado e coorientado trabalhos nos quais são igualmente importantes para a produção de conhecimento orientado pelas políticas que em nossos esforços são talhadas de forma (1) a valorizar a prática da descrição etnográfica das práticas jurídicas em sua dimensão fenomenológica buscando identificar as categorias da linguagem, a estética das interações e a relação com a produção de registros; (2) a integrar a interdisciplinaridade a partir dos desafios de compreensão das ciências sociais pelos operadores do Direito, especialmente enquanto uma Sociologia Política das práticas dos operadores do Direito; e (3) a comparar as teorias e as práticas sobre os contextos estrangeiros por contraste com as formas brasileiras de conhecer e reconhecer o que é o direito em nossa experiência mundana.

O evento aglutinou profissionais para discutir com os operadores do direito as clivagens profissionais de amplo interesse da sociedade. Esperamos abrir novas possibilidades de contato com a universidade, mas também contribuir para produzir maior inteligibilidade sobre os significados das disputas e tensões profissionais dos operadores do Direito.

As instituições apresentadas no evento: University of Jyväskylä (Jyväskylä, Finlândia);

Universidade Tiradentes - Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito, Aracaju/SE;

Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito, Mossoró/RN;

Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Faculdade de Direito, Niterói/RJ;

Universidade Federal Fluminense - Instituto de Ciências Sociais, Macaé/RJ;

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Políticas, Rio de Janeiro/RJ;

Universidade Federal de Juiz de Fora - Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito, Juiz de Fora/MG;

Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Direito, Governador Valadares/MG;

Universidade Estácio de Sá - Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito, Rio de Janeiro/RJ;

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Direito, Rio de Janeiro/RJ;

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Rio de Janeiro/RJ;

Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito, Ribeirão Preto/SP;

Universidade de Brasília - Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito, Brasília/DF;

Unifeso - Centro Universitário Serra dos Órgãos, Faculdade de Direito, Teresópolis/RJ;

Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Rio de Janeiro/RJ;

Tribunal Regional do Trabalho  da 1ª Região (EJ1), Rio de Janeiro/RJ;

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – Escola da Magistratura, Rio de Janeiro/RJ;

Tribunal de Justiça do Amapá, Macapá/AP;

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro/RJ;

Sciences Po Bordeaux, Les Afriques dans le monde, Bordeaux/França;

Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas (Rede Reforma), Rio de Janeiro/RJ;

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ);

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);

Ministério Público Eleitoral, Rio de Janeiro/RJ;

Instituto de Defesa da População Negra (IDPN), Rio de Janeiro/RJ;

Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), Rio de Janeiro/RJ;

Faculdade FARO – Faculdade de Direito, Porto Velho/RO;

Doctum - Faculdade de Direito, Juiz de Fora/MG;

Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ;

Conselho Municipal de Educação, Nova Friburgo/RJ;

Conselho Municipal de Educação, Niterói/RJ;

Colégio Estadual Walter Orlandini, São Gonçalo/RJ.



Pedro Heitor Barros Geraldo Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito (NSD) Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (InEAC-UFF)




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Pedro Heitor Barros Geraldo
pedrogeraldo@id.uff.br 

Núcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito

{{'Não existem edições anteriores' | translate}}