{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

 

        É com muita alegria que apresentamos os Anais do I Congresso Nacional de Pesquisadores em Políticas Públicas. O evento foi idealizado por um grupo de pesquisadores doutores e mestres em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a partir do desejo de ampliar o diálogo sobre os desafios das políticas públicas na atualidade e proporcionar um espaço de encontro potente entre os pesquisadores em políticas públicas do Brasil. O momento político atual nos convoca a esse encontro e faz com que seja ao mesmo tempo difícil e desafiador atuar nas políticas públicas, assim como pesquisá-las, ampliando ainda mais a necessidade de espaços de discussões sobre as estratégias que podem ser implementadas para a melhoria da qualidade dos serviços públicos. 

A escolha da Universidade do Estado do Rio de Janeiro como local de realização do evento não foi por acaso, mas se deu pela necessidade de fortalecermos a Universidade, que durante muito tempo foi a mais concorrida no vestibular, inclusive para os cursos de Graduação mais desejados, assim como em diversos cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu. No entanto, a corrupção ocorrida nos últimos governos do estado do Rio de Janeiro, aliada a chamada “crise” enfrentada pelos governos estaduais em âmbito nacional, fez com que o sucateamento da UERJ se intensificasse, ocasionando uma degradação ainda maior de seu espaço físico e do investimento em recursos humanos, necessários à continuidade do trabalho desenvolvido por essa Universidade tão importante para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil.

Nesse contexto, o evento tem também como objetivo reforçar a importância do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), que em 2019 completa quatorze anos de existência, sendo um Programa de referência nacional e internacional na formação de mestres e doutores na área de Políticas Públicas. O curso abrange pesquisas que refletem a diversidade característica da área, com docentes e discentes com formação interdisciplinar, o que torna ainda maior a possibilidade de troca sobre as questões tão relevantes e urgentes que precisam ser enfrentadas na atualidade.

O I Congresso Nacional de Pesquisadores em Políticas Públicas recebeu mais de 100 trabalhos e diversos interessados buscaram a secretaria do evento depois da finalização do prazo, o que demonstra o interesse dos profissionais e pesquisadores em se reunir para discutir as políticas públicas e os problemas enfrentados, pensando possibilidades diante do caos que se tornou trabalhar nos serviços públicos e estudar em universidades públicas. A urgência da articulação desses profissionais e estudiosos torna-se a cada dia maior, fazendo com que a coordenação do evento deseje pensar nos/os Grupos de Trabalho como espaços não apenas de apresentação dos trabalhos, mas também de reunião desses profissionais para a elaboração de propostas conjuntas e nacionais.

Quanto aos Trabalhos recebidos no evento, foram 31 Artigos e 70 Resumos, de diversas regiões do Brasil, inclusive do exterior. Destacamos a participação de estudantes e profissionais dos seguintes estados: Piauí, Paraná, Bahia, Maranhão, Pará, Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, assim como trabalhos da região sudeste do Brasil (Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo) e de vários municípios do estado do Rio de Janeiro (Campos dos Goytcazes, Volta Redonda, Maricá, Duque de Caxias, Seropédica, São Gonçalo, Niterói, entre outros). Merece destaque também a participação de um estudante brasileiro cursando mestrado nos EUA.

            Com isso, a maioria dos trabalhos publicados nos Anais e na Revista Episteme Transversalis, resultam de pesquisas elaboradas por pesquisadores doutores e mestres, ou com mestrado e doutorado em andamento. O posicionamento da Comissão Científica foi aceitar publicar tantos os trabalhos cujas pesquisas estão mais avançadas quanto aqueles que ainda estão iniciando, já que o objetivo do evento não foi afirmar verdades absolutas sobre as políticas públicas, mas possibilitar um espaço de troca em que seja possível pensar de maneira coletiva as pesquisas em andamento e, principalmente, em como podemos utilizar as pesquisas em Políticas Públicas em defesa da importância do serviço público, em diversas áreas de atuação.

A oportunidade de coordenar este lindo evento nos leva também à necessidade de agradecer a algumas pessoas fundamentais para a sua realização: Dr. Floriano de Oliveira, coordenador do PPFH; Dra. Estela Scheinvar, nossa inspiração; Dr. Gaudêncio Frigotto, profissional que admiramos grandemente; Dra. Esther Arantes, pela disponibilidade; Dr. José Messias, Diretor do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da UERJ, pelo apoio, e finalmente à Dra. Elisa Alcantara, Pró Reitora Acadêmica do Centro Universitário Geraldo Di Biase.

Além dos agradecimentos mais específicos, gostaríamos também de finalizar esta apresentação expressando a nossa gratidão a todos os que fizeram do I Congresso Nacional de Pesquisadores em Políticas Públicas um grande evento.

 

 

Cordialmente,

 

Dra. Kassia Siqueira, Dr. Lindomar Darós e Dra. Ângela Fernandes

 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

{{'Não existem edições anteriores' | translate}}