O TANGRAM COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
O TANGRAM COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Autores
  • Valdirene da Rosa Rocho
  • Adriano Eusébio dos Santos
  • Daniela Roxo Pereira
  • Elizete Maria Possamai Ribeiro
  • Liliane Nicola
  • Leandro Ramos De Ramos
  • Malu Alexandre Gomes
  • Rafael dos Reis Paulo
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/21261-o-tangram-como-metodologia-de-ensino-na-construcao-de-conceitos-matematicos
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Figuras geométricas planas; Jogo Tangram; Conceitos básicos de Matemática.
Resumo
Contemporaneamente as políticas públicas apontam para a necessidade de contextualizar os conteúdos básicos da Matemática oportunizando ao aluno estabelecer a relação entre seu contexto e os conceitos formais. Este artigo é resultado de um conjunto de atividades planejadas e executadas na forma de uma oficina ministrada pelos bolsistas do PIBID aos professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental do município de Sombrio/SC. Por meio desta buscou-se explorar diversos conceitos matemáticos utilizando o jogo Tangram como material lúdico dando ênfase aos conceitos de geometria plana e a sua aplicabilidade no dia a dia. Estudar as formas geométricas e suas características é importante para que o aluno observe as semelhanças e diferenças entre as várias formas encontradas na natureza e nas construções em geral. A escolha do tema permitiu-nos apresentar a seguinte problemática: O uso do jogo Tangram pode contribuir para a compreensão dos conceitos básicos da Matemática? Para responder esta problemática podemos elencar os seguintes objetivos: apresentar uma maneira de deixar as aulas de Matemática mais atraentes; desenvolver o raciocínio lógico geométrico, as habilidades e a criatividade, bem como despertar o interesse do aluno estimulando-o e incentivando-o na construção do conhecimento, ou seja, utilizar técnicas que estimulem o aprendizado. Muito embora a atividade de formação fosse aplicada a professores, buscamos explorar os conceitos referentes às formas geométricas planas, além de identificar as ideias que estão relacionadas às operações básicas, o reconhecimento das diversas formas geométricas e relacioná-las entre si por meio de medidas e proporção existentes entre elas; identificar os principais tipos de figuras geométricas planas e espaciais; classificar as figuras geométricas; relacionar as razões e proporções, bem como resolver operações básicas com números racionais manipulando as peças do jogo; definir os conceitos de perímetro e área. Ainda destacamos que este pode ser utilizado para introduzir diferentes conteúdos, seja de modo interdisciplinar com as disciplinas de artes e história, tendo inúmeras possibilidades exploratórias. Entre os resultados esperados destacamos que a atividade lúdica auxilia na compreensão dos conceitos básicos de Matemática, pois de acordo com relatos dos participantes o aluno só aprende fazendo, ou seja, quanto mais praticar, maior será a sua habilidade e o jogo é uma boa alternativa para estimular o aprendizado.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHO, Valdirene da Rosa et al.. O TANGRAM COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/21261-O-TANGRAM-COMO-METODOLOGIA-DE-ENSINO-NA-CONSTRUCAO-DE-CONCEITOS-MATEMATICOS. Acesso em: 23/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes