JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS/POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS/POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
  • Maria Regina Ferreira da Costa
  • Rogerio Goulart da Silva
  • Thayana Ribeiro Da Cruz
  • Camila Andretta de Melo
  • gilson litka
  • Murilo Cesar da Silva
  • Alison Gustavo Lopes Dias
  • ALLISON DE DEUS MARTINELLI
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/23509-jogos-e-brincadeiras-tradicionaispopulares-nas-aulas-de-educacao-fisica
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Jogos tradicionais/populares. Estereótipos de gênero; Educação Física Escolar.
Resumo
Este trabalho analisa a experiência com jogos e brincadeiras tradicionais/populares realizada com as turmas de 5º ano, na Escola Municipal e Centro de Educação Integral Pedro Dallabona situada na cidade de Curitiba – PR com a inserção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) – Educação Física Capes/UFPR em 2015. A partir da observação do contexto institucional os conteúdos definidos nas reuniões de planejamento, com a professora supervisora e bolsistas, para Oficina denominada Movimento foram fundamentados em três aspectos a) na importância do resgate de jogos e brincadeiras tradicionais/populares (corda e elástico, pião, bolinha de gude, amarelinha) no cotidiano de alunos/as; b) reflexões sobre as relações de gênero/sexualidade e participação ativa das meninas nas aulas de Educação Física; c) afinidade dos bolsistas e professora supervisora com o conteúdo. O objetivo, a cada aula, é proporcionar vivência de jogos e brincadeiras tradicionais/populares, promovendo espaço de expressão de meninos e meninas, desconstruindo estereótipos de gêneros. O trabalho com os jogos/brincadeiras envolvem o conceito de cultura no que se refere as questões de poder, identidade e relações sociais. Trabalhar com as relações de gênero/sexualidade implica compreender como são produzidas, pelas culturas e sociedades, as diferenças nas relações entre homens e mulheres. Para Connell (1995) no gênero a prática social se dirige aos corpos e é no campo social que se constroem e se reproduzem as relações desiguais entre os sujeitos. Nas observações e analises percebemos que os estereótipos de gênero emergiram porque alguns meninos se negaram a participar da brincadeira de elástico, amarelinha e corda afirmando que eram atividades femininas. No entanto, após assistir o filme Jump In e a participação dos bolsistas nas atividades, os alunos se motivaram a vivenciá-las. Já as meninas se envolveram nos diferentes jogos e brincadeiras, e ambos os sexos as ressignificaram através da experiência e do diálogo. Fortalecer a participação das meninas tem o propósito de romper o arbitrário cultural de que ser menina é sinônimo de fragilidade, e inferioridade do feminino em relação ao masculino. Nesse processo é importante compreender que as restrições corporais femininas e masculina refletem na construção cultural dos corpos e nossa ação como professores/as visa envolver ambos os sexos nos jogos e brincadeiras para que aprendam com o seu sexo e com o outro, de modo que compreendam que os jogos e brincadeiras não tem sexo. Direcionamos o trabalho pedagógico a socialização de uns com os outros com base no respeito ao corpo do outro, reconhecimento da diferença e da diversidade, na construção de um saber ser, saber brincar e saber jogar, em parceria. O trabalho realizado na oficina tem repercutido no recreio uma vez que meninos e meninas brincam de amarelinha, corda, pião, elástico, bolinha de gude, etc.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Maria Regina Ferreira da et al.. JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS/POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23509-JOGOS-E-BRINCADEIRAS-TRADICIONAISPOPULARES-NAS-AULAS-DE-EDUCACAO-FISICA. Acesso em: 04/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes