DIFERENÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
DIFERENÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
  • Maria Regina Ferreira da Costa
  • Rogerio Goulart da Silva
  • Thayana Ribeiro Da Cruz
  • Camila Andretta de Melo
  • gilson litka
  • Alison Gustavo Lopes Dias
  • Renan Macedo de Meira
  • Cahuane Corrêa
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/23518-diferenca-no-contexto-escolar--experiencia-nas-aulas-de-educacao-fisica
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Diversidade e diferença, homofobia, Educação Física Escolar
Resumo
A escola é uma instituição que exclui e ignora as diferenças, mas que também é um lugar onde as diferenças e individualidades dos sujeitos podem ser pensadas e trabalhadas para incluir, respeitar, e aceitar o “outro”, isto é, através de boas práticas. Recentemente observamos um caso que tem chamado atenção na Escola Integral Pedro Dallabona situada n a cidade de Curitiba – PR onde atuamos como bolsista no PIBID Educação Física com uma turma do 4º ano. Há conflito entre os alunos e alunas, não há relação de respeito, e o que predomina é a agressividade. Existe a situação de um menino que “foge” aos comportamentos ditos masculino com assédio recorrente, e como consequência há auto exclusão e isolamento. Cabe lembrar que a escola é um dos ambientes de sociabilidade e formação individual em que são produzidos e reproduzidos os preconceitos e a discriminação, as diversas formas de preconceito e discriminação existentes na sociedade, o que acaba por reforçar e legitimar a exclusão de grupos cujos padrões (étnico-raciais, de identidade de gênero ou de orientação sexual) não correspondam aos dominantes (CANEN, 2001, p.213). Diante disto, os bolsistas e a professora supervisora do projeto tem como propósito trabalhar as questões emergentes nas aulas e deste modo propiciar apoio e incentivar a participação. A partir de nossas intervenções e diálogos com a turma este aluno se sentiu acolhido o que resultou na aproximação, envolvimento nas aulas e a exclusão tem ocorrido em menor intensidade. As provocações também diminuíram e percebemos que os/as alunos/as entenderam que as perseguições e o desrespeito não serão permitidos em nossas aulas. Estes acontecimentos remetem ao aprendizado da homofobia que acontece na infância. A escola como instância de disciplinamento da sexualidade (heterossexual), e dentro dela os professores, é um território em que se constituem e se reproduzem mecanismos homofóbicos. Nosso propósito é desconstruir os estereótipos de gênero e trabalhar na pluralidade de modos de ser, se comportar, no reconhecimento da diferença e da diversidade. Contudo, este tema é de abrangência de formação de professores/as e alunos/as na escola porque há um silêncio sobre as questões de gênero e sexualidade no espaço escolar que remete a permissão da discriminação e consequentemente da homofobia.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Maria Regina Ferreira da et al.. DIFERENÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23518-DIFERENCA-NO-CONTEXTO-ESCOLAR--EXPERIENCIA-NAS-AULAS-DE-EDUCACAO-FISICA. Acesso em: 04/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes