MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Autores
  • Taís Portela Arenhart
  • Fernanda Pinto Lenz
  • Karen Regina Michelon
  • Lilian Fátima Ancerowicz
  • Rodrigo Jusué Maslowski
  • ROSANGELA FERREIRA PRESTES
  • simone ribeiro de oliveira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/23721-modelagem-matematica--uma-alternativa-para-o-ensino-de-matematica-financeira
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
matemática. modelagem. ensino. educação. métodos
Resumo
Este trabalho apresenta uma das atividades desenvolvidas por acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo, do subprojeto de Matemática. A atividade de que aqui se trata foi levada a cabo no GT PIBID Matemática 2015, um grupo de trabalho constituído por nove acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática e bolsistas do projeto, de diferentes semestres, coordenado pelas professoras Rosangela Ferreira Prestes e Eliani Retzlaff, cujas reuniões foram realizadas nas terças-feiras à tarde, no campus universitário citado, durante o primeiro semestre do ano de 2015. O grupo surgiu da necessidade de investigação dos bolsistas para aperfeiçoar seus conhecimentos e despertar nos educandos o interesse pelas aulas de Matemática, suposto que estas são consideradas desinteressantes por muitos. O objetivo principal do GT era compartilhar informações e conhecimentos sobre as diferentes teorias para o ensino da Matemática, bem como analisar criticamente o ensino tradicional, debatendo temas e aspectos que norteiam a relação entre a matemática e o mundo vivido dos educandos. A partir dos estudos de textos, imagens e vídeos sobre a nova perspectiva do ensino, que tem como base os cenários de investigação, a modelagem matemática e a resolução de problemas na sala de aula, os acadêmicos realizaram debates, questionamentos, apresentações e construíram mapas conceituais. E, com base nos conhecimentos adquiridos durante o semestre, os acadêmicos planejaram diversas atividades através de uma situação-problema do cotidiano dos alunos, entre elas, a que é exposta no presente trabalho. O plano desta atividade prevê investigar e auxiliar os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Onofre Pires a compreenderem os cálculos de matemática financeira através da investigação do interesse por um curso de graduação, apresentando os cursos oferecidos na nossa universidade e utilizando o excel para demonstrações de cálculos financeiros com valores reais. Proporcionando ao aluno um conhecimento critico financeiro em relação a custo real e ao longo prazo. Dos estudos realizados pelos membros do GT PIBID Matemática 2015 pode-se inferir que a importância de os docentes buscarem formação contínua, ao longo da sua carreira, pois a educação tradicional mesmo falha, ainda parece estar vigente na maioria das escolas brasileiras.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARENHART, Taís Portela et al.. MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23721-MODELAGEM-MATEMATICA--UMA-ALTERNATIVA-PARA-O-ENSINO-DE-MATEMATICA-FINANCEIRA. Acesso em: 05/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes