APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS "INVISÍVEIS" QUE MORAM NAS RUAS DO BRASIL

Publicado em 09/03/2023 - ISBN: 978-65-85308-00-7

Título do Trabalho
APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS "INVISÍVEIS" QUE MORAM NAS RUAS DO BRASIL
Autores
  • Maurício Matheus Alves De Souza
  • Fernanda Priscila Alves da Silva
  • Lurian de Souza Teixeira
  • Thalia Cristina Batista Rodrigues
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Violação dos direitos de crianças e adolescentes
Data de Publicação
09/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/prodeca2022/552532-aprendizagem-das-criancas-invisiveis-que-moram-nas-ruas-do-brasil
ISBN
978-65-85308-00-7
Palavras-Chave
criança em situação de rua, educação, aprendizagem,
Resumo
APRESENTAÇÃO O presente trabalho surgiu a partir das aulas de Psicologia da Educação II e tem como ponto de partida a experiência entre discentes e docente nesta disciplina. Problematizamos as temáticas discutidas em sala de aula apresentando como proposta a reflexão acerca do processo de aprendizagem de crianças que vivem/moram nas ruas. O objetivo deste trabalho é compartilhar por meio de relato de experiência docente/ discente as práticas educativas e o fazer pedagógico em sala de aula, no território amazônico, acerca das interlocuções entre psicologia e educação tendo como pano de fundo a construção de uma sala de aula engajada, comprometida e libertadora.   Consideramos ainda os estudos sobre aprendizagem e desenvolvimento discutido na disciplina. Onde a aprendizagem é algo que vai além da sala de aula, tem início com o nascimento e segue pelo resto da vida de uma pessoa, ou seja, estamos sempre aprendendo algo novo. DESENVOLVIMENTO A constante busca pelo conhecimento não é uma tarefa fácil, ao contrário, é uma tarefa árdua que envolve múltiplas determinações colocadas pela constante dinâmica da realidade. Isso significa um olhar sobre o simples, sobre o que está posto, mas com a intencionalidade de revelar que estes simples ocultam elementos concretos que só se revelam em um processo de investigação. É com este pensamento que nos dedicamos ao desafio de escrever e apresentar este trabalho. O processo na realidade é permeado por algumas escolhas, mas em muitos casos as pessoas não têm essa opção, como é o caso dessas crianças que moram nas ruas e são consideradas invisíveis. Então, buscamos mostrar a realidade e a aprendizagem das crianças consideradas invisíveis por muitas pessoas em nosso país, através de uma pesquisa bibliográfica realizada por alguns discentes do curso de pedagogia juntamente com a docente. De acordo com os estudos sobre desenvolvimento humano e aprendizagem no interior do campo da psicologia destacamos a perspectiva interdisciplinar proposta por demonstrar que o desenvolvimento humano implica em um processo de  interação entre as mudanças que ocorrem no organismo e em seu ambiente. Durante a disciplina e as discussões propostas dialogadas sobre o modo como este desenvolvimento ocorre, voltando nossa atenção particularmente ao processo de aprendizagem. Verificamos a partir de teóricos tais como: Jean Piaget, Lev Vigotski e Henri Wallon, por exemplo, as diversas facetas, etapas, desafios e possibilidades que ocorrem no processo de aprender. Considerando estas discussões, nos propomos a estudar e verificar a partir de leituras de estudos e pesquisas sobre como acontece a aprendizagem de crianças que vivem nas ruas. A situação das crianças brasileiras é difícil quando colocada a questão econômica e por meio dela a seletividade de quem pode ter acesso à escola, qual a escola, acesso à saúde e que tipo de atenção à saúde, ao lazer e à proteção. A maioria dos brasileirinhos não é alcançada por esse sistema que embora assegurado constitucionalmente está a cada dia mais precarizado. No Brasil mais de 70 mil crianças vivem nas ruas, onde, 19% dormem com fome. Estas crianças consideradas invisíveis quando são vistas despertam o medo e são associadas a assalto e não à solidariedade. E os motivos pelo qual essas crianças passam a morar nas ruas são diversos, entre eles estão o abandono, expulsão de casa pelos pais principalmente usuários álcool e outras drogas. Já a aprendizagem destas crianças passa a ser informal, visto que elas não tenham uma aprendizagem apoiada através dos pais, familiares ou escolas, ou seja, é uma aprendizagem diferenciada. Quando olhando por região, o quadro é ainda mais preocupante porque aparecem os indicadores de desenvolvimento nos Estados que estão em decadência. Por isso, citamos duas cidades, Manaus e São Paulo. No Amazonas, as condições de vida das crianças preocupam, pois, as bases de apoio estão destruídas e as ações que ocorriam de forma mais conjunta passam por fragmentação e descontinuidade. O que se vê nas ruas de Manaus, com número cada vez maior de crianças morando, desenvolvendo atividades em busca de dinheiro é um retrato da realidade maior das crianças no Amazonas. Na cidade de Manaus uma professora de uma escola infantil criou um projeto para as crianças moradoras de rua. O projeto foi criado para ajudar as crianças em suas aprendizagens, já que são moradores de rua e não tenham um amparo na sua vida escolar.  A professora reúne seus alunos da educação infantil para ir às ruas levar conhecimento que as crianças que tenham vida escolar ativa para crianças moradoras de rua para não ficarem prejudicadas. Já em São Paulo, uma pesquisa do Censo mostra que 3.795 de menores vivem em situação de rua, onde, quase 11% dormem nas ruas e 16%  passam a noite em abrigos. Com isso, as dificuldades de aprendizagem se dá através da fome, desmotivação, destruição familiar, problemas emocionais, condição de saúde. É para essa população que queremos chamar atenção para que percebamos a existência dela e que possa ser tomada providências reais quanto a garantia de vida e o direto da criança e do adolescente, assim como acesso e efetivação de políticas pública de educação e assistência à estas crianças e suas famílias.  RESULTADOS O trabalho teve como resultado experiência, aprendizado e uma visão direta sobre as crianças em situação de rua. Através dessa pesquisa que resultou de um debate em sala de aula, tivemos o conhecimento da existência de uma grande quantidade de crianças que vivem em situação de rua no Brasil. Como já destacado em nosso trabalho, tanto em Manaus quanto em São Paulo o número de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade é de causar espanto. Também tivemos como resposta, as causas pelas quais estas crianças passam a viver nas ruas, como se dá a sua aprendizagem, como são vistas pela população e como é o processo de interação social destas crianças tão carentes de tudo. Com isso, aprendemos como nós sujeitos devemos olhar estas crianças consideradas invisíveis, através de um olhar humanizado, de amor ao próximo, de generosidade. Então, com a ajuda da disciplina, Psicologia da Educação II e da professora construímos um olhar mais atento para o comportamento do ser humano, despertando o interesse em pesquisar e nos aprofundar cada vez mais no aprendizado e desenvolvimento das crianças, pois, isso vem contribuir substancialmente para nossa formação. E um dos pontos dessa contribuição é sermos instigados a irmos sempre atrás de desafios, por isso, buscamos falar sobre a importância desta temática. E também impulsionar a discussão em pesquisar e refletir sobre esta questão em Parintins/AM em pesquisa e estudos futuros. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao desenvolver essa pesquisa, podemos perceber como a sociedade brasileira, desde a sua formação social através da opressão e discriminação, vem tratando de forma diferenciada em decorrência da condição socioeconômica, de exclusão social, a população em situação de rua, em especial as crianças, que tenham seus direitos violados. Estamos vivendo em tempos difíceis, apesar de termos uma baixa significativa em relação à pandemia. Com isso é necessário desenvolver urgentemente políticas públicas de igualdade educacional possibilitando o ensino e aprendizagem neste cenário atual que vivem as crianças em situação de rua, com ações voltadas para a preservação da dignidade e inclusão dessas crianças que se encontram nesse momento privado do direito que é garantido pela Constituição Federal e que são violados.
Título do Evento
IV SIMPÓSIO PRODECA: adoção o caminho do acesso ao direito para a criança e o adolescente
Cidade do Evento
Parintins
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio: Adoção o Caminho do Acesso ao Direito para a Criança e Adolescente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Maurício Matheus Alves De et al.. APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS "INVISÍVEIS" QUE MORAM NAS RUAS DO BRASIL.. In: Anais do Simpósio: Adoção o Caminho do Acesso ao Direito para a Criança e Adolescente. Anais...Manaus(AM) Parintins, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/prodeca2022/552532-APRENDIZAGEM-DAS-CRIANCAS-INVISIVEIS-QUE-MORAM-NAS-RUAS-DO-BRASIL. Acesso em: 27/04/2025

Trabalho

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