IMPACTO GERADO PELA PANDEMIA COVID-19 SOBRE O ENSINO MÉDICO DE SEMIOLOGIA: UMA AVALIAÇÃO EM ESCOLAS DE MEDICINA NO PARANÁ

Publicado em 09/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-884-8

Título do Trabalho
IMPACTO GERADO PELA PANDEMIA COVID-19 SOBRE O ENSINO MÉDICO DE SEMIOLOGIA: UMA AVALIAÇÃO EM ESCOLAS DE MEDICINA NO PARANÁ
Autores
  • Ana Clara Pinesso Ribeiro
  • Natalia Matos Kicomoto
  • GABRIEL HENRIQUE DE OLIVEIRA
  • Adriano Morita Fernandes da Silva
  • Tatiana Mayumi Veiga Iriyoda
Modalidade
ARTIGO ORIGINAL
Área temática
Área da saúde e Inovações
Data de Publicação
09/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/puchealthtec2022/513357-impacto-gerado-pela-pandemia-covid-19-sobre-o-ensino-medico-de-semiologia--uma-avaliacao-em-escolas-de-medicina-n
ISBN
978-65-5941-884-8
Palavras-Chave
Faculdades de Medicina, Infecções por Coronavirus. Educação Pré-Médica.
Resumo
Introdução: A atual pandemia, declarada em março de 2020, afetou o ensino médico em todo o mundo, devido a paralisação das atividades presenciais e substituição destas por aulas remotas. Portanto, atividades práticas de semiologia foram afetadas e as faculdades de medicina tiveram que criar alternativas para minimizar o prejuízo da impossibilidade de encontros presenciais entre alunos e pacientes para realização de anamnese e exame físico. Objetivo: Avaliar o impacto gerado pela pandemia no ensino de semiologia médica, tendo como referência três faculdade de medicina do Paraná. Método: Para análise do impacto gerado pela pandemia foi aplicado um questionário online aos alunos dos primeiros anos do curso de medicina sobre a satisfação com o ensino da semiologia e as adaptações realizadas por cada instituição no período de março de 2020 a março de 2021. Resultado: 146 alunos do primeiro ou segundo ano do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) - Campus Londrina e Centro Universitário Campo Real responderam o questionário. Considerando a programação da disciplina de semiologia em cada escola, pouco mais de um terço dos alunos relataram cancelamento total das atividades práticas, porém, 82% relataram que as aulas teóricas foram mantidas, e em especial na modalidade remota e síncrona. Quanto à anamnese, 99 alunos (83%) relataram que estava programado a realização de anamnese com pacientes, entretanto, apenas 45% destes tiveram a oportunidade de fazer anamnese na modalidade presencial e 23% na modalidade online. Dos alunos que tiveram oportunidade de realizar anamnese presencial com pacientes, a média foi de 2 anamneses em todo semestre da disciplina. Apenas 31% dos alunos relataram atividades práticas (anamnese interpares, com familiares ou conhecidos e acompanhamento de consultas com internos) em substituição a anamnese com paciente. Quanto ao exame físico, 87 alunos (59%) relataram que estava programado a realização de exame físico com paciente, porém, apenas 33% destes tiveram essa oportunidade. Aproximadamente metade dos alunos relataram que houve atividade prática, especialmente exame físico interpares, em substituição ao exame físico com paciente. Quando questionados sobre a melhor proposta para adaptar as atividades na pandemia, 55 (38%) responderam “nenhuma” e gostariam que fossem repostas integralmente as práticas, 32 sugeriram o uso de plataformas on-line interativas, 18 gostariam de realizar teleconsultas e 22 preferiram vídeos didáticos com demonstração de manobras semiológicas. Conclusão: A pandemia gerou insatisfação e desestímulo dos alunos com a semiologia especialmente pela redução do contato presencial entre aluno e paciente. No entanto, adaptações como a teleconsulta, observação de consulta, plataformas online interativas e vídeos com manobras semiológicas foram utilizadas ou sugeridas pelos alunos como alternativas proveitosas para o ensino da semiologia. Parecer Comitê de Ética em Pesquisa da PUCPR: 4.784.892
Título do Evento
II Congresso de Medicina da PUCPR Londrina - PUC HEALTH TECH
Cidade do Evento
Londrina
Título dos Anais do Evento
Anais do 2º Congresso Acadêmico de Medicina da PUCPR Londrina: PUC HEALTH TECH
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Ana Clara Pinesso et al.. IMPACTO GERADO PELA PANDEMIA COVID-19 SOBRE O ENSINO MÉDICO DE SEMIOLOGIA: UMA AVALIAÇÃO EM ESCOLAS DE MEDICINA NO PARANÁ.. In: Anais do 2º Congresso Acadêmico de Medicina da PUCPR Londrina: PUC HEALTH TECH. Anais...Londrina(PR) Aurora Shopping, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/puchealthtec2022/513357-IMPACTO-GERADO-PELA-PANDEMIA-COVID-19-SOBRE-O-ENSINO-MEDICO-DE-SEMIOLOGIA--UMA-AVALIACAO-EM-ESCOLAS-DE-MEDICINA-N. Acesso em: 25/04/2025

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