Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O
Colóquio da Rede de Conhecimento Docente (Reconhecendo), ocorrido na Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (Uerj/Maracanã) entre os dias 16 e 19 de abril de
2024, teve como finalidade promover e difundir a produção de
conhecimento na Educação Básica através das professoras e dos
professores participantes do evento, bem como de estudos acadêmicos que se
voltam para ela, através dos resultados de projetos que vêm sendo construídos
nas parcerias entre escolas e universidades, tais quais aqueles fomentados por
programas como o Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), o
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o
Prodocência, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), entre outras
iniciativas afins. A partir disso, objetivou ampliar a articulação entre essas
produções, de modo a provocar um processo de reflexão a respeito da docência
nas diferentes etapas e modalidades da educação – da Educação Infantil ao
Ensino Médio, passando pela Educação de Jovens e Adultos – que dialogasse com
os sujeitos e os contextos com os quais a escola opera. Nesse sentido, teve
como escopo defender o direito de aprendizagem de todas as crianças, jovens,
adultos e idosos nas instituições educativas espalhadas pelo país e uma
formação humana baseada nos princípios de respeito as diversidades, solidariedade,
construção cidadã e contra toda forma de exclusão e opressão. Considerando
isso, o Colóquio Reconhecendo construiu-se na intenção de contribuir para a
discussão e a possibilidade de se repensar as práticas pedagógicas que vêm
sendo experimentadas nas escolas, de modo a favorecer que essas possam se
tornar cada vez mais sensíveis e atreladas às demandas que as alunas e os
alunos apresentam nas mais variadas salas de aula do Brasil. Ao fazer isso,
buscou contribuir também para que elementos inovadores sejam agregados ao
desenvolvimento profissional das/os professoras/es. Estes Anais são fruto dessa
ideia basilar. Vale ressaltar que os textos que o compõem não sofreram qualquer
tipo de revisão além daquela feita por suas próprias autoras e autores, sendo,
portanto, cada uma delas e deles responsáveis pela forma da escrita.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Rede de Conhecimento Docente
uerjreconhecendo@gmail.com (e-mail)
@uerjreconhecendo (instagram)
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}