{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O Colóquio da Rede de Conhecimento Docente (Reconhecendo), ocorrido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj/Maracanã) entre os dias 16 e 19 de abril de 2024, teve como finalidade promover e difundir a produção de conhecimento na Educação Básica através das professoras e dos professores participantes do evento, bem como de estudos acadêmicos que se voltam para ela, através dos resultados de projetos que vêm sendo construídos nas parcerias entre escolas e universidades, tais quais aqueles fomentados por programas como o Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o Prodocência, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), entre outras iniciativas afins. A partir disso, objetivou ampliar a articulação entre essas produções, de modo a provocar um processo de reflexão a respeito da docência nas diferentes etapas e modalidades da educação – da Educação Infantil ao Ensino Médio, passando pela Educação de Jovens e Adultos – que dialogasse com os sujeitos e os contextos com os quais a escola opera. Nesse sentido, teve como escopo defender o direito de aprendizagem de todas as crianças, jovens, adultos e idosos nas instituições educativas espalhadas pelo país e uma formação humana baseada nos princípios de respeito as diversidades, solidariedade, construção cidadã e contra toda forma de exclusão e opressão. Considerando isso, o Colóquio Reconhecendo construiu-se na intenção de contribuir para a discussão e a possibilidade de se repensar as práticas pedagógicas que vêm sendo experimentadas nas escolas, de modo a favorecer que essas possam se tornar cada vez mais sensíveis e atreladas às demandas que as alunas e os alunos apresentam nas mais variadas salas de aula do Brasil. Ao fazer isso, buscou contribuir também para que elementos inovadores sejam agregados ao desenvolvimento profissional das/os professoras/es. Estes Anais são fruto dessa ideia basilar. Vale ressaltar que os textos que o compõem não sofreram qualquer tipo de revisão além daquela feita por suas próprias autoras e autores, sendo, portanto, cada uma delas e deles responsáveis pela forma da escrita.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Rede de Conhecimento Docente

uerjreconhecendo@gmail.com (e-mail)

@uerjreconhecendo (instagram)



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}