SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INDÍGENA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA DESMISTIFICAR PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS EXISTENTES SOBRE AS COMUNIDADES INDÍGENAS.

Publicado em 02/05/2022 - ISBN: 978-65-5941-659-2

Título do Trabalho
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INDÍGENA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA DESMISTIFICAR PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS EXISTENTES SOBRE AS COMUNIDADES INDÍGENAS.
Autores
  • Maria Aparecida Oliveira dos Santos
  • Tatiane Lima de Almeida
Modalidade
Comunicação
Área temática
ST 07 - Fontes Orais para a pesquisa das Histórias e Culturas Indígenas: possibilidades e desafios no encontro de diferentes áreas de conhecimento
Data de Publicação
02/05/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/regnordestehistoriaoral2021/399893-sequencia-didatica-na-educacao-indigena--ferramenta-pedagogica-para-desmistificar-preconceitos-e-estereotipos-exi
ISBN
978-65-5941-659-2
Palavras-Chave
Educação Indígena, Identidade, Visibilidade.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo visibilizar as identidades indígenas no ambiente escolar, além de auxiliar e contribuir para ajudar o professor a desmistificar os estereótipos que a nossa sociedade constrói a cada dia sobre os povos indígenas. Contudo, evidenciou-se no decorrer de estudos sobre essa temática, a necessidade da proximidade entre estes saberes para um melhor desempenho das atividades, propiciando, dessa forma, maior interação no mundo em que vive. Esta sequência didática trará um novo olhar, para trabalhar com as identidades dos povos indígenas, fornecendo suportes teóricos e práticos para que os docentes produzam conhecimento para desenvolverem o aprender e o ensinar as diferentes raízes étnicas que compõe a história e a vida de nosso país, fortalecendo as comunidades a perpetuarem sua fé e permanecerem firmes com respeito, valorização e união com toda a sociedade. Além disso, os professores devem ser bem preparados, pois o mesmo é a porta para que os alunos indígenas permaneçam na escola e não tenham medo de se autoafirmar como índio.
Título do Evento
XIII Encontro Regional Nordeste de História Oral: Práticas antirracistas e narrativas inclusivas
Título dos Anais do Evento
Anais do XIII Encontro Regional Nordeste de História Oral: práticas antirracistas e narrativas inclusivas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Maria Aparecida Oliveira dos; ALMEIDA, Tatiane Lima de. SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INDÍGENA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA DESMISTIFICAR PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS EXISTENTES SOBRE AS COMUNIDADES INDÍGENAS... In: Anais do XIII Encontro Regional Nordeste de História Oral: práticas antirracistas e narrativas inclusivas. Anais...Recife(PE) Unicap, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/regnordestehistoriaoral2021/399893-SEQUENCIA-DIDATICA-NA-EDUCACAO-INDIGENA--FERRAMENTA-PEDAGOGICA-PARA-DESMISTIFICAR-PRECONCEITOS-E-ESTEREOTIPOS-EXI. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes