LITERATURA ENÓQUINA E LITERATURA RABELAISIANA: ETAPAS DA TRAJETÓRIA DO CORPO GROTESCO

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-739-1

Título do Trabalho
LITERATURA ENÓQUINA E LITERATURA RABELAISIANA: ETAPAS DA TRAJETÓRIA DO CORPO GROTESCO
Autores
  • Francisco Benedito Leite
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Linguagens, mídias e religiões
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2022/481320-literatura-enoquina-e-literatura-rabelaisiana--etapas-da-trajetoria-do-corpo-grotesco
ISBN
978-65-5941-739-1
Palavras-Chave
Enoque; Nephilim; Gargantua e Pantagruel; grotesco; cultura
Resumo
A antiga literatura judaica do segundo templo destaca-se pela fertilidade do imaginário que se desenvolve nela, principalmente no que diz respeito à origem do mal, que tanto em suas descrições físicas dos ‘caídos’ quanto nos efeitos provocados por ele à criação divina e os relacionados com a punição eterna, manifestam-se um notável desenvolvimento cultural. Sobretudo na chamada literatura enóquica, e mais ainda no livro de I Enoque, reverbera entre os estudiosos de nosso mundo contemporâneo a discussão sobre a teodiceia que se descreve nesse material. Não por acaso, pois é nesse livro que se narra como surgiu o mal, quais foram seus efeitos para a humanidade e qual sua futura condenação. No entanto, pouco se fala sobre a importância que esse material tem para a origem do grotesco, cuja imagem está associada ao mal nesses livros. Entendido em termos bakhtinianos, o grotesco é o elemento em que se manifesta a contradição estética, a linguagem de baixo calão, as manifestações cômicas, a fisiologia do baixo ventre e outros fenômenos culturais rejeitados pela cultura oficial. Nota-se que por meio de complexos fenômenos culturais, alguns elementos grotescos que se manifestaram na literatura enóquica no séc. II a.C. reproduziram-se novamente na literatura rabelaisiana, no século XVI, outros efeitos do grotesco que estavam ausentes na literatura enóquica foram incluídos e expandidos nesse último corpus literário, a ponto de podermos entender que entre a literatura enóquica e Rabelais, sendo perpassada pela literatura apócrifa e apocalíptica judaico-cristã e pela literatura popular medieval forma-se um estética do grotesco. Muitos elementos do grotesco que se manifestaram no conjuntos de literaturas que estão entre I Enoque e Rabelais foram reproduzidos na cultura posterior nos diversos gêneros do terror, do trash, da comédia escrachada e de outros gêneros assemelhados. O conjunto que vai de Enoque a Rabelais é grande e produtivo para a posteridade e simbolicamente forma o círculo literário do grotesco. Em nossa comunicação, apontaremos, por meio do conceito de circularidade da cultura, de Carlo Ginzburg, a relação existente entre os corpos grotescos dos nephim, de I Enoque, e de Gargantua e Pantagruel, na literatura rabelaisiana, e a permanência de alguns desses elementos na cultura pop posterior.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 2º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEITE, Francisco Benedito. LITERATURA ENÓQUINA E LITERATURA RABELAISIANA: ETAPAS DA TRAJETÓRIA DO CORPO GROTESCO.. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2022/481320-LITERATURA-ENOQUINA-E-LITERATURA-RABELAISIANA--ETAPAS-DA-TRAJETORIA-DO-CORPO-GROTESCO. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

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