APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE CLÍNICO-FUNCIONAL: UM MÉTODO PARA A MELHORA NA QUALIDADE DE ATENDIMENTO E VIDA PARA IDOSOS.

Publicado em 08/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0267-7

Título do Trabalho
APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE CLÍNICO-FUNCIONAL: UM MÉTODO PARA A MELHORA NA QUALIDADE DE ATENDIMENTO E VIDA PARA IDOSOS.
Autores
  • Maria Eduarda Prata
  • Bill Henrique Hubner Calazani
  • ana carolina condé pêsso
  • Gabriele Viera Monteiro
  • Yandra Carolayne Miranda De Freitas
  • Juliana Santiago da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
08/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/saude-integrada-explorando-caminhos-para-o-bem-estar-397635/761762-aplicacao-do-indice-de-vulnerabilidade-clinico-funcional--um-metodo-para-a-melhora-na-qualidade-de-atendimento-e-
ISBN
978-65-272-0267-7
Palavras-Chave
Envelhecimento. Saúde. Vulnerabilidade. Idosos.
Resumo
O Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF) é um instrumento para identificação rápida da fragilidade no idoso. Em 2019, foi reconhecido como sendoum dos quatro melhores instrumentos do mundo capazes de reconhecer a fragilidade da população idosa. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo apresentar a eficácia e relevância da escala IVCF-20, através da aplicação do questionário com a finalidade de contemplar aspectos multidimensionais da condição de saúde do idoso, podendo assim identificar situações de vulnerabilidade neste grupo. A pesquisa foi iniciada com dados do Asilo São Vicente de Paulo no dia 4 de setembro de 2024 e teve continuidade até o dia 26 de outubro de 2024. Nesta data foi finalizada toda coleta de dados, e se obteve ao fim da pesquisa a coleta de informações, com um total de 52 idosos. A vulnerabilidade em idosos que moram no asilo pode ser de índice social, econômica e psicológica, e lá podemos encontrar episódios onde o idoso está sujeito a vulnerabilidade. Com isso, o estudo e a aplicação do ICFV no asilo foi feito para avaliação da adequação do mesmo na instituição, considerando que o nível das necessidades biopsicossociais possa estar alterado ja que 82,7% sentem solidão influenciando assim na fragilidade, utilizando-o assim como um meio de triagem, para que tenha melhor entendimento do índice de vulnerabilidade em idosos institucionalizados e seus futuros cuidados. Observou-se então que apenas 3,8% dos idosos do asilo apresentam ausência de declínio funcional. Já 29,5% apresentam uma possível chance de declínio e 68,6% apresentam a presença de declínio funcional. A presença de porcentagem altas, principalmente nos impedimentos de AVD diárias e no humor, evidencia que o funcional está ligado também ao emocional e como isso reflete no idoso. Os resultados do questionário apontam a necessidade de maior atenção multidisciplinar de saúde pública, visto que muitos dos idosos residentes no Asilo São Vicente de Paulo estão em risco de fragilização ou já são classificados como frágeis.
Título do Evento
Saúde Integrada: Explorando Caminhos para o Bem-Estar
Cidade do Evento
Manhuaçu
Título dos Anais do Evento
Anais do Saúde Integrada: Explorando Caminhos para o Bem-Estar
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PRATA, Maria Eduarda et al.. APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE CLÍNICO-FUNCIONAL: UM MÉTODO PARA A MELHORA NA QUALIDADE DE ATENDIMENTO E VIDA PARA IDOSOS... In: Anais do Saúde Integrada: Explorando Caminhos para o Bem-Estar. Anais...Manhuaçu(MG) Câmara de Vereadores de Manhuaçu, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/saude-integrada-explorando-caminhos-para-o-bem-estar-397635/761762-APLICACAO-DO-INDICE-DE-VULNERABILIDADE-CLINICO-FUNCIONAL--UM-METODO-PARA-A-MELHORA-NA-QUALIDADE-DE-ATENDIMENTO-E-. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes