NAS TRILHAS DO PARNASO: UM ROTEIRO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Publicado em 15/12/2020 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
NAS TRILHAS DO PARNASO: UM ROTEIRO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Autores
  • Lia de Mello Pisetta
  • Giovana Tardelli de Castro Pacheco
  • Breno Macedo Diniz Marques Pereira
  • Bárbara Sayury Trevisan Mayeta
  • Michel Pinto
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Geral
Data de Publicação
15/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sc_fase/193765-nas-trilhas-do-parnaso--um-roteiro-para-educacao-ambiental
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
educação ambiental, parnaso, petrópolis
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar é o relato sintético de uma visita de alunos do ensino médio do Colégio Vicentino Santa Isabel a sede Petrópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O projeto de educação ambiental do Colégio Vicentino Santa Isabel inclui diversas atividades distribuídas ao longo do calendário anual escolar; algumas são realizadas dentro do espaço escolar, outras fora dele. Esta visita orientada ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos integra o projeto institucional desde o ano de 2009. O planejamento da atividade foi feito pelo professor de biologia Michel dos Santos Pinto, que também é responsável pela execução da atividade destinada principalmente aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da citada instituição de ensino. Apresentaremos um roteiro/proposta de atividade ao ar livre capaz de abarcar os aspectos educacionais que acreditamos adequados para realizar uma boa prática em educação ambiental. Este roteiro contém atividades que englobam valores, emoções, conhecimentos, interpretações e compreensões dos fenômenos ambientais; visto que a educação ambiental tem por objetivo estabelecer novas normas de conduta em indivíduos e grupos e na sociedade em geral, em relação ao meio ambiente. Nele estão inclusos propostas capazes de mediar a interação aluno/ambiente, auxiliando-o no desenvolvimento de um olhar menos contemplativo e mais crítico sobre a natureza. No ano de 2019 participaram da atividade 39 alunos, que percorreram as trilhas selecionadas em aproximadamente 8 horas. Os estudantes foram previamente separados em grupos, com objetivos distintos, e orientados para observar e registrar características da fauna e flora local para, posteriormente, apresentar um relatório na sala de aula. Ao longo do percurso o professor apresentou ou reforçou conteúdos ecológicos, botânicos e zoológicos contidos no currículo do ensino médio. Além de estimular a reflexão sobre aspectos comportamentais que são determinantes nas relações entre homem e natureza, buscando desenvolver nos alunos uma ética melhor adaptada à gestão dos recursos naturais e a responsabilidade ante as gerações futuras.
Título do Evento
Semana Científica FMP/FASE
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PISETTA, Lia de Mello et al.. NAS TRILHAS DO PARNASO: UM ROTEIRO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL... In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SC_FASE/193765-NAS-TRILHAS-DO-PARNASO--UM-ROTEIRO-PARA-EDUCACAO-AMBIENTAL. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes