AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS COMPORTAMENTAIS E NEUROQUÍMICOS EM TECIDO CEREBRAL DE PEIXE-ZEBRA EXPOSTOS AO LIPOPOLISSACARÍDEO.

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS COMPORTAMENTAIS E NEUROQUÍMICOS EM TECIDO CEREBRAL DE PEIXE-ZEBRA EXPOSTOS AO LIPOPOLISSACARÍDEO.
Autores
  • Marcos Vinícius Dandolini Citadin
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Ciências da Saúde - Neurociências
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/279025-avaliacao-de-parametros-comportamentais-e-neuroquimicos-em-tecido-cerebral-de-peixe-zebra-expostos-ao-lipopolissa
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
LPS, neuroinflamação, sistema colinérgico, glutamato.
Resumo
O LPS (lipossacarídeo) é um componente que está presente na membrana externa da parede celular das bactérias gram negativas, tendo uma característica de fator desencadeante inflamatório ao sistema nervoso central (SNC) quando entra em contato com o hospedeiro. A neuroinflamação causada tem relação direta com doenças neurodegenerativas, como a esclerose múltipla e com a alteração da atividade fisiológica basal de neurotransmissão, como a alteração do sistema colinérgico. O peixe zebra (Danio rerio) é uma espécie amplamente utilizada devido a sua grande semelhança genética com os mamíferos,além disso, o sistema colinérgico e SNC desse animal já amplamente conhecido justificando sua relevância em estudos de neurociência. Nesse contexto, os objetivos do presente estudo são elucidar os impactos bioquímicos causados ao sistema colinérgico, através da avaliação das enzimas Acetilcolinesterase (AChE) no tecido cerebral do peixe zebra associado à neuroinflamação induzida através da injeção de LPS. Além disso, também será possível avaliar os parâmetros de estresse oxidativo causados pela neuroinflamação causada pelo LPS. Para isto, os animais serão previamente expostos ao LPS através de injeção intraperitoneal (20mg/kg) - previamente descrito (Hartig et al., 2016). Após 24, 48 e 96 horas os animais serão eutanasiados e o tecido cerebral dissecado. Um segundo grupo (controle) será administrado apenas o tampão fosfato PBS de modo que nossa única variável seja a presença de LPS nestes diferentes tempos. Dentre os parâmetros bioquímicos, será avaliada a atividade dos transportadores de glutamato através do ensaio utilizando glutamato marcado radioativamente. Os ensaios para determinação da atividade da enzima AChE, será através de detecção do produto por métodos colorimétrico Os resultados evidenciaram um aumento da atividade colinérgica em relação ao grupo controle para os grupos expostos após 24 horas (62,5%) e 96 horas (63,7%) ao LPS, enquanto o grupo de 48 não apresentou uma diferença significativa. Já na captação de glutamato, o grupo exposto a 24 horas não apresentou diferença significativa em relação ao grupo controle, para nenhum dos tempos testados. Nossos achados mostram que a neurotransmissão colinérgica é suscetível à neuroinflamação induzida por LPS. Essa pesquisa abre portas para mais possíveis estudos que busquem elucidar o papel do LPS e da neuroinflamação no controle deste sistema de sinalização.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CITADIN, Marcos Vinícius Dandolini. AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS COMPORTAMENTAIS E NEUROQUÍMICOS EM TECIDO CEREBRAL DE PEIXE-ZEBRA EXPOSTOS AO LIPOPOLISSACARÍDEO... In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/279025-AVALIACAO-DE-PARAMETROS-COMPORTAMENTAIS-E-NEUROQUIMICOS-EM-TECIDO-CEREBRAL-DE-PEIXE-ZEBRA-EXPOSTOS-AO-LIPOPOLISSA. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes