POTENCIALIDADES MEDICINAIS, ALIMENTÍCIAS E ORNAMENTAIS DAS ÁRVORES EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO URBANA DA FLORESTA ATLÂNTICA, SUL DE SANTA CATARINA.

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
POTENCIALIDADES MEDICINAIS, ALIMENTÍCIAS E ORNAMENTAIS DAS ÁRVORES EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO URBANA DA FLORESTA ATLÂNTICA, SUL DE SANTA CATARINA.
Autores
  • Laíse Dimer Sant'ana da Rosa
  • Júlia Gava Sandrini
  • Micael De Bona
  • Guilherme Alves Elias
  • Robson dos Santos
  • Vanilde Citadini Zanette
Modalidade
Pesquisa - Resumo em Andamento
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Ciências Ambientais
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/412234-potencialidades-medicinais-alimenticias-e-ornamentais-das-arvores-em-unidade-de-conservacao-urbana-da-floresta-a
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Fitoterapia, alimentação, paisagismo, restauração ambiental.
Resumo
Desde a antiguidade o homem faz uso de recursos encontrados na natureza, utilizando-se de animais, plantas e microrganismos para sanar necessidades, melhorar a qualidade de vida e até mesmo curar doenças. Antes mesmo do alfabeto existir, o ser humano já utilizava dos vegetais como alimento e como medicinais. O conhecimento sobre as plantas, passado de geração em geração, se amplia até os dias de hoje podendo ser colocado em prática. Esta pesquisa foi realizada no Parque Natural Municipal Xokleng (PNMX), situado na área urbana do município de Nova Veneza, situado no sul de Santa Catarina e assim nomeado em homenagem aos povos originários nativos da região Sul do Estado. O Parque possui uma área de 2,0 hectares e está totalmente inserido nos domínios do bioma Mata Atlântica, pertencendo à Floresta Ombrófila Densa, formação Submontana, que concentra uma rica biodiversidade. O presente trabalho teve como objetivo identificar o potencial medicinal, alimentício e ornamental das árvores presentes na Unidade de Conservação por meio da bibliografia pertinente. A pesquisa dos usos citados foi realizada pela consulta às bases de dados Scopus, PubMed, Scientific Eletronic Library (SciELO) e Portal da CAPES, além de livros específicos da área. Em levantamento prévio, foram registradas no PNMX 114 espécies arbóreas, todas identificadas por seu nome científico e famílias botânicas. Até o presente momento, 87 espécies foram estudadas quanto as suas potencialidades, sendo 17 (19,54%) as que apresentaram potencial alimentício, 47 (54,03%) com potencial medicinal e tiveram seus usos relatados pelo conhecimento popular, ou seja, aquele que é passado ao longo de gerações de pessoa para pessoa e que nem sempre possui embasamento científico. O número de espécies ornamentais foi o mais expressivo, 67 (77,01%) e, nesta condição, foram incluídas também aquelas que apresentaram, potencial para o reflorestamento de áreas degradadas. A pesquisa, embora inconclusiva, evidencia que ainda há poucos estudos com espécies nativas do Brasil que contemplem estas categorias de uso.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSA, Laíse Dimer Sant'ana da et al.. POTENCIALIDADES MEDICINAIS, ALIMENTÍCIAS E ORNAMENTAIS DAS ÁRVORES EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO URBANA DA FLORESTA ATLÂNTICA, SUL DE SANTA CATARINA... In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/412234-POTENCIALIDADES-MEDICINAIS-ALIMENTICIAS-E-ORNAMENTAIS-DAS-ARVORES-EM-UNIDADE-DE-CONSERVACAO-URBANA-DA-FLORESTA-A. Acesso em: 15/01/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes