USO DA SIMULAÇÃO COM ATORES NA PRÁTICA DE SEMIOLOGIA NA FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS (FMP) NA PANDEMIA COVID-19

Publicado em 04/11/2021 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
USO DA SIMULAÇÃO COM ATORES NA PRÁTICA DE SEMIOLOGIA NA FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS (FMP) NA PANDEMIA COVID-19
Autores
  • Roberto Eduardo Gomes Casella Aversa
  • Ana Lara Ferreira Campo Dall Orto
  • Bárbara Mussel Santos
  • Carolina Vitoria Castro
  • Ellen Cunha Noel
Modalidade
Trabalho Científico
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
04/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2021/401721-uso-da-simulacao-com-atores-na-pratica-de-semiologia-na-faculdade-de-medicina-de-petropolis-(fmp)-na-pandemia-cov
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
COVID-19, Educação médica, Simulação de paciente
Resumo
Introdução: Em decorrência da pandemia do COVID-19, em 2020, foram estabelecidas diversas medidas de controle para serem adotadas com a finalidade de diminuir a transmissão do vírus, reduzir o número de casos e combater a pandemia. Dessa forma, a metodologia de ensino do curso de medicina sofreu alterações, através do ensino remoto e práticas com medidas restritivas. Tendo em vista a impossibilidade da inserção dos discentes no ambiente hospitalar, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) implementou um novo cenário prático na disciplina de semiologia médica, com o uso de atores simulados como pacientes, complementando o conteúdo teórico abordado remotamente. Objetivos: Avaliar a disciplina de semiologia I e II, 5º e 6º períodos respectivamente, por meio da simulação clínica com a participação de atores durante o 2º semestre de 2020 na FMP. Método: Estudo transversal, analítico e observacional, no qual foi aplicado questionário composto por perguntas qualitativas e quantitativas, abertas e fechadas, através da plataforma online Google Forms, sem possibilidade de identificação individual, aos alunos matriculados no 5º e 6º períodos no 2º semestre de 2020 na FMP. Todos os 82 participantes responderam às perguntas, o que garante ao trabalho grau de confiança de 90% com uma margem de erro menor que 5%. Resultados e discussão: Dos 82 alunos, 39% são do 5º período e 61% do 6º período. Quanto ao plano de ensino proposto pela disciplina de semiologia, 35,4% concordam que este foi cumprido integralmente tendo alcançado os objetivos e 43,9% discordam. 31,7% dos alunos concordam e 48,8% discordam que a distribuição de conteúdo programático ao longo do curso foi adequada, apresentando relação entre as aulas teóricas e práticas. Em relação à metodologia utilizada na simulação, 34,1% dos estudantes concordam e 42,7% discordam que foi adequada para o desenvolvimento do raciocínio clínico. 36,6% dos alunos concordam que os atores apresentavam domínio do roteiro, o que tornava a anamnese detalhada e facilitava a criação de hipóteses diagnósticas, enquanto 40,2% discordam. Quanto à falta de semelhança física entre ator e personagem, e a ausência de alterações no exame físico, 75,6% concordam que foi um fator dificultante para a aprendizagem e 12,2% discordam. Em relação à realização repetitiva do exame físico por vários estudantes, 81,7% concordam ser benéfico no processo ensino-aprendizagem, visto que os pacientes simulados suportam melhor a repetição de tarefas, e 8,5% discordam. Dos alunos, 57,3% concordam e 19,5% discordam que a aprendizagem inicial da semiotécnica com o exame físico sem alteração é benéfica para posterior identificação de achados semiológicos alterados. Em relação à prática da disciplina de semiologia com a utilização de atores, 57,3% concordam que foi relevante para a formação acadêmica e 19,5% discordam. Quanto às avaliações aplicadas na prática da disciplina, 61% concordam que estas foram compatíveis com o conteúdo ministrado e 30,5% discordam. A alternativa "não concordo nem discordo" foi possível em todas as questões. Conclusão: A maioria dos estudantes discordou que o plano de ensino da disciplina foi cumprido integralmente e que a distribuição do conteúdo programático foi adequada ao longo do curso, sendo a metodologia utilizada não satisfatória para o desenvolvimento do raciocínio clínico. O domínio do roteiro pelos atores divide opiniões, visto que a falta de semelhança física entre ator e personagem e a ausência de alterações no exame físico foram considerados fatores dificultantes para a aprendizagem. A realização repetitiva do exame físico em atores e a aprendizagem inicial da semiotécnica sem alteração são benéficas. Ademais, a prática da disciplina de semiologia médica foi relevante para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e as avaliações foram compatíveis com o conteúdo ministrado ao longo do período. Conclui-se, portanto, que a prática da disciplina de semiologia com o uso pacientes simulados não substitui a mesma com pacientes reais, podendo esta ser realizada de modo complementar ao ensino.
Título do Evento
XXVII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AVERSA, Roberto Eduardo Gomes Casella et al.. USO DA SIMULAÇÃO COM ATORES NA PRÁTICA DE SEMIOLOGIA NA FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS (FMP) NA PANDEMIA COVID-19.. In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2021/401721-USO-DA-SIMULACAO-COM-ATORES-NA-PRATICA-DE-SEMIOLOGIA-NA-FACULDADE-DE-MEDICINA-DE-PETROPOLIS-(FMP)-NA-PANDEMIA-COV. Acesso em: 26/04/2025

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