CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO “JOGO DAS 3 PISTAS” COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 06/04/2023 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO “JOGO DAS 3 PISTAS” COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • ESTHEFANIE PARREIRA MELLO DIAS
  • Jailanyi Lima de Aguiar
  • Alessandra Xavier Fernandes
  • Gabriela Fanti Noel
  • Natália Dos Santos Barboza
  • Yasmin Vasconcellos Antunes
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Nutrição
Data de Publicação
06/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2022/545752-construcao-e-aplicacao-do-jogo-das-3-pistas-como-estrategia-de-educacao-alimentar-e-nutricional--um-relato-de-e
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Jogo, Educação alimentar e nutricional, Guia alimentar.
Resumo
Introdução: A transmissão de conhecimentos sobre alimentação e nutrição podem ser realizadas através de ações de educação alimentar e nutricional, visando informar sobre hábitos alimentares saudáveis, que possibilitam uma melhora na qualidade de vida. Os jogos são ferramentas, que além de proporcionar a diversão, são capazes de facilitar a aprendizagem e acelerar mudanças de comportamento. Pensando em desenvolver novas ações, buscou-se construir uma adaptação do “Jogo das 3 pistas'' para os participantes do grupo COPPA (Controle de Obesidade e Prevenção e Patologias Associadas) da Estratégia de Saúde da Família do Boa Vista com o objetivo de tornar mais atrativo o tema a ser abordado. Para elaboração das pistas do jogo foi utilizado o Guia Alimentar para a População Brasileira que é um instrumento de apoio e incentivo às práticas alimentares saudáveis, adotado como referência para ações de educação alimentar e nutricional. Objetivo: Descrever a experiência da construção e aplicação do jogo intitulado "Jogo das 3 pistas" como estratégia de educação alimentar e nutricional. Descrição das atividades realizadas: Durante o estágio de Nutrição Social na Estratégia de Saúde da Família Boa Vista, é realizado 1 vez por semana um encontro com o grupo COPPA, composto por adultos e idosos do território. No grupo são discutidos diversos temas relacionados a alimentação saudável e qualidade de vida, sendo realizado, a cada encontro, uma dinâmica diferente com o objetivo de tornar a atividade mais interessante para os participantes. Em vista disso, as estagiárias do curso de nutrição elaboraram uma adaptação inspirado no “Jogo das 3 pistas”, apresentado pela emissora de televisão SBT aos domingos. Trata-se de um jogo bastante simples que foi utilizado como ferramenta facilitadora na realização da educação alimentar e nutricional, através de uma abordagem lúdica. Para a confecção do jogo utilizou-se como base metade de uma placa de isopor e a outra metade foi destinada à confecção da roleta. Para fazer a roleta girar foi utilizado um parafuso, uma porca e três arruelas. Após a roleta pronta, foram realizados cortes no isopor, com um auxílio de um estilete e régua, para fixar os dez cartões onde foram colocadas as pistas. O conteúdo trabalhado no jogo foi baseado nos dez passos para alimentação saudável do Guia Alimentar para População Brasileira, no qual cada cartão representava um dos dez passos. O jogo iniciou-se com a divisão do grupo em 2 trios, sendo escolhido um representante para começar girando a roleta e escolhendo um cartão, em seguida as estagiárias liam a primeira pista. O jogo funcionava da seguinte forma: caso houvesse acerto da resposta com apenas uma pista, o trio recebia 10 pontos; caso a resposta estivesse errada ou se os participantes não soubessem a resposta, passava-se a chance de responder para o trio adversário, o qual tinha mais duas pistas para encontrar a resposta, que passavam a valer 9 pontos. Se este grupo não soubesse a resposta, a oportunidade de responder retornava ao trio iniciante, que passava a ter três pistas para acertar a resposta e marcar 8 pontos. Após as respostas corretas a estagiária explicava detalhadamente sobre o passo da alimentação saudável que representava aquela resposta. Em relação ao passo 1 (Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação) foram elaboradas as seguintes pistas: in natura (10 pontos), câimbras (9 pontos) e potássio (8 pontos) tendo como resposta: Banana. Seguindo esse padrão foram construídas as demais pistas. As pistas com valor de 10 pontos foram mais gerais que as dicas com valor de 9 pontos e assim por diante. Quando o trio não encontrava a resposta com as três pistas, a vez passava para a “plateia”, composta pela preceptora de estágio e pelas nutricionistas do núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica (NASF-AB) presente no dia da atividade. Foi vencedor o trio que somou o maior número de pontos. Análise do processo ensino-aprendizagem: Estratégias de educação alimentar e nutricional elaboradas em uma linguagem simples, visando a adoção de hábitos de vida saudáveis é fundamental. O caráter inovador deste trabalho é a utilização de um jogo inspirado em programa de televisão muito familiar ao público-alvo como ferramenta de transmissão do conteúdo do Guia Alimentar, estimulando a alimentação saudável de forma lúdica e didática, viabilizando uma interação maior com o grupo. Essa experiência possibilitou que as estagiárias da unidade desenvolvessem um conjunto de novas competências e habilidades fundamentais à boa prática profissional na Atenção Primária tais como o planejamento, a organização, a criatividade e a importância de utilizar uma linguagem acessível na elaboração do jogo e das pistas, o que incentivou o aprofundamento dos seus conhecimentos e resultou em uma atividade mais eficiente. Além disso, favoreceu a percepção de uma nova perspectiva de cuidado, centrada em práticas alternativas às consultas. Conclusão: As experiências vivenciadas pela construção e aplicação deste jogo possibilitaram uma reflexão sobre a criação de novas ferramentas para atividades de educação alimentar e nutricional. Observou-se, durante a aplicação do jogo, uma ampla aceitação dos participantes que se divertiram e fixaram o conteúdo de forma lúdica. Todas as respostas foram encontradas, notando assim que os conteúdos trabalhados nos encontros semanais do grupo COPPA estão sendo compreendidos. É válido destacar que apenas uma dica foi para a “plateia” composta pelas nutricionistas. Conclui-se que o “jogo das três pistas”, com suas devidas adaptações, pode ser utilizado em qualquer contexto explorando diversos temas da nutrição. Por fim, ressalta-se que os jogos educativos são um recurso didático que podem ser efetivos na transmissão das orientações do Guia, além de fortalecer o vínculo entre a comunidade e a unidade de saúde, contribuindo para ampliação do cuidado, prevenção de doenças e promoção da saúde.
Título do Evento
XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DIAS, ESTHEFANIE PARREIRA MELLO et al.. CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO “JOGO DAS 3 PISTAS” COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2022/545752-CONSTRUCAO-E-APLICACAO-DO-JOGO-DAS-3-PISTAS-COMO-ESTRATEGIA-DE-EDUCACAO-ALIMENTAR-E-NUTRICIONAL--UM-RELATO-DE-E. Acesso em: 30/04/2025

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